BRB

Túnel de Taguatinga: demolição do Viaduto da Samdu é mais uma etapa da maior obra viária do Brasil


Por determinação do governador do Distrito Federal,  Ibaneis Rocha (MDB), os serviços começaram no sábado (24) e vão durar 20 dias. A maior obra viária do Brasil segue com 40% de execução


Fotos: Paulo Henrique Carvalho.

O Viaduto da Samdu será demolido em 20 dias. A previsão é dos técnicos da Secretaria de Obras e Infraestrutura do DF. O serviço é realizado como complemento dos trabalhos do Túnel de Taguatinga, que este mês completa um ano de construção, com 40% das obras executadas. A retirada do elevado tem como objetivo a construção de nova estrutura que se adapta ao nível da via subterrânea por onde vão circular os veículos. Cerca de 4 mil toneladas de concreto, ferro e massa asfáltica serão retiradas por duas retroescavadeiras adaptadas com uma espécie de broca gigante.

No momento, as máquinas e operários estão finalizando a retirada dos tirantes e cabos de aço de proteção de um dos lados do tabuleiro, como é chamada a pista sobre a ponte | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“O viaduto terá nova configuração, mais baixo, para atender, inclusive, a passagem do BRT. Esteticamente, ficará mais bonito”, comenta o engenheiro civil Antônio Carlos Ribeiro Silva, da Secretaria de Obras.

Para que o trabalho de desativação do elevado seja concluído, uma verdadeira operação está sendo executada com a participação de 50 homens. Os trabalhos tiveram início no último sábado (24), e, em seis meses, o novo viaduto deverá estar concluído. No momento, as máquinas e operários estão finalizando a retirada dos tirantes e cabos de aço de proteção de um dos lados do tabuleiro, como é chamada a pista sobre a ponte.

“A ideia é construir uma nova estrutura a 150 metros do antigo viaduto para atender as necessidades atuais”, comenta o técnico da Secretaria de Obras. Com o avanço dos serviços no setor, o trânsito, desde o dia 1º deste mês, sofre alterações no centro de Taguatinga.

Aqueles que desejarem seguir para a Avenida Elmo Serejo deverão passar pela via marginal do Centro e pelo novo acesso construído. Já quem faz o sentido contrário, para a EPTG, passará por um desvio e seguirá pela pista de acesso à Avenida das Palmeiras. Para atravessar da Samdu Sul para a Samdu Norte, será preciso passar pela pista ao lado da Feira dos Importados, cruzar a Elmo Serejo e seguir pela alça do viaduto.

Fim de um símbolo
A consolidação de mais essa etapa da construção do Túnel de Taguatinga tem mexido com a rotina de quem passa pelo local. Os transtornos são evidentes, mas é unânime o consenso de que tudo seja por uma boa causa. Com a experiência de quem tem 35 anos de praça, o taxista Helson Jorge de Oliveira, 70 anos, acredita que a obra é fundamental para quem trafega na região.

“É uma obra necessária que vai melhorar em 100% [o percurso] para quem vem do Plano Piloto e vai para a Ceilândia, por exemplo”, avalia o profissional. “Desde que começaram as obras, tudo está bem conturbado, para quem passa de ônibus ou de carro, mas sabemos que é para melhorar para todo mundo”, releva Patrícia Santos, 43 anos.

O projeto do Viaduto da Samdu é de 1974, tendo sido entregue à população no início dos anos 1980. Antes, no local, existia uma rotatória que era o ponto final da Avenida Central. O termo “Samdu” vem do antigo “Serviço de Assistência Médica Domiciliar de Urgência”, (S.A.M.D.U.), localizado no início da avenida.

Com informações da Agência Brasília.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos