Na contramão do desemprego, setor da construção civil gera oportunidades em Valparaíso de Goiás

Em Valparaíso de Goiás, somente as obras do bairro planejado Reserva do Vale irão gerar até o final do ano mais de 700 vagas


Mesmo após o fim da pandemia e o retorno das atividades, a taxa de desemprego no Brasil pode aumentar em 2022. Segundo levantamento da agência de classificação de risco Austin Rating, elaborado a partir das novas projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a economia global, o Brasil aparece com a 9ª pior estimativa de desemprego no ano (13,7%). O ranking, que foi feito com 102 países, mostra o Brasil bem acima da média global prevista para o ano (7,7%). A colocação piora quando é colocada entre os membros do G20. O país fica na segunda posição, atrás somente da África do Sul (35,2%).

Em 2021, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil fechou o ano com a taxa média de desemprego em 13,2%, com mais de 12 milhões de desempregados. Na contramão desse cenário, o setor da construção civil vem trabalhando em prol da geração de empregos. Só em 2021, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), ligado ao Ministério da Economia, o setor registrou um aumento de 150% na geração de novas vagas. Foram, ao todo, 244.755 novos postos de trabalho. Em Goiás, o setor criou quase 9 mil vagas.

Em Valparaíso de Goiás, o setor imobiliário deve garantir bons números neste ano. Somente nas obras do bairro planejado Reserva do Vale, devem ser criadas mais de 700 vagas até o final do ano. Serão colaboradores diretos para construção de casas e edifícios.

Segundo Marcos Franco, diretor da área de engenharia da Plano Urbano, empresa responsável pelo Reserva do Vale, a construção civil é um dos setores que pode ajudar a reduzir o desemprego. “Grande parte da mão de obra que o setor de construção civil emprega é de pessoas com menor qualificação, que são os que mais enfrentam o desemprego no Brasil”, explica.

Ele lembra que, em razão da própria característica do setor, que ainda usa pouca mecanização, há oportunidades para esse público, que pode aprender uma nova profissão no canteiro de obras.

Com 56 alqueires de área, o que corresponde a 6,5 quilômetros lineares e uma área de aproximadamente 2,35 milhões de metros quadrados de extensão, o Reserva do Vale fica na região sul da cidade de Valparaíso de Goiás, com acesso privilegiado pela BR-040, e está em obras aceleradas. No espaço, serão implantados condomínios horizontais, parques, áreas comerciais, espaços de conexão e integração para diversos segmentos, tais como hub de esportes, saúde e educação, entre outros equipamentos para mais de 20 mil moradores. Dois condomínios horizontais já foram lançados e devem ser liberados para as obras das casas ainda nesse ano.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem