BRB

Alimento fundamental da culinária brasileira, o milho é celebrado com Dia Nacional em 24 de maio


De alimento sagrado para as civilizações pré-colombianas a um dos pilares da nossa agricultura, o milho sempre foi de suma importância para as populações da América do Sul, América Central e Norte da Europa. Seu nome significa “sustento da vida” na língua indígena caribenha. No Brasil, o milho já era cultivado pela população nativa antes mesmo do contato com os colonizadores, sendo a base da alimentação indígena, juntamente com a mandioca.

 

Com os portugueses, entretanto, o cultivo alcançou escala industrial e hoje, 500 anos depois, a produção do grão em 2022 é estimada em 115,6 milhões de toneladas, segundo a Conab.  Pela importância, o milho ganhou uma data só para ele: o dia 24 de maio é considerado o Dia Nacional do Milho.


Prepare um bolo para comemorar a data com os ingredientes do Fort Atacadista


Nutricionalmente o milho possui diversos benefícios, pois é rico em antioxidantes luteína e zeaxantina, além de apresentar alto teor de fibras. Também é muito versátil na cozinha, com centenas de receitas doces e salgadas.

 

O grão é também parte fundamental da cultura brasileira, sendo muito apreciado na época de outono e inverno, principalmente com as festas juninas. E para comemorar o Dia do Milho em grande estilo, a chef de cozinha Heloísa Garcia compartilhou uma receita saudável e deliciosa de Bolo de Milho para fazer em casa. Todos os ingredientes você encontra no Fort Atacadista. A chef também disponibilizou o passo-a-passo da receita em seu perfil do Instagram www.instagram.com/docegraosobremesas.


 

Bolo de Milho saudável

      4 a 5 espigas de milho (ou 2 xícaras de grãos de milho)

      2 xícaras de chá de leite de coco

      1 colher de sopa de óleo de coco (ou outro óleo vegetal)

      4 ovos

      1 xícara de chá de açúcar (ou xilitol para a versão zero açúcar)

      1 pitada de sal

 

Modo de preparo

  1. Lave bem as espigas de milho e com a ajuda de uma faca, separe os grãos;
  2. Bata os grãos de milho no liquidificador com o leite por mais ou menos 7 minutos, se for necessário divida o milho em duas partes;
  3. Em seguida, acrescente ao milho o açúcar ou adoçante, os ovos, o óleo de coco, o sal e bata até obter uma mistura homogênea;
  4. Não se assuste, o ponto da massa é bem líquido mesmo! Esse bolo de milho é rico em fibras por não ser coado;
  5. Despeje a massa em uma forma retangular pequena untada e enfarinhada (você pode utilizar farinha de trigo ou de arroz, caso prefira seu bolo sem glúten) e leve assar em forno preaquecido a 220º por cerca de 45 minutos, ou até que o bolo esteja firme e levemente dourado.

 

Onde encontrar- Nas lojas do Fort Atacadista, rede de atacarejo do Grupo Pereira, é possível encontrar o milho em lata, em pouch e in natura na espiga, e contar com a facilidade no pagamento do Vuon Card. No Distrito Federal as lojas do Fort Atacadista ficam em Ceilândia, Sol Nascente e Taguatinga.

  

________________

 

Sobre o Fort Atacadista

 

Criada em 1999, com a abertura de sua primeira unidade na cidade de Joinville, em Santa Catarina, a rede Fort Atacadista é a bandeira de atacarejo do Grupo Pereira, um dos maiores varejistas de alimentos do Brasil. Com 48 unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e no Distrito Federal, o Fort Atacadista se destaca pelos preços competitivos, pela excelência em produtos perecíveis e pela arquitetura moderna de suas lojas, que oferece layout planejado para facilitar a jornada de compra do cliente, além das facilidades de pagamento e benefícios oferecidos pelo Vuon Card, cartão de crédito próprio do grupo.

 

Fundado em 1962, em Santa Catarina, o Grupo Pereira é detentor ainda de redes de varejo alimentar, atacado de distribuição, farmácias e um posto de combustível, além do braço financeiro Vuon e de logística Perlog. Com mais de 16 mil colaboradores, está presente nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Saiba mais em fortatacadista.com.br e grpereira.com.br.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos