Marcelo Germano: o influenciador que auxilia donos de pequenas e médias empresas a acabarem com o caos através de uma equipe autogerenciável

 Com mais de 371 mil seguidores no Instagram, o especialista em gestão empresarial é dono de cinco empresas, e responsável por gerar crescimento aos mais de quatro mil empresários que aderiram ao método do EAG

Foto divulgação – Marcelo Germano: influenciador, dono de 5 empresas e especialista em gestão empresarial

“Vim de uma família humilde, mas nunca passamos necessidade, tínhamos o básico: uma casa própria, às vezes meu pai tinha carro, outras vezes não. Eu queria fazer alguma coisa diferente para mudar a realidade que eu tinha, por isso, comecei a trabalhar com 13 anos.

Assim começa a trajetória de Marcelo Germano, de office boy em uma pequena empresa para empresário de sucesso, dono de cinco empresas de segmentos diferentes, faturando mais de 50 milhões em plena pandemia e influenciador do ramo do empreendedorismo, com mais de 371 mil seguidores no Instagram.

Marcelo Germano é especialista em gestão empresarial e empresário há mais de 25 anos. É formado em administração de empresas e comércio exterior. Tem em seu currículo formação em treinamentos de empreendedorismo pelo Babson College, em Boston – Massachusetts, MBA em gestão executiva, curso de High Performance Intensive, pela Gallup - instituto de formação de coaches mais respeitado do mundo, assim como cursos de extensão em gestão empresarial na BSP: Business School – São Paulo.

Conhecido como o comandante dos donos de pequenas e médias empresas, Marcelo Germano é o idealizador do método do EAG (Empresa Autogerenciável), auxiliando até hoje mais de quatro mil clientes a faturarem o total de mais de 60 bilhões de reais.


De office boy em uma pequena empresa para dono de 5 empresas

“Sim, o meu primeiro emprego foi como office boy em uma pequena empresa. Tinha o objetivo de conquistar algo para melhorar a minha realidade, por isso, comecei a trabalhar cedo, estudei, fiz faculdade. Sempre fui em busca de me aperfeiçoar através dos estudos. O meu pai tinha um escritório de despachante, e percebendo as necessidades dele na empresa, decidi trabalhar com ele.

Em 1996 abri minha primeira empresa com um primo – era uma transportadora, que fazia entregas com combis e motos. Depois de seis meses que abrimos a empresa, houve um desentendimento e decidi sair da sociedade”, conta Marcelo.

Em 1998 Marcelo Germano abriu o próprio despachante, fez empréstimos e começou a empresa totalmente endividado. Trabalhando de 12 a 16 horas por dia, 7 dias por semana, com muitas dificuldades e desafios até que conseguiu um grande cliente. Após implementar novos métodos e conceitos, a empresa cresceu rápido, o que possibilitou pagar todas as dívidas:

“Busquei estudar bastante sobre gestão empresarial, inclusive, fora do Brasil. Fui atrás de consultoria e especialistas para implementar um plano de negócio no novo despachante que abri. Conseguimos certificados, treinei meus líderes, investi em capacitação, realinhei a cultura da empresa, comecei a delegar tarefas e percebi que começou a sobrar tempo.

Fui estudar inglês nos Estados Unidos, fiquei sete meses por lá e, para a minha surpresa, a empresa cresceu ainda mais, mesmo estando longe. Percebi que estava criando uma cultura de empresa autogerenciável. Decidi investir em qualidade de vida no Brasil e me mudei para Florianópolis/SC. Abri uma importadora na cidade na área da tecnologia, onde apliquei a mesma metodologia de gestão e, com a implementação desse método autogerenciável, a operação das minhas empresas não depende 100% de mim para funcionar, o que me permite estar à frente de mais empresas”, comenta Marcelo.

Foi, então, que começaram os questionamentos: “Marcelo, como você consegue ter duas empresas e ainda sobrar tempo para o descanso, cuidado pessoal, férias e tempo de qualidade com a família?”. E, por conta disso, surgiu a terceira empresa: o EAG! A partir da junção de todo o aprendizado, estudos, mentorias e práticas da trajetória empresarial, Germano cria o método do EAG (Empresa Autogerenciável). Ele explica:

“Hoje, posso dizer que conquistei todas as liberdades que um empresário pode conquistar: de tempo, dinheiro, relacionamento e propósito. E foi assim que comecei o meu legado. Atualmente, tenho cinco empresas, que no último ano faturaram mais de 50 milhões de reais. Minha trajetória não foi fácil. Mas aprendi muito com meus erros, acertos, até aprender de fato o que um verdadeiro dono de negócio deve fazer. Eu não acredito em sorte. Eu acredito em meta, plano de ação e execução do plano.”

Marcelo Germano: idealizador do método do EAG - Empresa Autogerenciável

Hoje, a equipe do EAG é responsável pela geração de conteúdos gratuitos e entrevistas no podcast “Empresa Autogerenciável” e no canal do Youtube do EAG, liderados por Marcelo Germano. O podcast está entre os mais ouvidos na área de negócios e os vídeos do canal possuem milhões de visualizações. As empresas de Marcelo Germano cresceram mais de 150% durante a pandemia e atingem números de faturamento na casa dos 50 milhões de reais.


Empresa sem Caos - Método do EAG (Empresa Autogerenciável)

Marcelo Germano criou um método exclusivo no mercado e tem como missão acabar com o caos nas empresas através de uma equipe autogerenciável. A metodologia está baseada em seis pilares: domínio pessoal, cultura, liderança, gestão, finanças e tração.

A partir da apresentação de ferramentas práticas de gestão, o objetivo é transformar os donos de pequenas e médias empresas para que eles conduzam organizações vencedoras. Os treinamentos são divulgados e conhecidos em todo o Brasil. Conteúdos gratuitos são gerados e disponibilizados em plataformas digitais e já ajudaram milhares de empresários do país a darem grandes saltos de performance.

 

O programa EAG envolve conteúdo preparatório com aulas on-line ao vivo, teoria, prática, treinamento de equipes, definição de metas através de metodologia de gestão, estudos e análises que resultam em desafios para serem aplicados pelos donos nas empresas que gerenciam. Durante a imersão, o empresário desenvolve competências para criar uma cultura organizacional poderosa, exercer liderança que conduza a empresa rumo aos objetivos dela, engajamento de time, recebendo conhecimentos para fazer uma boa estrutura organizacional e desenvolver habilidades para fazer uma gestão efetiva do negócio. Tudo com o objetivo de ter mais eficiência, crescimento, satisfação dos funcionários, e conseguir se sobressair no mercado competitivo dos negócios.

Marcelo Germano palestrando no palco durante o evento “Imersão EAG” para centenas de donos de pequenas e médias empresas

 “O grande ponto é que nesses anos todos eu descobri que a única forma de acabar com o caos nas pequenas e médias empresas é quando o dono resolve se tornar o Comandante da própria empresa. Não tem passe de mágica ou bala de prata. Existe um método. Por isso, produzo conteúdos gratuitos e de alto valor todos os dias, para que as pessoas possam se inspirar, aprender e colocar em prática o que ensino. Porque sei que mudando o dono da empresa, nós mudamos o negócio. E dessa forma, mudamos não só a vida do empresário, mas também a vida dos seus funcionários e familiares. E é assim, que mudamos todo o ecossistema. Resumindo: empresas melhores geram um país melhor. Todo dono de empresa precisa de ajuda externa”, enfatiza Germano.

Prêmio Mindshifters - RD Station: Mentes que Transformam

Marcelo Germano foi o vencedor na categoria Vendas – Gestão do Prêmio Mindshifters: Mentes que Transformam, promovido pelo RD Station - líder no desenvolvimento de software para pequenas e médias empresas.

Foram mais de 700 indicações que culminaram com 10 nomes na área de marketing e 10 nomes na área de vendas.

De acordo com os idealizadores do prêmio, eles são destinados para profissionais que inovam, levantam discussões importantes, constroem comunidades, desafiam padrões, democratizam informações. Gente que inspira, provoca e contribui para a evolução do mercado e da sociedade.

Marcelo Germano: Vencedor do Prêmio Mindshifters – Gestão/Vendas - RD Station)

 “Recebi esse reconhecimento incrível através da premiação do RD Station por ter criado e liderado o método ‘EAG - Empresa Autogerenciável’ e o movimento ‘Empresa Sem Caos’. Quero agradecer a todos por acreditarem na minha missão, assim como eu acredito. E obrigado a todos os comandantes - donos de pequenas e médias empresas - que confiam no meu trabalho e aceitam o desafio de acabar com o caos nas suas empresas. Cada um de vocês é muito importante nessa jornada,” comenta Marcelo Germano.

Saiba mais sobre Marcelo Germano e o método do EAG (Empresa Autogerenciável):

Sites:

https://marcelogermano.com.br/

 

https://empresaautogerenciavel.com.br/

Instagrams:

https://www.instagram.com/marcelogermanoeag/

https://www.instagram.com/empresaautogerenciavel

Podcast EAG:

 

https://open.spotify.com/show/0t2YcQLuHgPvCeo6AnGpos

 

Canal do Youtube EAG:

https://www.youtube.com/channel/UCwtq2R395wviz-uHTFGPECw

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos