BRB

Lançamento do livro “Espiritualidade e Dependência Química” acontece nessa terça, dia 21, no auditório da Iesgo, em Formosa

 

Colocar em prática, todos os dias, o amor ao próximo como uma forma de ajudar aqueles que mais precisam e se encontram em situação difícil diante do Transtorno de Uso de substâncias, comumente chamado de vício, é um desafio relatado no livro “Espiritualidade e Dependência Química”.

Os autores, embora sejam de vertentes religiosas diferentes, o irmão D. Pedro Maria Soriano (OSB), o juiz de Direito, Fernando Oliveira Samuel e o advogado, Paulo Leme Filho, relatam que por meio da fé no mesmo Deus é possível enfrentar a si mesmo para vencer desafios como a dependência química.

A obra trata do comprometimento de pessoas determinadas a ajudar dependentes químicos a superarem o vício a partir da religiosidade, fraternidade, ações e esperança.

A fé em Deus é o fio condutor da obra que traz relatos sobre experiências diversas com exemplos da Bíblia, Evangelho e da vida de quem decide curar as feridas com a ajuda do amor cristão que vem do próximo.

D.Pedro conta sobre o valor do acolhimento dos irmãos necessitados e do poder da oração força individual e comunitária. “No ato de orar, quando a sinceridade se faz presente e a busca do retorno ao Sagrado é realmente verdadeira, todo o elemento humano se encontra presente no seu mais alto grau”, escreve no livro.

Por meio das histórias de Caim e Abel e do Filho pródigo, o juiz Fernando Samuel traz à luz o amor incondicional e lembra da importância da caridade. “Praticar a caridade, exercitar o respeito e doar-se ao próximo – é isso que Deus espera de nós, não importa nosso credo. Que não mais nos percamos entre nós – e que nossas limitações não mais se sobreponham ao que temos de mais importante: levar a ajuda aonde ela é necessária”, afirma em um capítulo sobre o tema.

O contexto da luta de toda a humanidade contra a Covid-19 é colocado como o cenário de uma luta que precisa ser vencida com o empenho de todos os “soldados” da saúde, nas palavras do advogado Paulo Leme, assim como a grande batalha pela saúde e pela abstinência, uma luta diária. 

A honra de um soldado, por mais raso que seja (como é o meu caso), é ter a oportunidade de servir, não importa a dificuldade, o lugar ou a missão. Falar sobre dependência química e espiritualidade, por sua vez, também não é encargo dos mais fáceis. Aliás, falar sobre espiritualidade, qualquer que seja o ponto de abordagem, é tarefa delicada e de inimaginável responsabilidade”, escreve na obra onde também trata sobre ser adicto e sobre a importância dos Alcoólicos Anônimos (AA).

Paulo Leme é advogado e um dos autores do livro - FOTO:Divulgação

Os autores compartilham no livro a certeza de que vale a pena investir no ser humano, pelo entendimento de que todas as pessoas têm o direito à oportunidade de evoluir nessa existência. A obra também é um estímulo para que cada pessoa reflita sobre a luta diária e importância da compaixão e do acolhimento a todos que necessitam desse amor fraternal.

A inspiração para o livro escrito por Soriano, Samuel e Leme Filho é fruto da luta dos autores e de muitos amigos que voluntariamente atuam para auxiliar as pessoas em situação de vulnerabilidade causada pelo Transtorno do Uso de Substâncias. A renda arrecadada com a venda dos livros será revertida diretamente para o Instituto Vida.

Sobre o Instituto Vida

O Instituto Vida é uma ação filantrópica criada no município de Formosa que tem o objetivo de acolher de forma humanizada, recuperar e reintegrar à sociedade homens maiores de 18 anos que decidam se internar voluntariamente na Comunidade Terapêutica para tratar o Transtorno do Uso de Substâncias, como a dependência química e alcoolismo.

O Transtorno do Uso de Substâncias é uma doença muito grave, silenciosa, que precisa ser levada a sério. Por isso, como parte da sociedade, entendemos a necessidade de buscar soluções para uma questão de saúde pública e também de empatia com nossos semelhantes. A Comunidade Terapêutica é uma das alternativas para o tratamento com participação ativa dos pacientes que serão chamados de clientes.

SERVIÇO:

Os autores compartilham a obra com o público nesta terça-feira, dia 21 de setembro, em Formosa. Toda a renda arrecadada com a venda dos livros será revertida diretamente para o Instituto Vida!

Lançamento do livro: Espiritualidade e Dependência Química

Autores: D. Pedro Maria Soriano OSB Fernando Oliveira Samuel Paulo Leme Filho

Promoção Instituto Vida

Dia:  21 de setembro

Horário: 19h

Local: Auditório da Faculdade Iesgo, em Formosa. Av. Brasília, 2001 - Formosinha, Formosa - GO, 73813-010

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos