BRB

Pará: Governo entrega mais equipamentos de saúde para o Marajó e anuncia futuro hospital em Gurupá

O Governo do Estado do Pará realizou nesta sexta-feira (11), em Gurupá, na Ilha do Marajó, a entrega de novos equipamentos de saúde para sete municípios do Arquipélago. Cada localidade recebeu um ultrassom e um cardioversor, equipamento utilizado interromper a arritmia cardíaca e devolver o ritmo normal de pulsações

Foto: Marco Santos .

No total, o investimento nos novos equipamentos foi de mais de R$ 1,7 milhão e beneficiou todos os municípios da Ilha. A cerimônia de concessão de uso contou com a presença do governador Helder Barbalho, do secretário adjunto de Políticas Públicas para Saúde da Sespa, Sipriano Ferraz e de outras autoridades.

Foto: Marco Santos / Ag. ParáTambém na ocasião, Helder Barbalho anunciou à população as articulações para a construção do futuro novo Hospital Municipal de Gurupá, cujo projeto ainda será concluído pelo prefeito do município, Joãozinho Batista. “Tão logo termine esse fluxo, faremos um convênio de R$ 8 milhões, que possibilitará a construção desse hospital, que é um antigo sonho de vocês”, disse.

Em relação à entrega dos equipamentos, o secretário adjunto da Sespa, Sipriano Ferraz, lembra que a medida atende às demandas identificadas pelo programa “Saúde por todo o Pará”, realizado pela primeira-dama Daniela Barbalho em 2021, que percorreu os municípios do Marajó e detectou a necessidade de melhorias no atendimento na saúde primária, sobretudo na prevenção da mortalidade materna. “Nesse sentido, os equipamentos serão úteis para equipar as unidades municipais de saúde para o atendimento de mulheres e crianças em busca de exames e diagnósticos”, destacou.

Foto: Marco Santos / Ag. ParáDurante a solenidade de entrega dos equipamentos, o governador do Estado, Helder Barbalho, destacou ainda a atenção que o atual governo está tendo com o povo marajoara. “É um olhar especial, sobretudo com as mulheres e crianças, no sentido de terem mais acesso a exames de imagem, de forma que possam cumprir o fluxo de prevenção às doenças nas Unidades de Saúde e que façam seus exames e tenham diagnósticos, a fim de evitar danos maiores à saúde e internações que podem ser evitadas”, afirmou.

O Arquipélago do Marajó é formado por 16 municípios, entre eles Gurupá, Breves, Portel, Melgaço, Anajás, Afuá e Chaves, que receberam os equipamentos. É a segunda vez, em menos de uma semana, que o governo entrega equipamentos aos municípios da Ilha. Na última segunda-feira, também receberam ultrassons e cardioversores os municípios Muaná, São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Oeiras do Pará, Ponta de Pedras, Cachoeira do Arari, Soure, Salvaterra e Santa Cruz do Arari.

Foto: Marco Santos / Ag. ParáCom a doação dos equipamentos às gestões municipais, o governo estadual, por meio da Sespa, contribui para melhorar e garantir saúde pública de qualidade a nossa população. “Com mais equipamentos na região do Marajó diminuímos a necessidade de transferência de pacientes e possibilitamos um atendimento mais rápido especialmente nos casos mais urgentes. Dessa forma, o governo do Pará prossegue atento às demandas de cada região, de forma a colaborar com os municípios, independente da distância”, explica o secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos