Cooperativismo de crédito cresce 13,5% em número de cooperados, mostra Panorama do setor

No Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, BC divulga dados do setor. Número de unidades de atendimento aumentou 9,9% em 2021. Boxe traz estudo sobre a presença do cooperativismo de crédito nas regiões Norte e Nordeste


Com aumento de 9,9% no ano, as unidades de atendimento de cooperativas de crédito já estão presentes em mais da metade dos municípios do Brasil. Também houve crescimento no número de cooperados, entre pessoas físicas e jurídicas, totalizando 13,6 milhões. É o que mostra o Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) referente à data-base de dezembro de 2021.

Publicado hoje, no Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, o Panorama traz uma análise da evolução do segmento nos últimos anos, com ênfase em 2021.

O relatório mostra também que houve crescimento no percentual da população associada a cooperativa de crédito em todas as cinco regiões do país, com destaque para a Região Sul, em que chega a 19,5%.

Em mais um ano marcado pela pandemia de Covid-19, o cooperativismo de crédito continuou a crescer em 2021. Ele se destaca em relação aos demais segmentos do Sistema Financeiro Nacional, demonstrando a importância para o desenvolvimento da atividade econômica, principalmente no interior do país, onde o setor possui atuação marcante.


"A recente promulgação da Lei Complementar nº 196, de 2022, que atualiza a Lei Complementar nº 130, de 2009, adequa o marco legal à evolução do cooperativismo de crédito no Brasil e ao seu desenvolvimento tecnológico. Com isso, o cooperativismo de crédito ganha condições de fomentar ainda mais a concorrência e a inclusão financeira de parcela significativa da população" , disse Harold Espínola, chefe do Departamento de Supervisão de Cooperativas de Crédito e Instituições não Bancárias (Desuc).

O Panorama traz ainda três boxes, sobre a presença do cooperativismo de crédito nas regiões Norte e Nordeste, outro sobre a representação de associados nas assembleias gerais à distância, e o último sobre as diferenças entre os conceitos de área de admissão de associados, área de ação e área de atuação.


Ativos totais, provisões e capitalização
Os ativos totais do SNCC somavam R$459 bilhões em dezembro de 2021, após crescimento de 23,5% no ano, principalmente pela expansão da carteira de crédito, na qual se destacaram operações com micro e pequenas empresas e para os produtores rurais. As captações também cresceram em ritmo superior ao dos demais segmentos.

O percentual de ativos problemáticos manteve trajetória de queda e o nível de provisões demonstra ser suficiente para suportar as perdas esperadas na carteira de crédito. O aumento da alavancagem financeira e o maior controle das despesas de provisão e dos custos operacionais contribuíram para melhorar o resultado do segmento.

Além disso, a capitalização agregada das cooperativas de crédito singulares continuou confortável em relação aos limites regulamentares.

Sicoob DFMil
A ideia central do Sicoob DFMil é unir forças para alcançar objetivos coletivos. No Sicoob DFMil, você é dono do negócio, tem atendimento personalizado, taxas de juros reduzidas e participação nos resultados. Para quem busca rentabilidade acima da média e não abre mão da segurança e da liquidez, nós temos boas opções de investimentos. Mas, os benefícios não acabam por aqui.

O Sicoob DFMil atende a Segurança Pública do Distrito Federal, as administradoras e/ou síndicos de condomínios. O diferencial é que, no Sicoob DFMil, o condomínio vai economizar em taxas e despesas. Além disso, a nossa cooperativa não tem fins lucrativos e visa atender aos interesses dos associados. Por isso, um representante do condomínio tem direito ao voto nas Assembleias do Sicoob DFMil.

Além das vantagens citadas, confira mais 7 benefícios de escolher o Sicoob DFMil:

1 - Cobrança bancária — as menores tarifas do mercado;

2 - Atendimento personalizado e humanizado — seja com o atendente prestando suporte pelo WhatsApp, por ligação ou por e-mail;

3 - Atendimento agilizado — as demandas dos síndicos são resolvidas em tempo hábil;

4 - Prestação de serviços a domicílio — quando a situação não pode ser resolvida por ligação, e-mail, WhatsApp ou aplicativo Sicoob, nosso consultor leva nossos serviços até os condomínios;

5 - Equipe especializada em condomínios — equipe preparada para atender as necessidades dos síndicos e administradoras de condomínios;
 
6 - Seguro de edificação e residencial — as melhores cotações com custo benefícios, para os condôminos e para o condomínio;

7 - Financiamento para obras ou energia fotovoltaica — as menores taxas e os melhores prazos, para realização de obras condominiais.


O Sicoob DFMil facilita a vida do síndico e auxilia na redução dos custos dos condomínios.

Gostou? Entre em contato com o atendimento de condomínios e faça parte: https://cutt.ly/MnRgeO8

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos