No Dia da Internet Segura, especialista da Valid destaca algumas dicas importantes de segurança


 

Anualmente é comemorado o Safer Internet Day (SID) e este ano, em sua 19.ª edição, o Dia da Internet Mais Segura será dia 8 de fevereiro com o tema “Uma Internet melhor começa com você”. A iniciativa é da rede Insafe e reúne atualmente mais de 200 países para mobilizar usuários sobre a importância de utilizar a internet de forma consciente e segura.

Por isso, para Márcio Nunes, Diretor de Tecnologia e Inovação da Valid, esta é uma data importante para dar dicas simples de como usar a rede com segurança, incluindo na rotina medidas de prevenção e para alertar sobre a necessidade de tomar mais cuidado com as informações que são compartilhadas para não cair em armadilhas do mundo virtual.

Com a mudança de hábitos neste período de pandemia, onde o isolamento social fez com que mais e mais pessoas se conectassem à internet, seja para pesquisa, assinar contratos, realizar transações bancárias ou apenas bate papos, trouxe também um aumento nos crimes cibernéticos e diversos tipos de fraudes. “Os criminosos estão sempre atentos para qualquer descuido por parte do usuário para tentar aplicar golpes e é necessário ficar sempre em alerta”, comenta.

Nunes destaca algumas medidas preventivas que podem ajudar e muito a não cair em fraudes no meio virtual, entre elas estão a utilização de senhas chamadas fortes que incluem o uso de caracteres alfanuméricas, letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos, por exemplo. Ativar autenticação de duplo fator (2FN), sempre que possível, protege o usuário. Além disso, realizar manutenção periódica no seu computador, tendo backup de dados importantes em outro local, não baixar e nem abrir aplicativos ou arquivos de desconhecidos que podem ser maliciosos e muita atenção ao abrir seus e-mails. 

Outra dica importante é manter um bom antivírus no seu computador e fazer as atualizações para que possa detectar novos malwares, ataques de hacker, entre outros. Nunes ainda ressalta que tão ou mais importante e necessário é usar sempre um certificado digital padrão ICP-Brasil para garantir a segurança digital já que utiliza modernos protocolos de segurança e criptografia, garantindo agilidade, comodidade e segurança ao usuário.

Uma prática que vem sendo muito usada no e-commerce e que vem crescendo a cada ano é o “Phishing”, um golpe no qual os fraudadores simulam sites de compras e, por meio de e-mail lança iscas, por isso phishing -, enviam ofertas imperdíveis que visam roubar dados pessoais ou financeiros dos consumidores.  Para diminuir ou evitar situações de fraude e perdas financeiras, é importante que os lojistas tenham sistemas de monitoramento de tráfego e firewall gerenciado, porém é fundamental um certificado SSL/TLS na página para se identificarem e ajudar seus usuários a se protegerem de possíveis ataques. 

O certificado SSL/TLS é um arquivo no protocolo de comunicação que permite a criptografia para proteger os dados trafegados da interferência de hackers. As informações que estão trafegando entre o servidor da loja e o dispositivo do consumidor ficam “embaralhados”, garantindo a segurança aos internautas para vendas mais efetivas.  

 

Para os consumidores, a dica é checar alguns pontos que podem garantir que estão navegando em um ambiente confiável para realizar suas compras. Primeiro, observe a barra de endereço do site e cheque se há a letra “S” depois da sigla HTTP – deve aparecer https:// - e um cadeado fechado no canto esquerdo do navegador. Esse é um indicativo que existe um certificado SSL/TLS ativo.  

Então, é só clicar no cadeado na barra de endereços de seu navegador e examinar se o domínio protegido é o mesmo da empresa que você quer realizar uma compra. ”Em alguns casos, os hackers colocam um certificado SSL/TLS na página com o domínio diferente, ou seja, é falso. Desconfie de nomes parecidos, mas que não são iguais ao nome da loja que você deseja comprar”, recomenda Nunes.  

 

 

Sobre a Valid

 

A Valid entrega soluções de confiança com inovação e tecnologia de ponta. Nossa inteligência está nos seus documentos, cartões, smartphone e até mesmo nas transações que você realiza. 

Reconhecer e legitimar você é o nosso cotidiano! 

Com mais de 60 anos de experiência no mundo todo, construímos um legado muito forte que não para de crescer e, hoje, somos mais de 6.000 colaboradores, em 16 países, trabalhando para oferecer um mundo mais confiável e seguro.  

No Brasil, somos a maior empresa em emissão de documentos de identificação, no mundo ocupamos a 5ª posição na produção de SIM Cards e estamos entre os 10 maiores fabricantes de cartão do planeta.

Estamos organizados em 4 verticais de negócios: 

 

Valid ID – Identificação 

Valid Cities – Cidades Inteligentes 

Valid Link – Conectividade 

Valid Pay – Meios de pagamento 

O que queremos é transformar o hoje e o amanhã.

Se você se identifica com essa evolução, você se identifica com a Valid. 

Valid – Trust Powerhouse 

Para saber mais, acesse www.valid.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos