Para todas as idades: 5 motivos para incluir a carne suína na rotina alimentar

Para aproveitar a Semana Nacional da Carne Suína, que acontece de 01 a 17 de junho, Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, destaca os benefícios do corte e ensina deliciosas receitas para o dia a dia. Versátil e saborosa, a proteína é recomendada para os mais diferentes públicos, desde crianças, até praticantes de atividades físicas e idosos



Devido a constantes mudanças e inovações no setor de produção, muitas informações sobre a carne suína foram sendo desmistificadas. Além de ter um ótimo custo-benefício, a proteína também possui diversas propriedades, sendo recomendada para os mais diferentes grupos de pessoas.

A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, explica que, para quem pratica atividades físicas, a carne de porco é uma excelente opção, pois “garante proteínas de alto valor biológico - precursoras de aminoácidos essenciais, necessários para a manutenção da massa magra -, previne câimbras e contém antioxidantes - que ajudam a reduzir o estresse oxidativo causado pelo exercício.

Para os idosos, a opção ajuda tanto a fornecer nutrientes, quanto a melhorar a aceitação de alimentos ricos em proteínas, “principalmente aos que enjoam com facilidade das fontes proteicas ofertadas na rotina alimentar”, diz Renata.

Gestantes e mulheres em fase de amamentação podem fazer o consumo, desde que a carne não esteja mal passada. O mesmo vale para pessoas com algum comprometimento imunológico.

E, para quem tem crianças em casa, a nutricionista conta que os pais podem incentivar a ingestão da carne suína, já que, “além de prática e saborosa, ela aumenta a variedade do cardápio e fornece uma rica fonte de minerais e vitaminas, excelentes para o desenvolvimento dos pequenos.”

No geral, os cortes suínos possuem potássio, que auxilia no controle da pressão arterial e na saúde cardiovascular como um todo; são fontes de vitaminas do complexo B, importantes para o sistema nervoso central e para a prevenção de doenças neurológicas, como a demência; contêm uma boa quantidade de ferro, que atua contra anemias, ajuda na imunidade e favorece a boa oxigenação no sangue.

Em relação a recomendação de consumo, Renata explica ser algo individual, que varia de acordo com o peso e idade de cada pessoa. Para quem possui doenças que requerem o controle da ingestão de proteínas, a indicação da quantidade deve ser feita por um nutricionista, após avaliação.

No momento da compra, é essencial que se tenha atenção a alguns pontos, a fim de garantir um corte suíno fresco e de qualidade. “Vá a um local de sua confiança e sempre observe o aroma e a coloração da carne, que não pode apresentar forte odor e/ou partes mais escuras - geralmente esverdeadas ou amarronzadas”, orienta a especialista.

De 01 a 17 de junho, a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) realiza a décima edição da Semana Nacional da Carne Suína. A ação tem como objetivo promover soluções e estratégias para impulsionar as vendas e o consumo dos cortes no país.

Aproveite e garanta seus cortes fresquinhos no Oba. Acesse Oba Reserve Digital, conheça toda a qualidade da linha de marca própria e confira dicas de preparações.

Agora, você tem ainda mais motivos para incluir essa saborosa e versátil opção no seu dia a dia! Então, não deixe de provar as receitas irresistíveis que Renata separou.

Pernil suíno assado

Ingredientes:

1 kg de pernil cortado em cubos

4 dentes de alho amassados

Sal e pimenta a gosto

4 colheres de sopa de maionese

3 batatas médias picadas



Modo de preparo:

Faça uma mistura com a maionese, o sal, a pimenta e o alho amassado, e tempere os pedaços de pernil. Deixe descansar por 30 minutos antes de assar.

Coloque o pernil em uma assadeira e acrescente as batatas cortadas em 4 partes. Cubra com papel alumínio e leve para assar em forno médio por cerca de 30 minutos.

Retire o papel alumínio e volte ao forno por mais 30 minutos ou até que a carne e as batatas fiquem douradas.



Costela suína com mandioca

Ingredientes:

1 kg de costelinha suína picada

2 colheres de sopa de azeite

3 dentes de alho amassados

1 cebola média ralada

1 colher de sopa de colorau em pó

1 colher de sopa de pimenta calabresa

2 tomates picados

½ pimentão verde picado

1 kg de mandioca cortada em cubos

Sal a gosto



Modo de preparo:

Em uma panela de pressão, aqueça o azeite e doure o alho, a cebola e os pedaços da costelinha. Acrescente o colorau, a pimenta, o sal, os tomates e o pimentão. Refogue bem para o tempero incorporar à carne. Adicione a mandioca e cubra com água. Tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos (após começar a “chiar”).





Lombo suíno ao vinho

Ingredientes:

1 peça média de lombo suíno

200ml de suco de laranja

Sal e pimenta a gosto



Modo de preparo:

Coloque papel alumínio em uma assadeira, acomode a peça de lombo e tempere com o sal e a pimenta. Regue o lombo com o suco de laranja e embrulhe com o papel alumínio. Leve ao forno médio por cerca de 1 hora. Após esse tempo, abra o papel alumínio e leve o lombo ao forno novamente até que fique dourado.



Para o molho:

3 xícaras de chá de vinho tinto

½ xícara de chá de molho shoyu

1 cenoura picada

Sal a gosto



Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes e cozinhe em fogo baixo até que o odor de álcool do vinho não possa mais ser sentido. Retire o lombo do forno e regue com o molho.



Sobrepaleta suína com cerveja e mel

Ingredientes:

1 sobrepaleta suína

Sal, pimenta do reino e tomilho a gosto

4 colheres de sopa de azeite

1 xícara de chá de cerveja

1 xícara de chá de mel



Modo de preparo:

Tempere a carne com o sal, a pimenta, o tomilho e o azeite. Misture a cerveja com o mel e regue a sobrepaleta. Embrulhe com papel alumínio e leve ao forno médio por cerca de 1 hora. Após esse tempo, retire o papel alumínio e deixe assando por cerca de 30 minutos, até dourar.
Paulo Melo

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem