BRB

Nutricionista reforça a importância da alimentação balanceada para pessoas com deficiência intelectual



Trabalhar nos cuidados a pessoas com deficiência intelectual exige o empenho de profissionais de diversas áreas para que a saúde e a qualidade de vida dos indivíduos sejam asseguradas. Neste sentido, o CENSA Betim, instituição que é referência nacional na área e que atende mais de 100 educandos, que é como são chamadas as pessoas que são cuidadas pela equipe, conta com o trabalho da nutricionista Dulciana Ribeiro, que acompanha diariamente a dieta dos educandos.

Para Dulciana Ribeiro, ter uma alimentação balanceada é o caminho para que as pessoas com deficiência intelectual tenham mais qualidade de vida. "Ao escolher um cardápio certo e adequado ao cotidiano, o indivíduo previne doenças, aumenta a longevidade e o bem-estar. Lembro que o acúmulo de gordura, principalmente no abdômen, eleva o risco de doenças cardiovasculares e a alimentação aliada a outras atividades é uma excelente estratégia", comenta.

A nutricionista destaca que o trabalho com pessoas com deficiência intelectual exige mais atenção para que os nutrientes necessários sejam incluídos na alimentação. "Todos temos alimentos que gostamos ou rejeitamos. Isso é normal e, quando a pessoa tem autonomia, ela consegue decidir e buscar comidas e bebidas que sejam do seu gosto e que possam contribuir para a sua saúde. Porém, para indivíduos como os nossos educandos, é necessária uma atenção especial, já que, caso ocorra a rejeição por algum tipo de alimento, é preciso buscar alternativas saudáveis que venham suprir a necessidade nutricional desta pessoa. Por isso, é preciso ter paciência", indica a especialista.

A nutricionista salienta que manter os educandos bem nutridos vai além do cardápio. "Nós elencamos os alimentos servidos aos nossos educandos de acordo com as necessidades nutricionais, com um cardápio variado e muito bem elaborado. Mas há também outros fatores que influenciam na nutrição da pessoa com deficiência intelectual que, para quem não conhece, pode parecer banal, mas é muito importante, como a forma de ofertar o alimento, na temperatura ideal, no tempo que cada educando leva para se alimentar, já que alguns tem voracidade e comem muito rápido e outros têm dificuldade de mastigação. Por isso, ficamos atentos ao aspecto, consistência, temperatura, cor, forma que se apresenta o alimento para o indivíduo e, principalmente o treinamento constante dos cuidadores para que estejam aptos a lidar com as especificidades de cada aluno", complementa.

Dulciana Ribeiro lembra que, para saber o que ingerir corretamente e quando, é indispensável ter um nutricionista ao lado da família. "Na verdade, uma dieta balanceada é aquela composta de diversos grupos alimentares que deverão ser ingeridos conforme a necessidade de cada um. Por esse motivo, é sempre bom contar com o acompanhamento de um profissional adequado, pois ele vai determinar quais alimentos são mais indicados para cada pessoa e suas limitações, levando em conta seu biotipo, rotina e, outras questões cotidianas. E é justamente isso que faço aqui no CENSA", finaliza a nutricionista.

CENSA Betim

Fundado em 1964, o CENSA Betim é um local para cuidados básicos e um espaço para ser e conviver. Sua missão é atender as necessidades da pessoa com deficiência intelectual, associada ou não a outros transtornos, e da sua família, assegurando-lhes qualidade de vida e uma educação socializadora. O CENSA Betim conta com uma equipe transdisciplinar, convênios e parcerias. Além disso, oferece uma proposta diferenciada com atividades educativas, esportivas e recreativas, em um ambiente familiar e integrado à natureza.

Para dar todo o suporte e orientação necessária para os educados da instituição, o CENSA Betim dispõe de três diferentes modalidades de atendimento. Os diários, que acontecem sempre de segunda à sexta, entre 08h e 17h, o atendimento Integral, com funcionamento 24 horas que engloba hospedagem por tempo indeterminado; e a hospedagem periódica, que são especificamente para os planos de finais de semana, férias ou de acordo com as necessidades de cada família.

CENSA Betim - Centro Especializado Nossa Senhora D'Assumpção

Endereço: Rodovia Fernão Dias, Km 494 - S/N | Betim – MG

E-mail: contato@censabetim.com.br

Site: www.censabetim.com.br

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper