Nova Jornada será a única da América Latina a participar da 28ª Conferência Mundial das Comunidades Terapêuticas

 


Comunidade localizada em SJP é modelo no tratamento de dependentes químicos com índice de recuperação acima da média nacional

A Comunidade Terapêutica Nova Jornada será a única da América Latina a participar da 28ª Conferência Mundial das Comunidades Terapêuticas que acontece de 02 a 04 de dezembro de 2022 em Nova Deli, na Índia. O representante será o coordenador geral Márcio R. Calbente que fundou a Nova Jornada há oito anos em São José dos Pinhais (Paraná) para o tratamento de dependentes químicos.

O método utilizado na Nova Jornada é modelo para diversas comunidades terapêuticas ao redor do mundo. Em 2019, a metodologia foi objeto de pesquisa de Doutorado apresentada na Conferência Europeia de Comunidades Terapêuticas realizada em Tessalônica, na Grécia.

Com um índice de recuperação acima da média nacional, o tratamento para dependência química na Nova Jornada tem como principal instrumento terapêutico o desenvolvimento da autonomia na gestão compartilhada. O tratamento acontece em regime residencial com a função de proporcionar um ambiente acolhedor, protegido pela técnica e pela ética, fornecendo o suporte adequado aos seus usuários.


O método utiliza recursos desenvolvidos pelo Psicólogo, Mestre e Doutor em Saúde Coletiva, Pablo Kurlander, que atua na recuperação da dependência química em Comunidades Terapêuticas desde 1996. O tratamento se baseia no Programa dos 12 Passos, assim como em princípios extraídos da Psicologia e da Espiritualidade, já que para recuperar um dependente químico apenas a abstinência não basta, sendo o principal foco uma profunda mudança comportamental e a melhora na qualidade de vida.

A Nova Jornada é a primeira da América Latina com Certificação ISO 9001 e a única brasileira afilhada a Federação Mundial de Comunidades Terapêuticas (WFTC).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos