BRB

Atacadistas brasilienses de pescados esperam vender 10% a mais na Quaresma deste ano

A Quarta-Feira de Cinzas marcou o fim do Carnaval e também significou o início da Quaresma para os católicos. A tradição religiosa costuma durar 40 dias e se estende até a Páscoa, que neste ano compreende o período entre 2 de março e 14 de abril. Religiosos costumam fazer promessas e se abster de prazeres carnais, além de pagar penitências, intensificar as orações e optar pelo jejum de alguns alimentos, como a carne vermelha, por exemplo



O período é, portanto, um dos mais importantes no ano para o comércio atacadista de pescados, que perde apenas para a Semana Santa, o Natal e o Ano Novo.

A expectativa do Sindicato do Comércio Atacadista do DF (Sindiatacadista/DF) é de que as vendas deste tipo de produto este ano cresçam em torno de 10%, em relação ao mesmo período do ano passado.

"Recebemos os pedidos do varejo no mês passado, que apontam esta tendência de aumento de consumo. Além disso, o peixe tem representado uma opção mais econômica em relação à carne, que sofreu aumentos consideráveis nos últimos anos", afirma Lysipo Gomide, presidente do sindicato.

Para o empresário Adolfo Plá Pujades, da Santa Lúcia Pescados, atacadista com mais de 30 anos de mercado, este ano deve, de fato, ser um pouco melhor do que em 2021. "Temos observado já um aumento na demanda, mas o pico acontece mesmo na Semana Santa", aponta. "Além disso, o preço médio também está mais salgado, sofrendo um reajuste na casa dos 10%, em relação a 2021", complementa.

Segundo ele, entre as opções mais procuradas estão: Tambaqui, Tilápia, Sardinha e Pintado. "A maior parte vem dos estados de Mato Grosso e Goiás", revela o empresário, lembrando que o consumo de bacalhau – que é um produto importado – tradicionalmente é o líder de vendas nesta época do ano.

Atenção na hora de escolher o pescado

O pescado é um tipo de carne muito recomendado por nutricionistas para a dieta do dia a dia. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o consumo de peixe deve ser feito, pelo menos, duas vezes na semana para auxiliar na manutenção da qualidade de vida e na prevenção de doenças cardiovasculares.

Mas você sabe escolher o peixe para levar para casa? Elencamos algumas dicas para lhe ajudar nesta tarefa, garantindo mais sabor e saúde na sua mesa. Confira:

Preste atenção nas características do peixe que leva para casa

Na hora de comprar o seu peixe, preste atenção em algumas características que podem sinalizar a qualidade e o bom estado de conservação do produto. São elas:
  1. A pele deve estar brilhante e seu muco – se houver – deve ser translúcido;
  2. A carne do peixe (caso opte por comprar filets) deve estar bem firme e elástica;
  3. Peixes inteiros devem ter olhos salientes e bem brilhantes;
  4. As escamas do peixe devem sempre estar bem aderidas à pele;
  5. As brânquias são sempre avermelhadas, com tons de rosa ou vinho escuro;
  6. O odor do peixe deve ser característico, porém suave, sem ser desagradável.

Produtos mais procurados na Quaresma:

1) Bacalhau
2) Tambaqui
3) Tilápia
4) Sardinha
5) Pintado

Conheça o portal FOCO NACIONAL: foconacional.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper