BRB

Colaboradores de construtora paranaense criam projetos inovadores de melhorias de processo

Atsushi Yoshii Tower
Crédito: divulgação

Proposta implementada pela A.Yoshii, que aumenta produtividade e reduz em 60% o tempo de serviço, recebe prêmio nacional

O ano de 2021 começou com a promessa do maior crescimento da década para a construção civil, de acordo com levantamento da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Neste cenário de mercado aquecido, o setor tem buscado ganhar produtividade e excelência para oferecer novos empreendimentos durante o ‘boom’ da venda de imóveis no País.

Ciente da importância de se manter à frente das inovações tecnológicas e operacionais, o Grupo A.Yoshii, construtora paranaense com mais de 55 anos de atuação, venceu em abril o 2° Prêmio ‘Inovainfra’. O projeto vencedor foi o "Revestimento de Escadas com Placas Pré-moldadas", implantado no empreendimento Atsushi Yoshii Tower, localizado em Londrina (PR).

O projeto foi idealizado pelo mestre de obras da empresa, Ademir Portela, e pelo encarregado de pedreiro Rogério Becari. Portela conta que, apesar de simples, a ideia revolucionou a rotina no canteiro de obras comandado por ele. “O Atsushi Yoshii Tower possui duas escadas sem patamar, compostas por duas peças. Como o prédio é formado por 31 pavimentos (com as garagens inclusas), esse processo é geralmente demorado e requer um grande número de colaboradores para sua conclusão. Com essa criação, que utiliza estruturas metálicas pré-moldadas, ganhamos 60% em produtividade. Dessa forma, conseguimos focar em outras atividades. Além disso, não tivemos necessidade de usar cremalheiras e outros equipamentos, o que nos deu maior margem para trabalharmos com os prazos de entrega”, explica.

2° Prêmio Inovainfra

A Revista O Empreiteiro realizou, em abril, a 2ª edição do Prêmio Inovainfra, que incentiva e divulga os projetos de inovação de empresas dos setores de construção, transportes, energia, saneamento, gás natural, ferrovia e telefonia.

“É uma grande satisfação fazer parte do Grupo A.Yoshii e é muito gratificante receber o reconhecimento de uma premiação tão respeitada pelo setor. Quando nós desenvolvemos o projeto dos moldes, nossa ideia era somente melhorar uma tarefa cotidiana do nosso trabalho, mas temos recebido elogios de várias pessoas”, comemora o mestre de obras.

Programa de Melhoria Contínua

O projeto desenvolvido por Ademir Portela foi validado e incentivado pelo Programa de Melhoria Contínua do Grupo A.Yoshii, que acontece em todas as cidades onde a construtora atua (Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas), incluindo a Yticon - empresa do Grupo que desenvolve empreendimentos residenciais econômicos. O programa incentiva colaboradores a apresentarem sugestões de melhorias dentro das obras.

Além do projeto aplicado no empreendimento Atsushi Yoshii Tower, outras 18 ideias foram aprovadas pelo Programa Melhoria Contínua em 2020. Duas delas são de autoria do encarregado de carpintaria da Yticon, Vilson Franco, que desenvolveu projetos a partir dos novos protocolos sanitários estabelecidos pela empresa para evitar a disseminação do novo coronavírus. A ideia implementada foi instalar um dispenser de copos descartáveis e uma cabine de aferição de temperatura.

Segundo o diretor executivo do Grupo A.Yoshii, Sandro Sadao Nagata, o programa surgiu como um espaço para os colaboradores mostrarem sua criatividade, dando sugestões de melhoria com foco na segurança do trabalho, qualidade dos serviços e redução de custos e produtividade. “Além da melhoria no processo construtivo, acreditamos que a participação dos colaboradores nos diversos níveis e atividades fortalece o engajamento, a sinergia e a percepção de cada um com os objetivos estratégicos da empresa”, pontua.

Ao longo dos anos, o programa refletiu em algumas mudanças nos processos de trabalho e relacionamento entre colaboradores. Sadao conta que, além das melhorias pontuais realizadas nas atividades, é fundamental destacar a importante contribuição do programa na gestão do conhecimento. “Isso ocorre porque, a partir da aprovação dessas ideias, estas começam a fazer parte do ‘manual de ideias e boas práticas’, que passa a ser de conhecimento de todas as obras e gestores de cada projeto”, finaliza.

 

Sobre o Grupo A.Yoshii
Fundado em 1965, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de m² do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Incorporação, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná e interior de São Paulo; pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e a democratização cultural; e atua em Obras Corporativas, atendendo a grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshiiengenharia.com.br 

Sobre a Yticon Construção e Incorporação

A Yticon é uma construtora e incorporadora que atua há mais de dez anos nas cidades de Londrina, Maringá e Cambé, no Paraná, e Presidente Prudente, em São Paulo. A empresa do Grupo A.Yoshii desenvolve empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização, especialmente para quem quer conquistar o primeiro imóvel. A Yticon já construiu mais de 5 mil unidades, todas entregues rigorosamente no prazo, somando mais de 500 mil m² de área construída. Mais informações: https://www.yticon.com.br.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper