Política

Causas da boca amarga



Quem nunca acordou com aquele bafinho incômodo? De manhã cedo, em decorrência do acúmulo da placa bacteriana que se aloja na nossa língua, é comum termos mau hálito. Para algumas pessoas, junto com o mau hálito do começo do dia, normalmente também é comum a sensação de boca amarga. 

Geralmente, não sentimos o nosso hálito. Presumimos, por já sabermos, que nas manhãs o hálito não é dos melhores, e, antes mesmo de fazer contato com alguém, escovamos os dentes. Todavia, a sensação de boca amarga é muito sentida e incômoda para algumas pessoas. Mas, por que ela é recorrente?

“Quando acordamos depois de um sono de longas horas...”, explica a Dra. Cláudia Gobor, presidente da Associação Brasileira de Halitose, “é comum sentir a boca seca e amarga. Entretanto, mesmo que muito conhecida, essa sensação não deve ser frequente e contínua”. A boca com gosto amargo pode ser resultado de uma série de fatores, os quais podem ser de casos mais simples, ou, às vezes, mais graves.

Segundo a especialista em halitose, “O gosto amargo na boca pode ser um simples acaso da má higiene, ou uma situação séria que merece cuidado médico”. No dia a dia, a boca amarga pode ser resultado de:

  • Má higiene: Quando a higiene bucal não é priorizada, a proliferação de bactérias é maior. Elas, por sua vez, são responsáveis pelo gosto intenso e pelo mau cheiro;
  • Gengivite: Essa inflamação, por deixar a boca mais sensível, pode fazer com que a gengiva sangre na hora de escovar e passar fio dental. Nesses momentos, caso algumas partículas de sangue permaneçam na boca, é inevitável o gosto amargo. 
  • Saburra lingual: A saburra é aquela placa bacteriana que fica sob a língua. Ela, que também causa mau hálito, se não for eliminada, também pode ser a origem da boca amarga.

Não só essas, existem outras causas mais sérias que podem desencadear o gosto amargo na boca, como:

  • Doenças no fígado;
  • Amigdalite;
  • Medicamentos;
  • Doenças gastrointestinais.

Caso o sintoma da boca amarga seja recorrente, é importante procurar um especialista para avaliar o caso. Ter uma boa qualidade de vida e cuidado com a saúde não é luxo, é prioridade. 

Cláudia Christianne Gobor

Cirurgiã Dentista especialista pelo MEC no tratamento da Halitose

Presidente da Associação Brasileira de Halitose

https://www.bomhalitocuritiba.com.br/

Rua da Paz, n° 195, Sala 102, Mab Centro Médico, Centro/ Alto da XV, Curitiba- PR

(41) 3022-3131

WhatsApp: (41) 99977-7087

Instagram: @Claudiacgobor

Facebook: @ClaudiaCGobor

Youtube: Claudia Gobor

Postar um comentário

0 Comentários