O presidente da CLDF, deputado Rafael Prudente, deixa a Casa ao final do ano rumo à Câmara dos Deputados
Deputados distritais reeleitos ou eleitos para o cargo de deputado federal ocuparam a tribuna da Câmara Legislativa, na sessão ordinária desta terça-feira (4), para agradecer os votos que os levarão a fazer parte do Legislativo a partir de 1º de janeiro de 2023. Todos referiram-se ao domingo passado, quando o Distrito Federal foi às urnas para escolher os seus representantes. Dos atuais 24 parlamentares, a metade continuará ocupando uma cadeira no plenário da CLDF e dois foram eleitos para a Câmara dos Deputados.
Um deles é o atual presidente da Casa, Rafael Prudente (MDB), que, além de agradecer ao partido e aos que o conduziram a deputado federal, lembrou sua trajetória como presidente da CLDF, desde 2019. Para ele, o resultado alcançado é um “reconhecimento” pelo trabalho desenvolvido. “O nosso partido também cumpriu seu objetivo”, acrescentou, saudando os emedebistas que lograram êxito na votação para o Legislativo local.
O outro distrital que irá para a Câmara Federal é o Prof. Reginaldo Veras (PV). O deputado afirmou que a população do DF acreditou na sua “forma diferenciada de fazer política”. Ele agradeceu aos eleitores e aos candidatos a deputado distrital com os quais fez parceria. Ao reportar-se à equipe, frisou que seu mandato “sempre foi coletivo”.
Reeleitos
Reeleito para o quinto mandato, Chico Vigilante (PT) reafirmou seu compromisso com pautas como a defesa do transporte público e da saúde de qualidade. “Na última eleição, a oposição deu 120 dias de trégua ao governador Ibaneis, agora vamos exigir atenção a essas e outras áreas já a partir do primeiro dia do novo mandato”, declarou.
Por sua vez, Fábio Felix (Psol) creditou a vitória, com recorde de votos, ao envolvimento de movimentos sociais, organizações da sociedade civil, militantes e ativistas. “Não cederemos na oposição. O papel do deputado é fiscalizador e não fazer da Câmara Legislativa CLDF um puxadinho do Palácio do Buriti”, avisou.
Atual líder do governo Ibaneis na CLDF, Hermeto (MDB) fez um agradecimento especial ao Núcleo Bandeirante, seu berço político. Para ele, na próxima legislatura, “o mandato será mais maduro, com mais experiência e, se Deus quiser, mais tranquilo”. Também ratificou que defenderá pautas que forem “importantes para o Distrito Federal”.
Jorge Vianna (PSD) atribuiu a recondução à sua fidelidade a princípios como a defesa da enfermagem. “A população está acompanhando as coisas certas e erradas”, disse, agradecendo a eleitores, amigos e apoiadores. “Se para alguns a minha reeleição foi uma surpresa, pra mim não foi, porque o trabalho é sério”, pronunciou-se.
Daniel Donizet (PL) agradeceu à população do Gama pela votação recebida e se comprometeu a continuar levantando a bandeira da proteção dos animais na Câmara Legislativa. Já o deputado Eduardo Pedrosa (União) fez um agradecimento a seus eleitores: "A população do Distrito Federal me conferiu a oportunidade de continuar lutando pelo que acredito no parlamento".
Fotos: Carlos Gandra.
Iolando (MDB) dedicou a vitória aos seus eleitores, sua família e pastores evangélicos. Ele se comprometeu a levar melhorias para Brazlândia e empenhar-se na criação de uma Secretaria da Pessoa com Deficiência. Enquanto Jaqueline Silva (Agir), agradecendo aos que votaram em sua candidatura, reiterou o compromisso com as políticas voltadas para crianças, mulheres e idosos. "Vamos continuar lutando para garantir creche para as crianças do DF", garantiu.
Nova fase
O deputado Agaciel Maia (PL), que ficou na segunda suplência do seu partido, após quase 12 anos na Câmara Legislativa, também manifestou sua gratidão pelos mais de 17 mil votos que recebeu. “Não estou triste. Vou trabalhar até o ultimo dia deste mandato como se fosse o primeiro. Tenho responsabilidades como relator do Orçamento e compromissos com emendas para a manutenção de delegacias, o Programa Jovem Candango e o Hospital da Criança”, ratificou, observando que dará início a “uma nova fase”, sem revelar seus planos.
A deputada Arlete Sampaio (PT), que não concorreu a cargo eletivo no pleito deste ano, parabenizou o colega Leandro Grass (PV) pela campanha ao GDF. "Quero parabenizá-lo por ter nos representado de forma tão honrosa. Ele ficou de fora do segundo turno por um triz", comentou. A distrital também reconheceu a vitória de Ibaneis Rocha (MDB), dizendo esperar que o governador reeleito "possa, desta vez, governar minimamente para as pessoas mais pobres".