Live Amor Cantado apoia campanha de conscientização da Aids

 

Informação e proteção com uso de preservativos ajudam a prevenção do vírus HIV. SUS oferece tratamento gratuito para doença que ainda não tem cura

 

 

Foto: Divulgação

O fim do ano começa com um alerta importante – o “Dia Mundial de Luta Contra a Aids”, que é celebrado em 1º de dezembro no Brasil e em todo o mundo. O objetivo é levar informação à população para a prevenção, diagnóstico e tratamento precoce da HIV/Aids. Os hospitais IMED se unem a campanha Dezembro Vermelho pela conscientização e combate da infecção que ainda não tem cura e pode ser considerada uma pandemia – assim como o Covid-19.

 

Ao longo de todo o mês de dezembro a cor vermelha ilumina prédios em todo o país num sinal de alerta contra a Aids. “Acabe com as desigualdades. Acabe com a AIDS. Acabe com as pandemias” é o tema escolhido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para a campanha em 2021. Segundo a instituição, cerca 38 milhões de pessoas viviam com HIV até o fim do ano de 2019, em todo o mundo.

 

O HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é o agente causador de infecção como a Aids e doenças oportunistas. A OPAS esclarece que o HIV pode ser transmitido pelo contato com diferentes fluidos corporais de pessoas infectadas, como sangue, leite materno, sêmen e secreções vaginais. Ministério da Saúde, pacientes soropositivos, que tenham ou não Aids, podem transmitir o HIV, então é importante que as pessoas usem preservativos nas relações sexuais e não dividam entre si seringas e objetivo perfuro cortantes.

 

Além de todos esses problemas, é preciso combater o preconceito sofrido pelas pessoas portadoras de HIV/Aids, a OPAS alerta que não se contrai o vírus em ações comuns o dia a dia, sendo seguro abraçar, apertar a mão e dividir comida ou água.

 

Para Hercílio Ramos, engenheiro e cantor voluntário do projeto Amor Cantado, o preconceito só deixará de existir quando as pessoas começarem a entender mais sobre a doença. “Por isso são tão necessárias as campanhas de conscientização e luta contra HIV/ Aids, levando a todos informação e cuidados médicos”, disse.

 

Existem casos de pessoas que contraem o vírus HIV, mas não apresentam nenhum sintoma, diante disso é importante realizar a testagem para HIV. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente o teste de HIV, e de doenças como sífilis e das hepatites B e C nas unidades de saúde pública.

 

O SUS também fornece aos pacientes soropositivos com Aids ou HIV os remédios de forma gratuita para o tratamento da doença que exige atenção diária com apoio de vários medicamentos, pois a Aids ainda não tem cura, mas as pessoas podem se manter bem e saudáveis ao controlar a doença.

 

“Para nós do IMED que atuamos com a saúde pública, conscientizar as pessoas sobre uma doença como a Aids é de extrema importância, pois somente com informação, prevenção, diagnóstico e tratamento precoce podemos alertar sobre algo que ainda não tem cura”, afirma o diretor do IMED, Getro de Oliveira Pádua.

 

A “live” Amor Cantado - Acolhimento Musical -, é transmitida para o Hospital Estadual de Formosa (HEF), Hospital Estadual de Luziânia (HEL), Hospital Estadual de São Luís dos Montes Belos (HESLMB) e pelo Hospital Estadual de Trindade (Hetrin), todos Hospitais do IMED. Além de ser transmitida pelo Youtube através do canal “TV IMED”.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos