Valid implanta solução Planta On-line na Prefeitura de Cubatão

 





 

 Com o novo sistema, a Prefeitura de Cubatão avança para estar entre as Smart Cities do país

 

 A Prefeitura de Cubatão vem investindo em soluções informatizadas para agilizar os serviços públicos, automatizar processos e reduzir a burocracia. A iniciativa faz parte da transformação digital promovida pela Administração Municipal que visa ampliar e facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos por meio da Internet e aproximar a sociedade e Governo.

O trabalho de modernização digital, intensificado durante a pandemia da Covic-19, tem foco na melhoria da experiência do cidadão, ator principal de todo o processo.  Neste período, a Prefeitura desenvolveu o Mapa Digital do Município a partir de imagens aéreas de alta precisão, além de automatizar o processo de abertura, alteração e encerramento de empresas integrando os processos locais aos serviços relacionados aos órgãos Estaduais (ViaRápida) e Receita Federal. Os dois processos podem ser acessados diretamente no site oficial www.cubatao.sp.gov.br clicando na aba Serviços.

O sucesso alcançado nos projetos já implantados incentivou a Administração a avançar ainda mais implantando o serviço de Aprovação de Plantas e Projetos de Obras Particulares, totalmente informatizado e disponível para acesso de profissionais e interessados pela Internet.

A solução adotada pela Prefeitura foi o Planta On-line, sistema para regularização e aprovação de obras e projetos, desenvolvido pela Mitra, vertical Smart Cities da multinacional Valid.  O Planta  On-line é uma ferramenta eletrônica que opera de forma totalmente  virtual, eliminando a necessidade da tramitação de documentos físicos, proporcionando agilidade e transparência em todas as etapas do processo.

O Planta On-line entrou no quadro de desafios da Prefeitura em função do forte impacto na sociedade, pois facilita o acesso do cidadão à autorização de novas construções, reformas e demolições, reduzindo os prazos e entraves burocráticos envolvidos nos trâmites de aprovação junto aos órgãos municipais. Com isso, a Administração entrega aos profissionais que atuam no segmento da construção civil e para os cidadãos em geral um processo ágil, simplificado e centrado no usuário, totalmente reformulado.

Segundo Fabiana Santos, diretora do Departamento de Infraestrutura e Obras Particulares de Cubatão, os profissionais ligados à construção civil, agentes do mercado imobiliário e proprietários de imóveis poderão acompanhar, em tempo real, o trâmite da aprovação de projetos de edificação residencial. “A consulta será realizada pela internet, sem a necessidade de comparecimento na Prefeitura”.

Por intermédio de requerimento on-line, o profissional seleciona o serviço, define o imóvel e anexa ao processo eletrônico a documentação digitalizada. Após a autorização do serviço por parte do proprietário, é emitida eletronicamente a Certidão de Diretriz on-line a partir da análise geográfica da localização do imóvel e do zoneamento vigente.

Fabiana explicou, ainda, que a anexação de documentos pode ser realizada a qualquer tempo durante a tramitação. O sistema permite a visualização integral dos despachos, possibilitando o acesso a profissionais habilitados e proprietários do imóvel. A diretora enfatizou a precisão dos dados: “Há a geração de informações confiáveis, atualizadas e tempestivas para tomada de decisões. Além disso, temos a acessibilidade, com a alta disponibilidade dos serviços web, garantindo agilidade e comodidade na prestação dos serviços com a integração entre os diversos órgãos municipais”.

A nova sistemática reduz diversos custos operacionais da Prefeitura, gerando economicidade para os profissionais e proprietário que podem acompanhar on-line todas as etapas até a aprovação final do projeto, evitando deslocamentos, impressão de documentos e agilizando a comunicação com os órgãos municipais. Isso contribui para que as obras possam ser realizadas dentro das normas legais, colaborando com o desenvolvimento econômico e garantindo os padrões urbanísticos necessários à sustentabilidade ambiental e melhoria da qualidade de vida da população. Todo o processo é feito com total transparência. 

Luciano Pezza Cintrão, diretor da Valid, ressalta que a solução utiliza inteligência geográfica para emissão de certidão de uso do solo de forma automatizada, facilitando os serviços de análise técnica. “Com o Planta On-line conseguimos integrar os vários órgãos municipais e disponibilizar informações confiáveis, atualizadas em tempo real para tomada mais assertiva de decisões”.

 

 Sobre a Valid

A Valid entrega soluções de confiança com inovação e tecnologia de ponta. Nossa inteligência está nos seus documentos, cartões, smartphone e até mesmo nas transações que você realiza. 

 

Reconhecer e legitimar você é o nosso cotidiano! 

Com mais de 60 anos de experiência no mundo todo, construímos um legado muito forte que não para de crescer e, hoje, somos mais de 6.000 colaboradores, em 16 países, trabalhando para oferecer um mundo mais confiável e seguro.  

No Brasil, somos a maior empresa em emissão de documentos de identificação, no mundo ocupamos a 5ª posição na produção de SIM Cards e estamos entre os 10 maiores fabricantes de cartão do planeta.

 

Estamos organizados em 4 verticais de negócios: 

 

Valid ID – Identificação 

 

Valid Cities – Cidades Inteligentes 

 

Valid Link – Conectividade 

 

Valid Pay – Meios de pagamento 

 

 O que queremos é transformar o hoje e o amanhã.

 

Se você se identifica com essa evolução, você se identifica com a Valid. 

 

Valid – Trust Powerhouse 

 

Para saber mais, acesse www.valid.com



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem