5 motivos para alinhar os dentes e sorrir para as fotos

Cuidar do alinhamento dos dentes é importante para a estética e para a saúde
Crédito: Divulgação Grupo Straumann

 Facilidade na higienização, saúde bucal e até correção da postura são alguns dos fatores para considerar o tratamento

Dentes tortos, separados, grandes ou muito pequenos. Grande parte das pessoas sofre com os dentes desalinhados. Uma pesquisa da Associação Americana de Ortodontia mostrou que em torno de 66% da população têm algum problema de saúde bucal associado ao mau posicionamento dos dentes. Portanto, fazer a correção não é só uma questão de estética. “Dentes tortos dificultam a escovação, podendo causar problemas periodontais como gengivite e periodontite, além de facilitar o aparecimento do tártaro e da cárie”, explica a cirurgiã-dentista Caroline Aranalde, especialista da ClearCorrect.

 Conheça alguns dos motivos para alinhar os dentes:

  1. Facilidade na escovação

Dentes desalinhados podem dificultar a escovação. Colocar os dentes no lugar e na posição correta torna mais fácil escovar e passar o fio dental. “E hoje ainda temos outras tecnologias para esse tratamento, diferente dos bráquetes que acabavam dificultando a escovação durante o tratamento. Com os alinhadores transparentes, por exemplo, esse benefício começa durante o tratamento odontológico e não somente após os dentes alinhados, pois esse tipo de aparelho é removível. Com isso, já ao longo do processo ortodôntico, a higiene bucal é facilitada”, comenta a cirurgiã-dentista Caroline Aranalde.

  1. Prevenção de doenças bucais

A dificuldade em higienizar a boca da maneira correta pode facilitar o surgimento de cáries, tártaros e problemas gengivais. “Cáries e gengivite são algumas das principais doenças que podem aparecer devido à má higienização dos dentes tortos. Com isso, as bactérias proliferam facilmente”, afirma a especialista. Os dentes tortos também podem afetar as articulações da mandíbula e trazer problemas para mastigar. 

  1. Outro problema é a respiração bucal

Dentes mau posicionados, junto com uma estrutura óssea anormal (como “falta de queixo” por exemplo) podem causar a respiração bucal. Isso faz com que o paciente possa ter problemas bucais, como cáries e mau hálito, além da possibilidade de desenvolver problemas respiratórios. “É necessário estar atento à respiração, principalmente ao dormir, pois a respiração bucal faz com que a boca fique seca, favorecendo a atuação de bactérias”, destaca.

  1. Prevenção de problemas estomacais

Por conta da dificuldade de mastigação dos alimentos, o desalinhamento dos dentes pode causar azia e gastrite. Quando os alimentos não são bem triturados, os processos digestivos podem ser comprometidos. “Além disso, nos aparelhos tradicionais, os bráquetes dificultam a mastigação de certos tipos de alimentos. Por isso, é necessário um cuidado especial. Já com os alinhadores transparentes, nenhum alimento precisa ser evitado, já que, por ser removível, facilita a alimentação e higienização após as refeições”, conta a dentista.

  1. Postura correta

A mudança na movimentação da mandíbula - osso do crânio que tem movimento - pode interferir na posição da cabeça. Com isso, a postura vertebral é afetada. “Dentes desalinhados podem gerar problemas bucais, gastrointestinais e também na postura. Sendo assim, é extremamente importante procurar um profissional e conferir o melhor tratamento para os dentes. Atualmente, há diversos procedimentos e facilidades que corrigem os dentes em um período muito mais curto, a exemplo dos alinhadores transparentes”, conclui a cirurgiã-dentista Caroline Aranalde, especialista da ClearCorrect.

 

Sobre a ClearCorrect

A ClearCorrect é a segunda maior marca de alinhadores transparentes para tratamentos ortodônticos do mundo, pertencente Grupo Straumann, com produção concentrada na fábrica da Neodent em Curitiba (PR). O sistema da ClearCorrect promove a movimentação dentária por meio de pressões exercidas em determinadas regiões do dente, resultando

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos