BRB

Valmet adquire operações da Neles e cria empresa líder com oferta única global para indústrias de processo


Valmet será líder no fornecimento de soluções para indústrias de processo em todo o mundo. Créditos: Divulgação

A Valmet, líder global no fornecimento e desenvolvimento de tecnologias de processo, automação e serviços para os segmentos de celulose, papel e energia, anunciou recentemente que assinou um acordo para fundir suas operações com a também finlandesa Neles Corporation, que oferece soluções de controle de fluxo para indústrias de processo.

Com o acordo entre ambos os Conselhos de Administração, a Neles será absorvida pela Valmet. A conclusão da fusão está prevista para 1º de janeiro de 2022, sujeita ao cumprimento de todas as condições acordadas pelas duas empresas.

Destaques da fusão

  • Com a união, a Valmet será líder no fornecimento de soluções para indústrias de processo em todo o mundo, com vendas líquidas combinadas em cerca de 4,3 bilhões de Euros, somente em 2020. Além disso, a companhia terá uma organização especializada globalmente que contará com 17 mil profissionais.
  • A expectativa é que o novo negócio possa apresentar crescimento em todas as frentes atuais e em novos setores emergentes da Valmet. A fusão fará com que surjam oportunidades de crescimento da companhia em segmentos de automação e controle de fluxo, atendendo a diversos players com foco em sustentabilidade. A união também se beneficiará de receitas mais amplas e sinergias de custos ancoradas na forte lógica industrial de combinar sistemas de controle de fluxo e automação.
  • A fusão entre Valmet e Neles prevê sinergias anuais de aproximadamente 25 milhões de Euros, das quais, cerca de 60% devem ser alcançadas até 2023, e aproximadamente 90% até 2024. Os custos de implementação únicos, relacionados às sinergias, também devem ficar em torno de 25 milhões de Euros.
  • Após a conclusão do acordo, os acionistas da Neles receberão como contrapartida da fusão 0,3277 de novas ações da Valmet para cada participação que detiverem da Neles.
  • A Neles pode realizar aos seus acionistas uma distribuição extra de fundos no valor de até EUR 2,00 por ação, como dividendo ou retorno de patrimônio líquido.
  • A fusão implica em um valor por ação da Neles de 14,22 Euros, usando o preço de fechamento da ação da Valmet de 37,29 Euros em 1º de julho de 2021, correspondendo a um prêmio de 16,4% em relação ao fechamento do preço das ações da Neles na mesma data, e um prêmio de 19,8% em comparação ao preço médio ponderado por volume dos últimos três meses, também encerrado em 1º de julho de 2021.

Os Conselhos de Administração da Valmet e da Neles decidiram que é do interesse de seus respectivos acionistas propor a combinação às suas Assembleias Gerais Extraordinárias (AGEs) correspondentes.

Os acionistas que representam 16,9% das ações e votos da Valmet, e aqueles que equivalem a 15,4% das ações e dos votos da Neles, deverão votar a favor da fusão para que o negócio seja concluído. Juntamente com a Valmet, os acionistas acima mencionados da Neles detêm aproximadamente 45% das ações em circulação e dos votos da Neles.

O Conselho de Administração  da Valmet, juntamente com sua administração, considerou as metas financeiras preliminares adequadas para a fusão e concordou com a seguinte estrutura: vendas líquidas para serviços e negócios de automação crescerão mais de duas vezes que a média do mercado; vendas líquidas para negócios de capital excederão o crescimento do mercado, de acordo com a margem EBITDA, comparável de 12–14%, e um retorno comparável sobre o capital empregado de pelo menos 15%, além de pagamento de dividendos de, no mínimo,  50% do lucro líquido.

A Valmet obteve os compromissos necessários para o financiamento da fusão e a Neles conseguiu os compromissos exigidos para a distribuição extra de fundos.

A fusão está sujeita, entre outros itens, à aprovação por maioria de dois terços dos votos expressos e ações representadas nas respectivas Assembleias Gerais Extraordinárias da Valmet e Neles, e à obtenção do controle da fusão e outras regulamentações.

O acordo propõe que o Conselho de Administração da fusão inclua seis diretores do atual conselho da Valmet (Mikael Mäkinen, Aaro Cantell, Pekka Kemppainen, Per Lindberg, Monika Maurer e Eriikka Söderström) e dois diretores do atual conselho da Neles (Jaakko Eskola e Anu Hämäläinen). Foi proposto também que o presidente do Conselho de Administração da fusão seja Mikael Mäkinen, e que o vice-presidente seja Jaakko Eskola.

Pasi Laine continuará a atuar como presidente e CEO da fusão após a conclusão do acordo.

O presidente do Conselho de Administração da Valmet, Mikael Mäkinen, acredita que “a fusão criará uma oferta de produtos ampla e competitiva para nossos clientes e aproveitará a excelente reputação de nossos dois negócios. A transação cria um líder industrial global com um futuro brilhante, muito além do que poderíamos alcançar separadamente. Juntos, nossos negócios estão mais bem posicionados para impulsionar a inovação e a liderança em sustentabilidade”.

“A herança comum da Valmet e da Neles permitirá uma integração harmoniosa de nossas duas empresas para o benefício dos acionistas, clientes e funcionários. A Neles se beneficiará de uma escala aprimorada para acelerar seu crescimento e aproveitará o excelente trabalho realizado pela administração da Neles desde a sua formação como uma empresa independente em 2020”, afirma o presidente do Conselho da Neles, Jaakko Eskola.

“Estamos muito satisfeitos com o anúncio da fusão, que criará uma Valmet ainda mais forte, com uma oferta forte para indústrias de processo globais e uma equipe de 17 mil profissionais em todo o mundo. A junção de forças terá fundamentos de negócios sólidos, um perfil financeiro forte, potencial de crescimento atraente e sinergias estimadas que contribuem para aumentar o valor para os acionistas”, analisa o CEO da Valmet, Pasi Laine.

“Por meio de nossas capacidades e know-how, posicionamos a Neles para o melhor crescimento e lucratividade, e agora esperamos acelerar essa agenda como parte da fusão. Estamos muito satisfeitos com as oportunidades de continuar a executar nosso crescimento em controle de fluxo em todas as indústrias de processo a partir de uma base ainda mais sólida. A combinação também cria oportunidades atraentes para digitalizar nossos serviços conjuntos, para apoiar os esforços dos clientes e alcançar maior sustentabilidade em suas operações”, comemora o presidente e CEO da Neles, Olli Isotalo.

Sobre a Valmet

A Valmet é líder global no fornecimento e desenvolvimento de tecnologias de processo, automação e serviços para os segmentos de celulose, papel e energia. A visão da Valmet é se tornar líder global no atendimento aos clientes. O escopo completo de fornecimento inclui fábricas de celulose, linhas de fabricação de papel, cartão e tissue, além de plantas para geração de bioenergia. Os serviços abrangem desde manutenção e peças de reposição até melhorias nas fábricas. Já as avançadas soluções em automação da Valmet englobam desde simples medições até projetos de automação completos em toda a planta fabril, otimizando o uso de matérias-primas e energia. A Valmet possui mais de 14 mil colaboradores em todo o mundo e, na América do Sul, opera com unidades em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, no Chile. Mais informações: www.valmet.com.br.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper