Índice de Confiança do Empresário do DF tem sexta alta seguida

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio no Distrito Federal (Icec-DF) registrou a sexta alta seguida, alcançando 124,8 pontos em agosto. O número está acima da zona de satisfação (100 pontos) medida pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). Na comparação com julho deste ano, o aumento foi 0,9%. Com relação a agosto do ano passado, o patamar é 11,3% maior – o mais alto dentro da série histórica dos últimos 13 meses

Os empresários também estão otimistas com relação a subtemas da pesquisa. Houve melhora na percepção positiva referente à condição atual do próprio comerciante (+3,2) e ao índice de investimento (+ 0,4%). O único indicador a apresentar queda refere-se à expectativa, que ficou em – 0,3%, praticamente estável.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, lembra cerca de 45% do PIB do DF é composto pelo setor público. “Isso dá a Brasília essa característica de recuperação mais rápida quando tratamos de retomada”, avalia. Segundo ele, outro aspecto que influencia o otimismo do empresário é o hub aeroportuário do DF. “Hoje Brasília tem voos diretos para todas as capitais brasileiras, o que facilita a logística e barateia os custos, dando tranquilidade para os empresários investirem na cidade”, completa.

Brasil
Nacionalmente, o ICEC alcançou 124 pontos em agosto, com redução de 1,8% em relação a julho. Esse foi o primeiro recuo no otimismo dos tomadores de decisão do varejo em quatro meses. No comparativo com agosto de 2021, porém, a confiança do comércio está 7,8% mais alta.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos