BRB

Audiência Pública Remota para discutir a Feira dos Importados de Brasília



O projeto de lei n.º 1461/2020 de autoria do vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Delmasso (Republicanos) visa reconhecer como de relevante interesse cultural, social e econômico do Distrito Federal a Feira dos Importados de Brasília



O projeto tem por objetivo reconhecer os relevantes serviços prestados pela Feira dos Importados de Brasília no desenvolvimento do Distrito Federal. A Feira do Importados de Brasília é um dos maiores centros comerciais de produtos piratas legalizados do mundo, perdendo apenas para a Rua 25 de Março situada em São Paulo e o centro comercial da China.

"A Feira dos Importados de Brasília é vista como um ponto turístico entre os brasilienses em geral e que costumam comprar algumas muambas no local sempre que precisam, mas não é tão reconhecido assim por turistas, quem mora fora da região do DF ou Entorno, ou por quem tem pelo menos um pouco de bom senso. De rejeitados e perseguidos, para empreendedores. Esse é o perfil da maior parte daqueles que, ao longo dos anos, construíram a Feira dos Importados – desde os camelôs que vendiam seus produtos, no começo dos anos 90, em calçadas na 504 Sul, ao lado do Kasebre 13. Depois, removidos para o estacionamento do Mané Garrincha – para depois serem outra vez empurrados para uma área contígua à Ceasa, no SIA. Uma longa história de lutas, sonhos e sacrifícios", comentou o deputado Delmasso.

A Feira dos Importados compõe uma importante marca urbana na paisagem de Brasília. Por isso, faz-se necessário uma boa compreensão técnica de sua estrutura para que se possa discutir posteriormente sua dinâmica territorial. Atualmente, localizada no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) – Sul, Trecho 7, Lotes 5 a 180, Setor de Comércio Especial, tem sua origem na feira popular, denominada então de Feirinha do Paraguai, que se formou espontaneamente na região central de Brasília/DF, próximo ao Estádio Mané Garrincha, por volta de meados dos anos 1990.

Todavia, foi no ano de 1997 que a então denominada Feirinha do Paraguai foi transferida da área central para uma região fora do Plano Piloto e que pertencia à CEASA/DF, onde se localiza até hoje. A Feira dos Importados desponta uma vasta gama de produtos e serviços ali  a Feira dos Importados desponta uma vasta gama de produtos e serviços ali disponíveis, variando desde a venda de tapetes até lentes para óculos, grande parte dos estabelecimentos ocupa-se da venda de materiais de informática, seus acessórios e serviços a eles relacionados, como reparos e atualizações.

Assim, de todos os produtos e serviços possíveis, dedicam-se a vender produtos relacionados a tecnociência cerca de 44% (quarenta e quatro por cento) dos estabelecimentos ali existentes, um predomínio absoluto em relação às demais mercadorias e serviços. A Feira dos Importados é um exemplo de que a gestão feita pelos próprios empresários funciona bem. Em 2009, depois de 12 anos no local onde funciona atualmente, os feirantes conseguiram comprar o lote de 38,2 mil metros quadrados da Ceasa por R$47,5 milhões.

A compra foi efetivada em 120 parcelas e todo o dinheiro pode ser investido diretamente em melhorias na Ceasa. Desde então, a Feira dos Importados passou por muitas melhorias, sempre bancadas pelos próprios feirantes. A nobre missão da feira dos importados em promover o desenvolvimento econômico do Distrito Federal, por meio dos mais de 2.000 comerciantes, assegurando a melhoria da qualidade de vida da população, merece o reconhecimento de relevante interesse social e econômico do Distrito Federal. Pelos motivos acima apresentados, contamos com a ajuda de nossos pares para a aprovação do presente Projeto de Lei.

Serviço:  Audiência Pública Remota

 segunda-feira, 28 de junho às 10h para discutir sobre a Feira dos Importados - PL 1.461/20

O Deputado DELMASSO tem a honra de convidá-lo para discutir o reconhecimento da Feira dos Importados como de relevante interesse cultural, social e econômico no DF – PL 1.461/20, agendada para segunda-feira (28/jun) às 10h.

Entrar na reunião e depois informar o ID e senha no link Zoom afrente: https://cl-df-gov-br.zoom.us/j/2904821982#success

ID: 290 482 1982
Senha: 105036

Transmissão ao vivo pela TV WEB e pelo Portal e-Democracia.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper