Dia do Profissional de RH: veja 6 dicas para se sair bem nos processos seletivos

Especialista da faculdade Anhanguera dá dicas para conquistar a vaga tão sonhada



No dia 3 de junho comemora-se o dia do Profissional de Recursos Humanos. Uma carreira que tem uma variedade enorme de funções, e, ao longo dos últimos anos, é possível notar que este profissional vem ganhando cada vez mais espaço nas organizações. Entre as funções está o recrutamento e seleção de talentos, desde a análise de currículo, entrevista, teste, até a efetivação do cargo almejado. 


Para muitos candidatos, a entrevista traz aquele “friozinho na barriga” e ansiedade. Uma mistura de emoções e sentimentos, afinal, são poucos minutos para demonstrar o talento. Para auxiliar quem busca uma nova oportunidade, a administradora e coordenadora do curso Gestão de Recursos Humanos da faculdade Anhanguera, Irlaine Cavalcante, elencou seis dicas importantes de como obter destaque nos processos seletivos e conquistar a vaga tão sonhada. Confira:

 1- Redes Sociais

Hoje, as redes sociais são como uma janela onde conseguimos observar diversos horizontes, que nos permite buscar novas oportunidades ou até mesmo encontrar o caminho mais fácil e seguro para o desenvolvimento profissional e o “emprego dos sonhos". Plataformas como Instagram, Facebook, LinkedIn, nos permite adentrar no mundo profissional através de um clique, e assim é possível criar um perfil profissional moldado nas tendências de mercado, o qual compete na atualização e manutenção constante, do que o mercado está necessitando naquele certo momento.

 2- Preparo do CV

Preparar o currículo sempre foi um assunto bastante falado, principalmente pelos recrutadores. Um currículo bem objetivo e organizado gera curiosidade por parte do empregador e assim a chance de obter sucesso cresce ainda mais. Coloque habilidades e conhecimentos em destaque, isso vai ajudar muito o recrutador ao que vai chamar mais atenção.

 3- Cadastramento do CV em sites de Recrutamento

Com o currículo já pronto, é interessante cadastrar nos principais sites de seleção da sua região e em sites de recrutamento nacionais, aumentando assim as chances de almejar o tão sonhado emprego. Lembre-se, "Só quem é visto, é lembrado". Seja atento, preencha todas as questões e não deixe, em nenhum momento, de atualizar seu status nas plataformas que se inscreveu.

 4 – Desenvolvimento de Habilidades Comportamentais

Nos dias atuais, desenvolver habilidades comportamentais (soft skills), que estão ligadas à inteligência emocional, trabalho em equipe, resiliência para lidar com problemas e soluções no espaço de trabalho pode ser um diferencial na hora de conquistar aquela tão sonhada vaga.

 5- Preparação Profissional

Sabemos que em um mundo globalizado com diversas profissões no mercado, fica até difícil escolher qual seguir, o ideal é que seja feito um teste profissional, para assim conseguir caminhar no que está mais próximo a competências individuais. Importante, neste momento, buscar ajuda profissional com um especialista em RH ou Psicólogo.

6- Especialização em uma única área 

Muitas oportunidades, muitos trabalhos. Engana-se quem compreende que pode fazer tudo em qualquer área. Escolha um ramo de atuação e se especialize como tal, assim você será o melhor na sua área de atuação e não faltará trabalho. Lembre-se que o mercado está cheio de profissionais medianos, seja o profissional excelente. Uma vez que quanto mais apropriação se mostra sobre dado assunto, maiores serão as oportunidades que se abrirão no mercado de trabalho.

É interessante lembrar que o que fará total diferença é o seu “a mais”, o que de diferente puder oferecer para o mercado de trabalho. Por isso, estude as tendências do momento e não seja mais do mesmo!

 

 Sobre a Anhanguera 

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.   

 

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.   Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.  

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem