Tecnologia de secagem auxilia produção de fibra sustentável em planta de celulose na Finlândia


A SPINNOVA® é uma fibra têxtil natural sustentável, produzida a partir de celulose ou de fluxos de resíduos sem envolver quaisquer produtos químicos prejudiciais, com uso mínimo de água e emissões
Créditos: Divulgação

Solução da Valmet será usada na primeira planta de fibra têxtil Spinnova em escala comercial no país nórdico

Pela primeira vez, a planta de celulose da joint venture entre a Spinnova e a Suzano irá produzir, em escala comercial, a fibra têxtil SPINNOVA®, em sua fábrica na cidade de Jyväskylä, na Finlândia. A instalação é o primeiro passo do projeto de expansão da produção para um milhão de toneladas anuais nos próximos dez anos. A conclusão das obras está programada para o fim de 2022.

Recentemente, a joint venture anunciou um investimento de 22 milhões de euros para  a construção da primeira unidade de produção da fibra em escala comercial na Finlândia. A SPINNOVA® é uma fibra têxtil natural sustentável, produzida a partir de celulose ou de fluxos de resíduos sem envolver quaisquer produtos químicos prejudiciais, com uso mínimo de água e emissões e zero desperdício. A construção da fábrica já foi iniciada e está prevista para ser concluída no final de 2022.

No acordo entre as duas empresas, a Spinnova é a fornecedora exclusiva da tecnologia, enquanto a Suzano garante o fornecimento da matéria-prima necessária, a celulose microfibrilada (MFC). Para o projeto, a Spinnova procurou um parceiro de tecnologia que pudesse dar suporte global aos seus planos de dimensionamento e escolheu a Valmet para fornecer a tecnologia de secagem para sua primeira linha de produção comercial. A Valmet fornece ao cliente máquinas de secagem com alta tecnologia, que já são utilizadas na fabricação de papel e cartão, e agora estão adaptadas para a produção de fibras têxteis à base de celulose.

“Nós da Valmet queremos apoiar as jornadas de nossos clientes na conversão de recursos renováveis em resultados sustentáveis. É realmente empolgante, pois esta entrega é um excelente exemplo de como podemos criar oportunidades na indústria de fibra.”, diz o presidente da linha de negócios de papel da Valmet, Jari Vähäpesola.

O diretor da linha de negócios de Papel para o mercado da América do Sul da Valmet, Rogério Berardi, também destaca o pioneirismo do projeto para a planta finlandesa. “Para nós, é um honra participar de um projeto tão inovador, reforçando a nossa liderança no desenvolvimento de novas tecnologias, nesse caso, para produção de celulose micro-fibrilada, além de estreitar ainda mais o relacionamento de parceria entre Suzano e Valmet, sempre com foco em tecnologias inovadoras e na conservação do meio ambiente”, relata.

“Criamos uma tecnologia modular que é fácil de dimensionar e configurar em todo o mundo. É por isso que também podemos dimensionar de acordo com o ritmo da demanda, em vez de ter que assumir um grande risco em todas as escalas, como é o caso de processos químicos complexos. A Valmet é uma excelente parceira neste projeto, devido à tecnologia comprovada e longa experiência em processos de escalonamento”, explica o CEO e cofundador da Spinnova, Janne Poranen.

“A primeira fábrica é uma grande experiência para percebermos a vasta oportunidade global desta inovação. Acreditamos que a tecnologia da Spinnova® será altamente escalonável e apoiamos a ambição de aumentar a produção em nossa joint venture para mais de um milhão de toneladas de volume anual em 10 anos”, disse Vinicius Nonino, diretor de Novos Negócios da Suzano.

 Sobre a Spinnova

Com sede na Finlândia, a Spinnova desenvolveu uma tecnologia inovadora para fazer fibra têxtil de madeira ou resíduos, como resíduos têxteis ou de alimentos, sem produtos químicos prejudiciais. A fibra SPINNOVA® patenteada cria 0% de resíduos ou fluxos laterais, 0% de microplásticos e tem emissões mínimas de CO2 e uso de água. Os materiais SPINNOVA® são os mais biodegradáveis e circulares do mundo. A Spinnova está comprometida em usar apenas matérias-primas sustentáveis, como madeira certificada.

 Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose de eucalipto e uma das maiores produtoras de papel da América Latina. A empresa tem capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papel por ano, e exporta para mais de 100 países.

Sobre a Valmet

A Valmet, que em 2020 completou 60 anos de atividades no Brasil, é a principal desenvolvedora e fornecedora global de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Sua atuação de tecnologia inclui fábricas de celulose, linhas de produção de papel, cartão e papel, além de usinas de energia para produção de bioenergia. Os serviços e soluções de automação melhoram a confiabilidade, o desempenho dos processos e aprimoram a utilização de matérias-primas e energia.

Em todo o mundo, a empresa finlandesa possui mais de 14 mil colaboradores diretos e, em 2019, as vendas líquidas foram de aproximadamente 3,5 bilhões de euros. A sede está localizada em Espoo, na Finlândia, e suas ações estão listadas na Nasdaq Helsinki. Na América do Sul, as unidades estão localizadas em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, no Chile. Mais informações: www.valmet.com.br.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos