Com entregas nos municípios de Arneiroz, Beberibe e Ipaporanga, Ceará chega a 169 brinquedopraças

O Ceará chegou à sua 169ª brinquedopraça construída pelo Governo do Estado com as entregas dos equipamentos nos municípios de Arneiroz, Beberibe e Ipaporanga, nesta quinta-feira (3). Os municípios também foram agraciados com uma academia ao ar livre, cada, com um investimento total foi R$ 483.185,02 mil


Fotos: Ariel Gomes.

Com a entrega, o Programa Mais Infância já chegou aos 378 equipamentos concluídos e inaugurados no Ceará. Quem comandou a solenidade virtual, transmitida através das redes sociais do Estado, foi a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, que teve a seu lado a secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França.

“O projeto Mais Infância entrega esses equipamentos em parceria com os todos os municípios cearenses, pois somos um Governo que trabalha para os cearenses, para as pessoas. Essas crianças que hoje estão na praça, que no futuro possam ser um prefeito, um médico, enfim, um cidadão. Sabemos que a brinquedopraça é um espaço de lazer, um lugar feito para que as crianças possam brincar com segurança e se desenvolver em um espaço lúdico. E além das brinquedopraças nessas três cidades hoje, também entregamos três academias de ginástica ao ar livre, para os pais, as mães, enfim, para as famílias que acompanham as crianças. Tudo isso faz parte de um dos pilares do Mais Infância Ceará, que tem foco no desenvolvimento infantil, brincando, se divertindo”, explicou a primeira-dama.








Onélia ainda listou que, após as entregas de Arneiroz, Beberibe e Ipaporanga, o Ceará já conta com um total de 378 equipamentos dentro do projeto Mais Infância. “Já são 169 brinquedopraças, 86 brinquedocreches, 68 Centros de Educação Infantil (CEIs), 25 Praças Mais Infância, 20 Núcleos de Estimulação Precoce – uma em cada policlínica do Ceará -, quatro estações do Praia Acessível, duas fábricas do Mais Nutrição, dois Complexos Sociais Mais Infância, e o Espaço Mais Infância, na Praça Luiza Távora, o qual convido a todos para conhecerem”, completou.

Cada brinquedopraça tem 250m² e tem estrutura projetada para ser um espaço de lazer para crianças com toda a segurança necessária. O equipamento possui gradil, piso emborrachado anti-impacto e sete brinquedos. Com a estrutura projetada para ser um espaço de lazer para crianças com toda a segurança necessária, cada brinquedopraça tem 250 metros quadrados, com piso emborrachado anti-impacto e sete brinquedos infantis: duas casinhas duplas, sendo uma com ponte de playground e outra com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, uma gangorra inclusiva e dois brinquedos em mola.









A titular da SPS destacou o projeto em curso no Estado para fortalecer o crescimento saudável e seguro das crianças. “O Ceará tem feito uma política pública voltada para o desenvolvimento infantil que é única no Brasil. E não tenho dúvidas que o Estado do Ceará será eternamente grato à nossa primeira-dama, Onélia Santana, que idealizou um projeto que mudou a vida das crianças cearenses. Com tudo que temos feito neste Governo, vamos ter, sem dúvida, muitos cidadãos e cidadãs cearenses preparados para encarar a vida. Agora, meu recado vai para o povo de Arneiroz, Beberibe e Ipaporanga: cuidem e zelem desses equipamentos, que só agregam às crianças e às famílias”, pontuou Socorro França.

Aberta à população, a academia tem área total de 90m², e possui 11 equipamentos para fortalecimento da musculatura, alongamentos e correção postural. Entre os equipamentos estão simuladores individuais de bicicleta, esqui, caminhada e de cavalgada, volante vertical duplo, alongador três alturas, twist lateral duplo, de rotação diagonal dupla e multi exercitador com seis funções, todos com placas de orientação para correta atividade.









Para a merendeira Elizângela Freitas, esse dia jamais será esquecido, com tamanha felicidade e gratidão. “É uma grande honra para a gente aqui em Beberibe, ter ganho uma brinquedopraça, bom para as famílias, e para as nossas crianças, que brincam com segurança. Eles brincam, se divertem, é muito prazeroso para nós, pais, vê-los felizes nos brinquedos com outras crianças”, agradeceu.

Os equipamentos são feitos em uma parceria do Governo do Ceará com as prefeituras, ficando a cargo delas garantir a conservação e manutenção dos espaços.

Prefeitos agradecem

“O sentimento é de gratidão, pois conseguimos ver em ações como o Governo do Ceará cuida bem das nossas crianças. Recebemos esta brinquedopraça e a academia ao ar livre e vamos cuidar muito bem deles. A brinquedopraça é uma ferramenta para desenvolver nossas crianças brincando, e aqui teremos um projeto municipal de recreação para os pequenos, um local que já virou ponto de entretenimento para as famílias”, disse o prefeito Amaro Pereira, de Ipaporanga.









Em Arneiroz, a emoção tomou conta do prefeito Monteiro Filho, que recebeu a brinquedopraça com o nome de sua mãe, filha ilustre da cidade. “Recebemos essa obra com o nome da minha mãe, que teve e criou 20 filhos, em uma época diferente, mas que não esqueceremos. Entregar um equipamento como esse para a cidade é um gesto de quem conhece, e que sabe do que a população precisa, um equipamento que vai fazer bem às nossas famílias, prometemos fazer um bom uso, e que seja algo duradouro para Arneiroz”, ressaltou.

“Brinquedopraça é um equipamento importante para as crianças da nossa cidade, e quando a gente coloca um equipamento como esse numa localidade, todas as outras comunidades ficam pedindo também. Quero deixar aqui registrado o meu agradecimento, e que gostaria de receber mais uma brinquedopraça para a nossa cidade, um equipamento que só melhora a vida das nossas crianças, que usufruem e se desenvolvem junto com as suas famílias”, solicitou a prefeita de Beberibe, Michelle Queiroz.









Conscientização ambiental

Política aplicada que tem o objetivo de incentivar e conscientizar as crianças para que tenham um cuidado maior com a natureza, para que saibam a importância da preservação ambiental, do plantio e da distribuição de mudas, já é tradicional nas inaugurações dos equipamentos do Programa Mais Infância. Além disso, a iniciativa tem o intuito de despertar na criança a importância do ecossistema, garantir o espaço do brincar mais agradável e estimular o desenvolvimento infantil. O contato com a natureza promove a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável, além de contribuir para o bem-estar de uma infância saudável.

No entorno das três brinquedopraças inauguradas nesta quinta-feira (3), foram plantadas e distribuídas um total de 150 mudas de plantas arbóreas, ornamentais e frutíferas para a população pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema), sendo 50 para cada cidade. A ação também contribui para a manutenção de cidades mais verdes. Desde o fim de 2019, nas entregas de Praças Mais Infância, Centros de Educação Infantil e Brinquedopraças foram realizados plantios e doações de 8.123 mudas arbóreas, frutíferas e ornamentais nativas da região nas inaugurações destes equipamentos do Mais Infância Ceará.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem