BRB

Culinária em família pode ser uma alternativa aos videogames, celulares e tablets usados por crianças e adolescentes

Nutricionista dá receitas para a criançada iniciar o interesse pela cozinha


 

Com a massificação da tecnologia, as crianças têm acesso às telas de computadores, smartphones, tablets e videogames cada vez mais cedo e em todas as classes sociais, e esse uso em excesso pode causar riscos à saúde como déficits cognitivos e de interação social. Com a pandemia, o uso das telas fez com que essa exposição aumentasse ainda mais, seja pelas aulas on-line ou para preencher o tempo ocioso, e esse tempo excessivo com as telas vem sendo motivo de preocupação entre pesquisadores e entidades, como a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) que fez a publicação do manual: “Uso saudável de telas,  tecnologias e mídias nas  creches, berçários e escolas”.

“O excesso de uso de telas, tecnologias e mídias por crianças prejudica fisicamente, aumentando risco de obesidade, prejuízo na visão, questões hormonais e diminuindo a qualidade do sono esperado para a idade, prejudicando a atenção e aprendizado, fazendo com que aumentem os fatores para possíveis transtornos do aprendizado. Além das questões psicomotoras, impedindo o desenvolvimento adequado da coordenação motora fina, prejudicando a interação e comunicação social com os pares”, alerta a psicóloga especialista em neuropsicologia e em intervenção ABA (Análise do comportamento aplicada) no Transtorno espectro autista e deficiência intelectual, Julia Rocha Amaral Taranti.

Para reverter esse quadro e proporcionar um tempo maior em família, a coordenadora de Marketing regional do Fort Atacadista, Rafaellen Duarte, sugere que “cozinhar juntos é uma ótima maneira não só de passar um tempo com os filhos, mas de fazê-los a compreender a importância de aprender sobre comida e a gostar de alimentos variados e saudáveis”. A nutricionista do Fort Atacadista, Glaucia Stasiak, selecionou algumas receitas para se fazer com a participação das crianças. “Lembrando que caso eles ainda sejam muito pequenos, o adulto deverá ficar responsável pelas tarefas que requeiram o uso de objetos cortantes e o fogão. Fazendo com que o risco de acidentes seja menor”, alerta a nutricionista.

Minipizza de pão de queijo

Ingredientes

2 ovos
2 xícaras (chá) de queijo de minas padrão (meia cura) ralado
1/2 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de leite
250g de polvilho doce (aproximadamente)
250g de polvilho azedo
Óleo para untar

Recheio

2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola picada
1 tomate picado
500g de salsicha em rodelas
2 xícaras (chá) de molho de tomate
300g de queijo muçarela ralado
Orégano para polvilhar

Modo de preparo

Para o recheio, aqueça uma panela com o óleo, em fogo médio, e frite a cebola até murchar. Adicione o tomate, a salsicha e refogue por 3 minutos. Adicione o molho de tomate e cozinhe até ferver. Desligue e reserve. Para a massa, em uma tigela, misture os ovos, o queijo, o óleo e o leite. Acrescente os polvilhos, aos poucos, até formar uma massa homogênea. Se necessário, adicione mais polvilho doce. Divida a massa em bolinhas e abra com um rolo, formando disquinhos de 10cm. Coloque um ao lado do outro em uma fôrma grande untada, espalhe o refogado de salsicha sobre eles e cubra com a muçarela. Polvilhe com orégano e leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até assar e dourar. Sirva.

Minibolo de cenoura com calda de chocolate

Ingredientes

3 cenouras picadas
3 ovos
1 xícara (chá) de óleo
1/3 de xícara (chá) de leite
2 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Óleo e farinha de trigo para untar
250g de chocolate meio amargo picado
1 caixa de creme de leite
Chocolate granulado a gosto

Modo de preparo

No liquidificador, bata a cenoura, os ovos, o óleo, o leite e o açúcar até ficar homogêneo. Transfira para uma tigela, adicione a farinha e o fermento e misture com uma colher. Despeje a massa em forminhas de buraco no meio individuais untadas e enfarinhadas e coloque uma ao lado da outra em uma fôrma grande. Leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até dourar levemente. Retire, deixe amornar e desenforme. Derreta o chocolate meio amargo em banho-maria e misture com o creme de leite. Espalhe sobre os bolinhos, decore com chocolate granulado e sirva.

Onde encontrar - Até o dia 30 de junho, as lojas do Fort em Brasília estão com várias promoções de vinhos e espumantes, entre outros produtos como queijos, azeites, massas, molho de tomate, lombo de bacalhau, petiscos de tilápia e camarão. Os vinhos, espumantes e filtrados poderão ser parcelados em até 4 vezes, sem juros, no Vuon Card, até o dia 31 de julho.

No Distrito Federal, as lojas do Fort Atacadista, rede de atacarejo do Grupo Pereira, cumprem todas as medidas de prevenção contra o Coronavírus e funcionam nos seguintes endereços:

Sol Nascente | DF | Quadra QNP 27 Área Especial 01 S/N

Taguatinga| DF | Setor M Norte Qd. 1 Cj. A Lt. 1 – Av. Hélio Prates com M Norte

Ceilândia| DF | CNN 1 S/N | Centro

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos