BRB

Mestres da culinária, os Chefs de Cozinha são homenageados no dia 13 de maio

Há quem acredite que a vida de um chef de cozinha é feita apenas de glamour, programas de televisão com receitas e muito requinte. Os bastidores da arte de cozinhar profissionalmente são feitos de paciência, criatividade e empenho. Para atuar como chef de cozinha, o profissional deve fazer um curso de Gastronomia e constantes formações, com atualizações sobre as técnicas e truques gastronômicos. Na próxima sexta-feira, 13 de maio, é celebrado o Dia do Chef de Cozinha.

A data nacional foi criada pela Associação Brasileira da Alta Gastronomia (ABAGA), em 1999, com o objetivo de homenagear o ato e o prazer de cozinhar. Esses profissionais também são lembrados em 20 de outubro, quando se comemora o Dia Internacional do Chef de Cozinha.

Em 2022 o calendário reservou a comemoração para uma sexta-feira e a cliente do Fort Atacadista de Ceilândia do Distrito Federal, Nalva dos Santos dá a dica de um caldo verde que aprendeu com a chef de cozinha Ana Tomazoni do site www.saboresabergastronomia.com.br. “Vim do Piauí e como uma típica nordestina adoro receitas com mandioca e um caldo engrossado com ela fica maravilhoso. Tenho o hábito de comprar no Fort, pois além do preço bom, as verduras e legumes de lá estão sempre fresquinhos”, conta a cliente. Se você não sabia o que preparar para o jantar desta sexta-feira, anote os ingredientes e bom apetite!

Caldo verde brasileirinho – Chefe de Cozinha Ana Tomazoni

Ingredientes

- 300g de linguiça calabresa em rodelas

- 1 colher (sopa) de azeite de oliva

- 2 dentes de alho

- 1 cebola

- 300 g de batata picada

- 1 mandioca picada

- Sal e pimenta do reino moída na hora

- Noz moscada

– 1 pimenta dedo de moça sem sementes

- 2 litros de caldo de vegetais caseiro

- 1/2 maço de couve manteiga

– 1 amarrado de ervas (salsa, alho poro, salsão, cebolinhas, manjericão)

- 300 g de queijo de coalho (opcional)

Modo de preparo

Frite as rodelas de linguiça e reserve. Na panela que fritou a linguiça, retire o excesso de óleo da linguiça, coloque o azeite de oliva, o alho e a cebola, refogue bem. Junte as batatas, a mandioca, a pimenta, o caldo de legumes caseiro, o sal, a noz moscada, a metade da couve e o amarrado de ervas. Deixe ferver por 20 minutos, ou até ficar bem cozido. Retire o amarrado de ervas. Bata no liquidificador e peneire todo o caldo cozido, volte para a panela e deixe ferver por mais 3 minutos com o restante da couve picada bem fininha, a pimenta dedo de moça picadinha e a linguiça em rodelas. Separado em uma frigideira antiaderente, coloque cubinhos do queijo de coalho e grelhe até ficar dourado. Sirva com o caldo verde, os cubinhos de queijo grelhado. Se você for vegetariano, dispense a linguiça. Opcional: Sirva acompanhado de torradas ou pão aquecido.

Onde encontrar 

Muito rica em nutrientes, a mandioca, alimento versátil para diversas receitas e os demais ingredientes para o caldo verde brasileirinho, podem ser encontrados nas lojas do Fort Atacadista no Distrito Federal. Em todas as unidades o setor de hortifrutigranjeiro é completo e abastecido frequentemente para que o consumidor sempre tenha à disposição alimentos frescos. No DF o Fort Atacadista está presente em Taguatinga, Ceilândia e Sol Nascente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper