BRB

Setur reúne artesãos em Brazlândia para mais uma entrega

Secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, entrega 41 carteiras nacionais de artesão na cidade e abre oportunidade para profissionais das artes manuais ocuparem seu lugar no mercado de trabalho com apoio do GDF
Na tarde desta sexta-feira (18), a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça entregou 41 novas Carteiras Nacionais de Artesão, na Casa do Turista em Brazlândia. A ação é uma iniciativa que vem garantindo aos trabalhadores que recebam o documento em suas cidades, além de aumentar o número de cadastros e de renovações.
Para a secretária, o principal objetivo dessa atividade é garantir aos artesãos todos os benefícios que a identificação gera. “Minha maior preocupação como gestora pública é gerar emprego e renda e o artesanato precisa desse reconhecimento, para que sejam respeitados, não apenas como artistas que são, mas como profissionais diferenciados que trabalham a alma do turismo”, afirma à gestora.
Na oportunidade, a secretária aproveitou para ouvir as demandas do setor e para apresentar outras ações que vão garantir a geração de renda para os artesãos, para o turismo e para a população de Brazlândia. “Com o apoio do nosso Governador, criamos aqui a Casa do Turismo, que conta com um Centro de Atendimento ao Turista e uma loja de artesanato, onde os artesãos podem expor e comercializar seus produtos; criamos a rota da Fé, que vai movimentar não apenas o turismo mas a economia local, entre outras ações que temos apoiado na cidade, como a Feira do Morango e a feira da Goiaba”, elencou Vanessa Mendonça.  
O administrador de Brazlândia Jesiel Rosa, que também esteve prestigiando a entrega das carteiras, ressaltou a importância da Casa do Turismo para os artesãos da cidade e destacou a parceria com a Setur/DF no desenvolvimento da cidade. “A secretária Vanessa é uma grande parceira da nossa cidade, a Casa do Turismo estava abandonada e nada disso estaria acontecendo sem ela. Em breve também estaremos inaugurando a rota Caminhos da Fé, que será outro grande atrativo para o turismo da nossa cidade”.
O deputado distrital Iolando Almeida (PSC) participou da entrega das carteiras e, na oportunidade, anunciou a construção de novos equipamentos na cidade e garantiu um galpão de 400 a 800 metros exclusivos para o artesanato. A notícia aumentou a expectativa dos trabalhadores. “Esse será um espaço muito especial para que possam vender os produtos de artesanato feitos na nossa cidade”, anuncia o deputado.
Crescimento do setor
O evento também seguiu com prestações de contas do trabalho que a Setur/DF tem realizado nos últimos três anos para o segmento. Os números são positivos demonstram a evolução do segmento ao longo da gestão. Entre 2019 e 2021 foram movimentados 2,6 milhões de reais com venda de produtos em mais de 100 feiras, eventos e lojas no DF. As informações trouxeram esperança aos artesãos que receberam suas carteiras.
O casal Elizângela do Rosário e José Fernando, que receberam suas carteiras com a pequena Yandra Delis dos Santos nos braços, revelaram que o artesanato é a única fonte de renda da família e veem na Carteira do Artesão uma oportunidade de alavancar as vendas. “Toda a renda que temos vem do nosso trabalho, agora, com a carteira vamos poder expor nossos produtos em feiras e nas lojas, essa é a nossa esperança”, conta a artesã. José Fernando ficou impressionado com a agilidade da entrega “cheguei aqui e não imaginava que já sairia com a carteira na mão foi muito rápido, estamos felizes, eu agradeço muito a secretária Vanessa”, comemora.


 
Mestre artesã Roze Mendes, secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, artesã Rebeca Silviano, artesão Divino Alves. Foto: Renato Braga/Setur-DF

A jovem artesã Rebeca Silviano, que apresentou suas peças feitas em concreto, afirmou durante o evento que encontrou no artesanato um ponto de partida para mudar de profissão. Formada em radiologia, Rebeca, não estava satisfeita com o mercado de trabalho e resolveu empreender. “A pandemia me fez buscar novos oportunidades e o artesanato foi a melhor opção que fiz. Eu acredito que a carteira será uma porta para várias oportunidades, estou muito agradecida e por isso, trouxe um presente para a secretária“, agradeceu Rebeca. 
 
Inclusão
Muito emocionada Myrna Caetana Rangel, artesã surda e muda,  recebeu sua carteira e fez questão de agradecer a atuação da secretária na inclusão dos trabalhadores com deficiência. Acompanhada de uma intérprete, a artesã reafirmou sua alegria ao ter em mão o documento. “Agora eu posso participar dos eventos, e ajudar os meus amigos que também são surdos a realizar seus sonhos, eu estou muito feliz e grata”.
Sua mãe, Caetana Santos, reconheceu o trabalho da secretaria de Turismo, mas reforçou que ainda faltam políticas públicas mais ativas para garantir que o deficiente auditivo possa ter um intérprete os acompanhando em feiras e eventos do artesanato. “Vejo minha filha vender seus produtos com todo o esforço, reconheço que nunca existiu uma secretária tão ativa e prestativa com o artesanato, por isso eu conto com a ajuda da secretária para garantir mais inclusão para os artesãos com deficiência”, finaliza Sônia.
A secretária reiterou o compromisso de garantir mais espaços e qualidade de vida para os trabalhadores com deficiência. Precisamos elaborar um Projeto de Lei que garanta o necessário para que esses artesãos vendam seus trabalhos”, conclui Vanessa Mendonça.



Caetana Santos, secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, artesã Myrna Caetana Rangel. Foto: Baraga/Setur-DF
 
Carteira
 A Carteira Nacional do Artesão é um documento gratuito, válido em todo o território nacional, se prestando a fomentar o processo de formalização da atividade artesanal, e propiciando aos seus portadores acesso a cursos de capacitação, feiras e eventos no Brasil e no exterior.
A Carteira habilita o artesão legalmente perante o DF e todo o Brasil. O documento funciona como um registro profissional, assim como, o CRM para os médicos. Elas só podem ser emitidas mediante a comprovação das habilidades artesãs, por meio de vídeo ou pessoalmente na Setur/DF. A renovação das carteiras carece apenas de uma atualização de dados e deve ser feita a cada seis anos, a contar da data de sua expedição.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos