Mais 4 anos de muito investimento são os votos do GDF aos brasilienses

Executivo local faz balanço positivo do atual mandato e se planeja para entregar várias obras e equipamentos públicos a partir de 2023

Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Conteúdo de Marca


22/12/2022 7:00, atualizado 22/12/2022 11:09


Mais um ano chega ao fim. Momento de relembrar de tudo que passou, avaliar acertos e erros e, o mais importante, fazer planos para que o novo ciclo seja repleto de realizações. Mas, engana-se quem pensa que isso se resume a projetos pessoais. Essa tradição também se repete quando se fala de governo. E no Distrito Federal não seria diferente. É hora do Governo do DF (GDF) olhar para trás e começar a preparar o futuro.

Nos últimos quatro anos, o DF recebeu diversas intervenções entre obras de infraestrutura, montagem de equipamentos públicos e reforço nos serviços de Saúde e Segurança, além de incentivo em programas sociais. Entre elas, a construção do Túnel de Taguatinga se destaca como a maior intervenção viária em execução no país. O projeto, que se encontra em fase final, visa a desafogar o trânsito na região com a criação de uma passagem subterrânea, além de possibilitar alternativas pela superfície para o centro da cidade.

Com a conclusão da obra, o tráfego entre a Avenida Elmo Serejo até o Plano Piloto fluirá melhor sem a necessidade de retenção com semáforos para controlar a travessia dos veículos que circulam pelo centro de Taguatinga. Ao todo, o túnel terá 1.010 metros de extensão. O investimento total é de R$ 275 milhões.
Ações sociais

Para além das intervenções viárias, o GDF reforçou os programas sociais, seja por meio de auxílio financeiro ou com projetos de capacitação profissional.

As criações do Cartão Prato Cheio e do Cartão Gás são dois exemplos de benefícios que auxiliaram milhares de brasilienses durante a pandemia. Ao menos 35 mil famílias fizeram compras em supermercados graças ao Cartão Prato Cheio. E cerca de 350 mil pessoas foram atendidas com o Cartão Gás, que disponibiliza uma ajuda de custo de R$ 100 a cada dois meses para a aquisição de gás de cozinha. E mais de 117 mil estudantes foram contemplados com o Cartão Material Escolar em 2022.

Além disso, o programa Fábrica Social tem ajudado na capacitação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade no DF. Ao longo dos últimos anos, foram promovidos diversos cursos nas áreas de confecção de vestuário; acessórios e materiais esportivos; construção civil; jardinagem; marcenaria sustentável; além do de Instalação e Manutenção de sistemas fotovoltaicos. Em 2022, a iniciativa recebeu só nos cursos de Corte e Costura e de Serigrafia 546 alunos inscritos.
Propostas

Com a reeleição do governador Ibaneis Rocha, a expectativa é de mais investimentos e melhorias na cidade para os próximos quatro anos. Na área de Saúde, por exemplo, está prevista a construção de mais 17 Unidades Básicas de Saúde e a implementação do serviço de telemedicina na rede pública. Na educação, o GDF pretende entregar mais creches para a população, além de dois campus da Universidade do Distrito Federal (UnDF) — um em Ceilândia e outro no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic).


Há ainda a expectativa de construção de mais 16 unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e mais cinco Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), além de seis novas unidades da Casa da Mulher Brasileira e ampliação dos restaurantes comunitários para mais cinco localidades. Na infraestrutura viária estão previstas obras dos BRTs Oeste e Sul. E na Cultura, a principal meta é a reabertura do Teatro Nacional.
Veja algumas das ações previstas para o próximo mandato:

Segurança Pública:Implantar unidades integradas de Segurança Pública em cidades que não têm equipamentos de segurança
Ampliar o projeto Cidade da Segurança Pública
Implementar o videomonitoramento urbano e rural em cidades com maiores índices de criminalidade
Construção da Penitenciária PDF III

Infraestrutura:Urbanização do Sol Nascente/Pôr do Sol
Implementação de pavimentação e drenagem em Arniqueira, Bernardo Sayão, 26 de Setembro, Arapoanga, Água Quente e Vicente Pires

Habitação:
Entrega de 43 mil unidades habitacionais
Lançamento de 32 mil unidades habitacionais
Doação de áreas para a zona especial de interesse social (Zeis)
Implementação de linhas de crédito diferenciadas

Trabalho:Ampliação do RenovaDF e Qualifica DF
Reforço da Fábrica Social
Desenvolvimento do programa Prospera de microcrédito

Mobilidade:Implementação do BRT Norte
Construção de viadutos e pontes
Implementação de parceria público-privada para repaginar e gerir a Rodoviária do Plano Piloto
Complementação do BRT Sul
Construção de ciclovias e de mais dois terminais rodoviários de integração
Conclusão da expansão do metrô em Samambaia e Ceilândia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos