BRB

Reitor do IESB será palestrante do Innovation & Impact Summit 2022

Evento realizado na Suécia reunirá líderes das melhores universidades do mundo para discutir como desenvolver um ecossistema de inovação e impacto no ensino superior


Foto: Paulo Almeida.

Professor Luiz Cláudio Costa será o único representante da América Latina e participará como palestrante do evento em que será apresentado o THE Impact Ranking 2022, classificação de desempenho global que avalia as universidades em relação às ODS da ONU.

O Centro Universitário IESB participa do Innovation & Impact Summit 2022. O evento reunirá líderes das melhores universidades do mundo para discutir, de forma colaborativa, os desafios e sucessos do ensino superior ao promover iniciativas de impacto nas comunidades, por meio de um ecossistema de inovação mais próspero e sustentável. O congresso será realizado em Estocolmo, na Suécia, entre os dias 26 e 28 de abril.

O professor Dr. Luiz Cláudio Costa, reitor do IESB e presidente do Observatório de Rankings Acadêmicos e de Excelência, será o único palestrante da América Latina a participar do evento, promovido em parceria com o KTH Royal Institute of Technology, Times Higher Education e a Elsevier, uma das principais empresas de publicações científicas do mundo.

O reitor participará de todo o evento e a sua apresentação será no dia 28 de abril, com o tema "Conheça o Conselho Consultivo do THE Impact Ranking". Desde o seu lançamento, em 2019, o ranking é uma classificação de desempenho com metodologia única e global, que avalia as universidades em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Os dados do estudo de 2022, pela primeira vez com mais de 1.500 universidades, será divulgado em primeira mão durante o encontro.

O professor Luiz Cláudio tem um impacto significativo na educação no Brasil e no mundo e, atualmente, faz parte do Conselho da Times Higher Education Impact Ranking, que conta com apenas 10 representantes de renomadas instituições internacionais, como a University of Surrey, uma das melhores universidades do Reino Unido; University of Auckland, na Nova Zelândia; University of Toronto, no Canadá e University of Bonn, na Alemanha.

No encontro, o reitor do IESB vai compartilhar a importância da internacionalização na educação e destacar como as universidades podem se envolver com as ODS e seus impactos, tanto para os países e regiões, como em benefícios aos alunos. Após a divulgação do THE Impact Rankings 2022, os participantes terão a oportunidade de conhecer e fazer perguntas aos membros do Conselho Consultivo. Entender melhor como proporcionar um clima próspero de inovação e avançar no cenário universitário em relação às propostas da ONU.

"Este evento é muito importante porque ele é um dos primeiros presenciais depois de tudo que as instituições de ensino passaram nos últimos dois anos com a pandemia. Ele reúne várias universidades do mundo para discutir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os quais sabemos, lamentavelmente, foram atrasados com a crise da Covid-19. Vamos discutir os comprometimentos que as instituições de ensino superior devem ter com as ODS e como os estudantes devem estar envolvidos nisso", explica o professor Luiz Cláudio

Ele destaca ainda os benefícios do encontro para o IESB, única instituição da América Latina que se apresentará como expositora. "Primeiro porque temos a nossa Cátedra da Unesco, na qual trabalhamos exatamente com as ODSs. Também porque o encontro vai mostrar quais as universidades do mundo estão mais comprometidas com esses objetivos, apresentando um ranking dessas IES, mostrando o que elas estão realizando e seus diferentes impactos. Então, é muito importante o IESB estar presente. Somos a única instituição da América Latina como expositor e vamos estar em dois momentos discutindo essas questões. Vamos falar ainda da internacionalização responsável, que fazemos há algum tempo. Portanto, será algo extremamente importante para nós que estamos na gestão e toda a comunidade do IESB, professores e estudantes. Vamos trazer muitas novidades para nossa instituição", completa o reitor.

O professor Luiz Cláudio participará ainda de um encontro reservado promovido pelo KTH Royal Institute of Technology, para o qual foram convidados poucos líderes da educação no mundo, onde será tratado o tema "Internacionalização responsável para uma sociedade mais sustentável e Igualitária".

 

Cátedra UNESCO IESB reforça ações para a Agenda 2030

O Centro Universitário IESB, em Brasília, está ainda mais engajado em formar cidadãos que introduzem mudanças na sociedade por meio da educação. A preocupação com o desenvolvimento da comunidade local, que sempre foi um dos pilares da instituição, ganhou um novo impulso com a renovação do acordo com a UNESCO, que desde 2008 vem apoiando os projetos sociais do IESB, com a Cátedra UNESCO sobre Desafios Sociais Emergentes.

Ao longo dos anos, cerca de 700 Cátedras foram criadas em todo mundo, em instituições acadêmicas que desenvolvam ensino, pesquisa e inovação. No Brasil são 23 Cátedras e o IESB é uma delas. "Temos muito orgulho deste reconhecimento da UNESCO em relação aos trabalhos sociais e pesquisas que estamos desenvolvendo desde a fundação da nossa instituição. Entendemos que o impacto na vida dos alunos se faz também por meio da formação de valores humanos de solidariedade, cooperação, ética e respeito", afirma a professora Eda Machado, fundadora do IESB e diretora da Cátedra na instituição.

Para este ano, o IESB promoverá um sistema ainda mais integrado de pesquisa e eventos no domínio dos novos desafios sociais, com foco na educação, meio ambiente e justiça social. Essas iniciativas contribuem para a concretização dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, um pacto global firmado em 2015 para transformar o mundo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper