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Prefeitura de Goiânia libera acesso a Sistema Eletrônico de Informações que substitui processos físicos

 

Ambiente de treinamento foi criado no site www.goiania.go.gov.br/sei/, até maio. Servidores podem acessar notícias, documentos e materiais didáticos para utilização da ferramenta. "Portal do SEI traz inovação e transparência à gestão pública, além de proporcionar agilidade nos processos", destaca prefeito Rogério Cruz

A Prefeitura de Goiânia libera, nesta quarta-feira (16/02), o acesso ao Portal do SEI (Sistema Eletrônico de Informações), ferramenta que substitui a tramitação de processos físicos na administração municipal. Servidores têm, à disposição, materiais didáticos, documentos e notícias para uso da ferramenta.

Um ambiente de treinamento foi criado no site https://www.goiania.go.gov.br/sei/, até maio, período que obedece o prazo de 180 dias estipulado por Rogério Cruz no Decreto nº 4.456/2021, publicado em edição do dia 23 de novembro de 2021 do Diário Oficial do Município.

Servidores usuários do SEI, então, passam por cursos de capacitação e recebem login e senha de acesso. Neste período, o sistema também recebe as adequações conforme a estrutura administrativa da capital.  

Por ser totalmente digital, a adoção do SEI traz eficiência, transparência e economia por substituir o trâmite físico dos processos administrativos e, consequentemente, o uso de papel.

Rogério Cruz destaca que a implementação do SEI em Goiânia a posiciona como cidade inteligente, pautada pela transformação digital. "O sistema traz mais produtividade, economia, rapidez, acesso a informações e transparência nos atos administrativos, o que otimiza os serviços prestados à população".  

O secretário municipal de Administração, Eduardo Merlin, elenca praticidade, flexibilidade e segurança dos dados como vantagens do SEI. "As assinaturas eletrônicas agilizam a tramitação dos processos e, como o SEI é conectado ao Portal da Transparência, simplifica o controle externo, pois permite consulta e integração com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO) e Ministério Público (MP-GO), por exemplo".

O secretário municipal de Governo, Arthur Bernardes, acredita que gradativamente a implementação será sentida por toda a administração. "Em curto prazo, haverá redução de custos operacionais, sem a necessidade de armazenar documentos. Consequentemente, teremos maior rapidez, agilidade, segurança e divulgação das informações em tempo real".

O SEI (Sistema Eletrônico de Informações) foi oficialmente inaugurado no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em 2009, e é utilizado na esfera pública federal. A cessão do direito de uso é regulada por Acordo de Cooperação Técnica com o Tribunal, que permite a transferência de tecnologia para uso no âmbito municipal sem custos para o município.

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