BRB

Saúde Mental: conheça os benefícios da Auriculoterapia

 


A técnica foi desenvolvida como complemento da acupuntura para promover bem-estar e qualidade de vida

Aliviar as dores e equilibrar as emoções é um verdadeiro desafio para quem vive com os efeitos do luto, do medo e do isolamento social provocados pela Covid-19. O Brasil vive uma segunda pandemia, desta vez na saúde mental. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostraram que o país é o mais ansioso do mundo (2019) e um dos líderes em casos de depressão. Este cenário se intensificou nos últimos anos.

No entanto, é preciso desacelerar e buscar mecanismos que possam ajudar no bem-estar e qualidade de vida. Uma técnica que vem cativando os pacientes é a auriculoterapia, originada na medicina tradicional chinesa.

Segundo o biomédico e professor do curso de Biomedicina da faculdade Anhanguera, Ikaro Alves de Andrade, a auriculoterapia é semelhante à acupuntura, que consiste na aplicação de pequenas agulhas muito finas, sementes de mostarda ou esferas magnéticas, em pontos específicos na parte externa das orelhas, ou aurícula, para estabelecer o equilíbrio energético do corpo. “Dessa forma, é indicada para tratamento de ansiedade, enxaqueca ou compulsão alimentar, por exemplo”, explica o especialista.

Estudos comprovam que a técnica atinge 92 pontos do sistema nervoso na orelha, cada um com uma função específica. Com a auriculoterapia, podem ser tratadas cerca de 200 doenças, sejam elas funcionais, neurais ou psicológicas. Os casos mais comuns são dores de cabeça localizadas ou difusas em qualquer parte da cabeça, perda de interesse ou falta de atenção e em dores corporais.

A auriculoterapia é oferecida pelo SUS como parte do Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). A técnica deve ser sempre utilizada para complementar o tratamento médico convencional e, por isso, não deve substituir os remédios prescritos pelo médico.

Uma pausa para cuidar da saúde

Na última quarta-feira (20), foi realizada uma ação de saúde para lojistas e clientes, na Feira dos Importados de Brasília (FIB), em parceria com a Faculdade Anhanguera. Os serviços oferecidos gratuitamente foram de auriculoterapia, avaliação nutricional, bioimpedância, aferição de pressão, teste de glicemia e outros tipos de atendimentos. A ação ocorreu em comemoração aos 25 anos do aniversário da FIB.

Atendimento

Para quem necessita de atendimento, a Clínica-Escola da faculdade Anhanguera disponibiliza serviços de saúde na área da nutrição, fisioterapia, psicologia, exames laboratoriais.  Os serviços são oferecidos à população por meio de taxa de valor social e os atendimentos são feitos por estudantes de graduação supervisionados por docentes das respectivas áreas de ensino. O objetivo é contribuir para a melhoria da saúde e da qualidade de vida da sociedade.

 

Sobre a Anhanguera 

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.    

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.    

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.  

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos