BRB

José Aparecido completa um ano de gestão à frente do Sistema Fecomércio-DF e ressalta conquistas para empresários e trabalhadores do comércio

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido da Costa Freire, completa neste sábado (5), um ano de gestão à frente da Federação do Comércio do DF e do Instituto Fecomércio e seis meses na presidência dos conselhos regionais do Sesc e do Senac

Foto: Renato Santos.

Durante esse tempo de gestão, diversas ações foram realizadas em prol do comércio, dos empresários, dos trabalhadores e da população do Distrito Federal como um todo.

Com intermediação da Fecomércio, foram estruturadas linhas de créditos para os empreendedores, além de vários outros benefícios. “Elaboramos protocolos de segurança contra o Covid e realizamos diversas reuniões para que os setores pudessem reabrir e funcionar com segurança. Também estabelecemos diálogos com o Poder Executivo para que o Programa de Recuperação Fiscal (Refis) saísse do papel e desse um fôlego para os empreendedores. Procuramos entender a dor de cada segmento e sanar uma a uma, com a ajuda de nossos sindicatos”, destaca José Aparecido.

No Instituto Fecomércio, o presidente do Sistema ressalta que foi feito história. “Depois de mais de 20 anos em situação irregular, o IF saiu do Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin). Agora, pode voltar a desenvolver grandes projetos, ampliando ainda mais o leque de pesquisas empresariais e convênios para a inserção de jovens no mercado de trabalho. Uma grande vitória, sem dúvida”, salienta José Aparecido. Durante o ano passado, o IF inseriu mais de 4,5 mil estudantes no mercado e retomou as pesquisas empresariais de pré e pós-vendas em datas comemorativas.

Já o Senac-DF, trabalhou durante esse período para transformar vidas e fomentar casos de sucesso. A diretora regional da entidade, Karine Câmara, explica que a instituição tem um grande papel em ajudar na retomada da economia. “Nossa missão e visão é profissionalizar a mão de obra e trazer novas pessoas para o mercado de trabalho, já que hoje temos muitas oportunidades abertas, mas não temos profissionais capacitados. O Programa Senac de Gratuidade (PSG), por exemplo, foi um sucesso: apenas em 2021 foram disponibilizadas mais de 28,6 mil vagas em diversos cursos e isso faz a diferença”, explica Karine.

“Na Faculdade de Tecnologia e Inovação Senac-DF diminuímos o valor da mensalidade e passamos a ofertar cursos de graduação a 99 reais e de pós-graduação por 200 reais, em uma estrutura toda moderna e inovadora, exatamente para aproximar mais o cidadão da qualificação. Hoje temos mais de 1,7 mil alunos e isso representa a educação profissional chegando nas empresas. Trazemos também os empresários para perto do Senac: assinamos nesse período mais de 20 termos de cooperação com sindicatos e empresas para a oferta de cursos, contribuindo para o desenvolvimento”, ressalta Karine Câmara.

No Sesc foram feitas diversas melhorias estruturais. A unidade da 504 Sul, por exemplo, uma das mais antigas, foi totalmente revitalizada. Toda a fachada foi repaginada, assim como espaços internos. A entidade realizou parcerias com o GDF para ofertar vacinas contra a Covid e o Programa Mesa Brasil foi outro destaque, ajudando diversas pessoas a saírem da pobreza alimentar. “Estamos trazendo o Sesc-DF de volta ao comerciário, com a reabertura dos clubes e restaurantes aos domingos e a constante modernização de nossas nove unidades. Nosso objetivo é trazer mais qualidade em nosso atendimento, com maior transparência e eficiência em todos os nossos serviços”, destaca o diretor regional do Sesc-DF, Valcides Araújo da Silva.

Principais Realizações da Fecomércio-DF
  1. Mais de 14 mil atendimentos no projeto Sistema Fecomércio Perto de Você 
  2. Acordo com GDF para ampliar lista de serviços essenciais durante a pandemia 
  3. Apoio e fortalecimento dos sindicatos patronais do comércio
  4. Aproximação e atuação em conjunto com a CNC
  5. Ações com secretarias de Estado para acelerar a retomada da economia 
  6. Aprovação da Lei que regulamenta feiras do DF
  7. Participação no 36º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais
  8. Participação no projeto que prorroga incentivos fiscais do ICMS 
  9. Apoio à formulação do Pro-economia I e II. Redução do ITBI de 3% para 1%, de janeiro para março de 2022 

Principais Realizações do IF
  • Retirada do IF da lista do Cadin
  • Retorno de pesquisas pré e pós-vendas
  • Mais de 4,5 mil estudantes inseridos no mercado de trabalho 

Senac-DF em números
  1. Mais de 200 cursos ofertados
  2. 28.688 mil pessoas matriculadas no Programa Senac de Gratuidade
  3. 34.475 mil pessoas matriculadas em cursos pagos
  4. Mais de 1,5 mil alunos matriculados na Faculdade Senac
  5. 73% dos alunos da Faculdade Senac já saem do curso com emprego garantido 
  6. 117 noivas atendidas no projeto Casamento Comunitário 

Sesc-DF em números
  • 280 mil clientes 
  • 2.158 alunos na área de educação 
  • Mais de 235 mil pessoas participaram dos eventos culturais 
  • 17 mil alunos em atividades esportivas 
  • 1.446.506 quilos de alimentos arrecadados pelo programa Mesa Brasil 
  • 7 mil pessoas são atendidas em média nas Unidades Operacionais
Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos