BRB

Ayahuasca: canal Vim te Mostrar disponibiliza reportagem gravada em um ritual xamânico


Para quem não conhece ou tem a curiosidade de saber como é realizada a consagração com a ayahuasca e um ritual xamânico, o jornalista Heberton Lopes, apresentador do canal Vim te Mostrar, gravou uma reportagem para descrever como é a experiência. Além tomar a bebida que é considerada sagrada, ele usou o rapé e a sananga, outras substâncias que fazem parte das chamadas "medicinas da floresta". Todo o processo foi registrado e já pode ser visto no vídeo disponibilizado no YouTube.

A ideia de gravar a reportagem vivenciando a experiência surgiu após o jornalista assistir vídeos em que personalidades famosas descreveram como foi tomar a ayahuasca. "Depois que ouvi um podcast que falava sobre o assunto, busquei muitas informações, li artigos científicos, avaliei riscos e então passei a buscar por um local confiável para que eu pudesse fazer a consagração e registrar tudo. Encontrei o Pai Eduardo por indicação de um amigo em comum, o Wanderson, que foi o elo entre nós e me levou ao espaço onde é realizado o ritual xamânico", explica Heberton Lopes.

O jornalista revela que o tempo entre decidir produzir a reportagem e a gravação foi de duas semanas. "Antes de eu ir com o cinegrafista, o Wanderson me levou ao Núcleo Pai Ogum para conhecer o homem que iria conduzir a minha experiência. O Pai Eduardo é responsável pelo local que é um terreiro de umbanda e, geralmente, uma vez por mês, é utilizado para rituais xamânicos. Tive a oportunidade de vivenciar a experiência de forma individual, mas achei mais interessante estar com mais pessoas para tentar observar o que acontecia ao meu redor", conta.

Alguns locais que realizam rituais xamânicos fazem apenas com a ayahuasca e outros, como o Núcleo Pai Ogum, incluem o rapé e a sananga. O jornalista recebeu todas as substâncias no seu corpo e conta com detalhes quais foram as sensações. "Pude relatar tudo com fidelidade porque em nenhum momento perdi a consciência. Desde o primeiro minuto, em que tomei o rapé e o meu sistema respiratório respondeu de forma imediata, passando pela ardência da sananga e o mix de sentimentos com a ayahuasca, conseguia perceber tudo o que acontecia ao meu redor. Durante o processo, tentei esquecer que estava sendo filmado para que não comprometesse a minha experiência e, por incrível que pareça, deu certo", complementa.

Além de mostrar a experiência de Heberton Lopes no ritual xamânico, a reportagem aborda o lado científico da ayahuasca e mostra alguns estudos que apontam benefícios do DMT, a substância ativa da bebida, para o organismo.   "Um dos motivos que me fez querer mostrar a minha experiência, foi o fato de que existem muitos tabus e preconceitos acerca do chá, que também é usado no Santo Daime, e sobre as pessoas que praticam os rituais. Inclusive, quando decidi gravar, cheguei a ser desencorajado, mas segui em frente e espero que o público goste do conteúdo", finaliza o jornalista.

Assista a reportagem: https://youtu.be/aAJit7WMpE4

Vim te Mostrar

Até março de 2020, o jornalista Heberton Lopes era conhecido no mercado de comunicação e eventos apenas por por estar à frente do Grupo Balo, agência responsável pela assessoria de imprensa de shows, festivais, artistas e empresas. Porém, logo no início da pandemia de Covid-19, quando a sua demanda de trabalho diminuiu, ele criou o canal Vim te Mostrar, no YouTube. A intenção era ter de volta o "lado repórter" do profissional, que atuou em veículos de comunicação antes de se tornar assessor de imprensa.

O canal foi crescendo e trazendo pautas curiosas que começaram a conquistar o gosto do público, como a história do Viaduto das Almas, a série de lendas urbanas e as reportagens sobre preparação de corpos para o velório, que foram um marco para o Vim te Mostrar.

Para assistir aos vídeos do canal Vim te Mostrar, acesse www.youtube.com/vimtemostrar.

Curta o @vimtemostrar no Facebook: www.facebook.com/vimtemostrar.

Siga o @vimtemostrar no Instagram: www.instagram.com/vimtemostrar.






Livre de vírus. www.avast.com.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper