BRB

Obras do Sistema Produtor de Água do Corumbá já estão 97% concluídas no DF

O sistema terá capacidade para atender 2,5 milhões de habitantes do DF e de GO



Fotos: Marcos Peixoto.

As obras do Sistema Produtor de Água do Corumbá já estão na reta final com 97% das obras concluídas por parte do Distrito Federal. Para finalizar as etapas de responsabilidade do DF, precisam ser realizados os testes operacionais e ajustes nos equipamentos da Estação de Tratamento de Água e elevatória de água tratada. Estes serviços serão executados a conclusão da captação e estação elevatória de água bruta de Goiás.

Com capacidade para beneficiar até 2,5 milhões de habitantes do DF e de Goiás, o abastecimento será feito em duas fases. Inicialmente, o projeto vai atender 1,3 milhão de pessoas com vazão de 2,8 mil litros de água por segundo. No futuro, essa capacidade pode chegar a 5,6 mil litros por segundo. Cada estado ficará com metade da vazão produzida. Foram investidos R$ 311 milhões, por parte da Caesb, com recursos provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A obra gerou mais de 300 empregos diretos.

O presidente da Caesb, Daniel Rossiter, destaca que a Companhia tem realizado grandes investimentos em obras para melhorar o abastecimento de água na cidade e dar tranquilidade à população. "O Governo do Distrito Federal tem mostrado prioridade em levar melhorias aos moradores de todas as regiões. Com o acompanhamento e o apoio do governador Ibaneis Rocha, estamos finalizando a nossa parte da obra de Corumbá. Vamos ter um grande reservatório em Valparaíso que irá abastecer várias cidades. Estão faltando apenas algumas ligações de energia elétrica da elevatória do lado de Goiás. A Saneago tem sido uma grande parceira", destacou o presidente.

Segundo Daniel Rossiter, o sistema Corumbá vai permitir segurança hídrica à população. "Nas próximas décadas, não ouviremos mais falar de racionamento. A gente caminha para finalizar as obras de Corumbá ainda este ano. Temos a expectativa de, no início do ano que vem, inaugurar mais uma reservação de água", ressaltou Rossiter.

Conheça o Sistema Corumbá
O Sistema Produtor de Água do Corumbá é um conjunto de obras para captação de água no reservatório de Corumbá IV, com estruturas de tratamento que tornem a água potável e seja, assim, distribuída para a população do DF e de Goiás.

O ponto de captação no Reservatório de Corumbá fica no município de Luziânia (GO), sendo a área coberta pelo lago de 173 quilômetros quadrados (km²).

A partir dessa etapa, a água passa por uma adutora de água bruta, cuja responsabilidade da construção é conjunta das duas companhias. A água será levada até a Estação de Tratamento de Água em Valparaíso, inteiramente construída pela Caesb. A partir daí, a água é encaminhada tanto para os dois estados.

No Distrito Federal, a água será encaminhada pela Elevatória de Água Tratada para a cidade de Santa Maria, onde será distribuída para a parte Sul do DF. Essas obras, executadas pela Caesb, incluem a complementação de uma adutora que liga Santa Maria ao Gama e reservatórios para distribuição na região do Recanto das Emas.

As regiões administrativas do DF que serão atendidas diretamente por Corumbá são: Gama, Park Way, Recanto das Emas, Riacho Fundo II e Santa Maria. Com as obras de interligação, vão ser contempladas também cidades como Águas Claras, Arniqueiras, Núcleo Bandeirante, Taguatinga e Ceilândia.
Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper