BRB

Cinco praças para conhecer em Goiânia



A capital de Goiás é conhecida por suas belas praças e parques, espaços de lazer ao ar livre com muito verde e flores cuidadosamente cuidados pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização (Comurg). Cada espaço tem suas particularidades e história, e separamos cinco praças que todo goianiense precisa conhecer

Fotos: Livia Araújo.

Praça Cívica
A Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira, também conhecida como Praça Cívica, foi construída em 1933. Ela marca a construção de Goiânia e abriga a sede do Executivo estadual. Projetada pelo urbanista Atílio Corrêa Lima, o local abriga um grande patrimônio  Art Decó como o Museu Goiano Zoroastro Artiaga e o Palácio das Esmeraldas.

Praça Universitária
Considerado um museu a céu aberto, a Praça Universitária foi tombada como Patrimônio Histórico e Cultural de Goiás. Além de uma pista de caminhada, espaço para prática de exercícios, a praça abriga ainda uma biblioteca e possui diversas esculturas espalhadas pela praça.

Praça do Cruzeiro
A Praça Comendador Germano Roriz, conhecida como Praça do Cruzeiro, é um espaço de convivência para toda a família e conta com parque infantil, estação de ginástica e espelho d´água. Após revitalização, o local recebeu um ajardinamento mais moderno, com árvores nativas, plantas resistentes e coloridas.

Praça do Avião
A Praça do Avião, localizada no Setor Aeroporto, abriga uma réplica do 14 BIS, a primeira aeronave construída pelo aviador brasileiro Santos Dumont. O monumento foi construído por Fernando Nolêtho. Também conta com área verde, parque infantil, pista de esportes e espaço para ginástica.

Praça Tamandaré
Reduto de intelectuais, poetas, artistas e jovens nas décadas de 70 e 80, a Praça Tamandaré está localizada na Av. Assis Chateaubriand, no Setor Oeste. O espaço é um refúgio verde em meio a prédios e ruas movimentadas, que abriga a famosa Feira da Lua, realizada todos os sábados.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper