Assistência social oferece atendimento humanizado no Hospital Estadual de Luziânia

Profissional é responsável pela defesa dos direitos humanitários

O profissional de assistência social é essencial para o contato entre o paciente e família. Foto: Luiz Fernando Fernandes

Quando se pensa em um ambiente hospitalar, na maioria das vezes, vem em mente o trabalho realizado pelos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Contudo, muitos outros profissionais estão envolvidos nos cuidados oferecidos aos pacientes, como os profissionais da assistência social.

O trabalho realizado por estes colaboradores consiste na defesa dos direitos dos pacientes, bem como na intermediação do contato entre familiar e interno, já que, neste momento, o Hospital Estadual de Luziânia (HEL) não permite visitas por ser uma unidade exclusiva para pacientes diagnosticados com a Covid-19.

A atuação dos profissionais é em defesa especialmente das pessoas mais necessitadas, em situação de vulnerabilidade e que precisam de uma atenção ainda mais especial. De acordo com a assistente social do HEL, Adriana Alcântara, o atendimento pode ocorrer de diferentes formas e situações. “A assistência é realizada na visita ao paciente ou por solicitação da equipe de profissionais que o atendem e os serviços podem se estender aos familiares também” explicou.

O suporte é essencial no Hospital Estadual de Luziânia, que contabiliza mais de 2.000 altas não apenas do município, mas de todas as cidades do entorno e muitos pacientes sente-se mais seguros de voltar para as suas casas com o apio da assistência social.

Adriana Alcântara relembra o caso de uma pessoa em situação de rua advinda de Cristalina e internada no HEL sem documentos. “Ao receber esse paciente entregamos imediatamente itens de higiene pessoal. Logo após descobrimos que o paciente já estava a mais de 10 anos sem contato com a família. Assim, contatamos a rede de apoio do munícipio que nos auxiliou em descobrir os documentos do interno. Havia um número de telefone associado ao cartão do SUS, e assim chegamos à irmã dele”, conta.

“Ambos choravam iguais crianças e todos os dias eram realizadas vídeos-chamadas. No dia da alta, os familiares não conseguiram comparecer devido a falta de transporte. Com isso contatamos a equipe de saúde de Cristalina, que se dispôs a buscar o paciente. Foi um atendimento muito gratificante e humano, “completou.

Para o diretor-geral do Hospital Estadual de Luziânia, Francisco Amud, o trabalho da assistência social é essencial para o bom atendimento do hospital. “Todos que trabalham aqui são verdadeiros heróis, mas a assistência social se destaca justamente pela recuperação da dignidade de um paciente que não tem apoio da sociedade em geral”, finaliza.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos