Farmacêuticos visitam pacientes no Hospital Regional de Formosa

 


Profissionais da Farmácia Clínica foram integrados no cotidiano dos pacientes internados

O Hospital Regional de Formosa vem reafirmando seu compromisso com a população da cidade, trazendo a humanização dos atendimentos e excelência na prestação de serviço. Desde que foi estadualizado e o Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED) assumiu, a unidade se destaca e é referência na região com a abertura de novos leitos de UTI e melhorias na estrutura do hospital.

No início de novembro, o hospital voltou a inovar com visitas periódicas dos profissionais da Farmácia Clínica aos leitos hospitalares. Já nos primeiros sete dias de funcionamento da nova estratégia, os resultados podem ser mensurados. Do dia 11 ao dia 17 de novembro, 55 pacientes foram visitados e 397 prescrições avaliadas por uma equipe multidisciplinar, envolvendo médicos, enfermeiros e farmacêuticos.

“Essa medida visa inserir os profissionais da farmácia no cotidiano de outros ambientes hospitalares, além de integrar as equipes”, informou Vânia Fernandes, diretora do HRF.

Dessa forma, além de continuarem responsáveis pelo recebimento, armazenamento e distribuição dos medicamentos, os farmacêuticos do HRF passaram a realizar visitas nos setores de internação e UTI Covid-19, na clínica obstétrica, clínica médica, sala vermelha Covid e pronto socorro.

Acompanhados pelo enfermeiro plantonista, os farmacêuticos avaliam o prontuário dos pacientes e, em caso de reações adversas aos medicamentos, ou uma involução do quadro clínico, uma nova sugestão pode ser feita ao médico responsável.

“O principal objetivo em oferecer o serviço de Farmácia Clínica nos leitos hospitalares é promover a utilização correta e adequada dos medicamentos e melhorar a adesão ao tratamento”, explicou Viviane Mejias França, Farmacêutica Responsável Técnica da unidade.

Atenção redobrada na UTI   

O mesmo processo acontece na UTI Ala Covid-19, mas com atenção redobrada. O acompanhamento da equipe multidisciplinar é diário, quando é feita uma análise minuciosa da evolução do quadro clínico de cada indivíduo. Portanto, as decisões médicas são amplamente discutidas pelo médico responsável, farmacêutico, fisioterapeuta e enfermeiro de plantão, de acordo com a necessidade clínica dos pacientes.

Para Murilo Lira Souza, farmacêutico do HRF, a iniciativa de colocar o profissional da farmácia em contato direto com o processo de recuperação dos pacientes é uma demonstração de confiança por parte da diretoria. “Tem sido um grande desafio para mim, estou aprendendo com todos da equipe e o resultado de que está funcionando são as altas médicas e os sorrisos dos pacientes pelo ambiente hospitalar”, destaca Lira.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos