BRB

Vitor Camargo de Melo, novo talento da literatura brasiliense, lança seu primeiro romance: “Embaixo das Unhas”

Autor de duas compilações de contos anteriores, o escritor aproveita a democratização do mercado literário nacional e participa de concurso promovido pela Amazon



O número de novos autores no Brasil é crescente. Tal fato pode ser explicado pela criação de pequenas editoras, independentes, ou ainda de premiações que oferecem oportunidades para escritores estreantes ou experientes, por exemplo o Prêmio Kindle de Literatura, da Amazon, atualmente em sua 5ªedição.

É o caso do brasiliense Vitor Camargo de Melo, um dos inscritos para o certame literário com a obra Embaixo das Unhas, seu primeiro romance, que será lançado nesta quinta-feira (8/10), às 19h30, com transmissão ao vivo pelo canal da Revista Seca, da qual o autor é um dos editores, no YouTube.

“O ofício de escritor é um pouco de profissão perigo também. Você tem que se jogar no mundo e encarar os desafios. Se o livro estiver na gaveta, ele não vai acontecer. Ele foi feito para ganhar o mundo”, comenta o autor.

Antes mesmo de ser publicado, Embaixo das Unhas já recebeu menção honrosa no Prêmio Aluízio Azevedo, categoria específica para romances do Concurso Internacional de Literatura 2019, organizado pela União Brasileira dos Escritores do Rio de Janeiro.



O romance

A ideia do enredo surgiu quando o autor fazia uma pesquisa no Pará. Foi nessa ocasião que ele começou a desenvolver a história, que tem o trabalho escravo como pano de fundo. “Além de ter sido um tema de estudo na universidade, também se relacionava à área de atuação profissional do meu pai, ex-procurador-geral do trabalho. Desde adolescente eu acompanhei as pessoas que estavam na linha de frente de combate a esse crime, então sempre tive proximidade com o assunto”, conta.

Embaixo das Unhas conta a saga de dois trabalhadores rurais escravizados na fazenda de um grande produtor da região. Eles conseguem fugir e apresentar uma denúncia. Para enfrentar a fúria vingativa dos grandes fazendeiros, os peões vão precisar buscar ajuda na comunidade local. A obra tem referências nos gêneros de faroeste, policial e romance social para narrar uma trama recheada de duelos e vingança.

Também roteirista, Vitor também adaptou o conteúdo do livro para um script cinematográfico.



O autor

Nascido em Duque de Caxias (RJ), Vitor Camargo de Melo, de 33 anos, mora na capital federal desde 2003. Antropólogo e mestre em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília (UnB), é escritor, roteirista, editor e fundador da Revista Seca, além de professor de Escrita Criativa.

Publicou em 2015 seu primeiro livro de contos, Fratura Exposta, pela Editora Kazuá. Em 2019 veio o segundo, também de histórias curtas, Cacos de Vidro e Carne Moída, pela Editora Penalux.

O autor foi premiado no II Concurso Novos Talentos da Literatura “Endoença Martins” 2018/2019 (categoria “Conto Policial”), assim como no Prêmio SESC de Contos Machado de Assis de 2017, em que levou o 2° lugar pela história Paralelas.

Vitor Camargo de Melo também foi finalista do VIII Prêmio UFF de Literatura 2014 em duas categorias (“Contos” e “Crônicas”) e do VIII Concurso Contos do Tijuco, organizado pela Academia de Letras Artes e Música de Ituiutaba (ALAMI) em 2013.

O primeiro romance dele, Embaixo das Unhas, foi aprovado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e já é vencedor de menção honrosa no Concurso Internacional de Literatura 2019, organizado pela União Brasileira dos Escritores do Rio de Janeiro.



O lançamento

Devido à pandemia de Covid-19, o evento será on-line nesta quinta (8/10), às 19h30.

No encontro virtual, haverá uma rodada de bate-papo mediada pelo também escritor brasiliense Danilo Oliveira, parte integrante da equipe de editores e fundadores da Seca. Participarão ainda Paulliny Gualberto Tort (jornalista e escritora brasiliense), Samarone Lima (escritor e jurado do prêmio SESC de Literatura 2020), e Luis Camargo de Melo (advogado e ex-procurador-geral do trabalho).



Ficha do livro

Embaixo das Unhas está disponível em formato digital exclusivamente para o Kindle, plataforma de leitura da Amazon que pode ser acessada pelo aplicativo próprio e gratuito para tablets, celulares e PCs.
Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper