Conheça os 33 administradores regionais que vão compor o governo Ibaneis

Responsáveis pela articulação e execução de serviços públicos nas cidades, os novos gestores serão nomeados no domingo (1º)


A partir de 1º de janeiro de 2023, o Governo do Distrito Federal contará com uma nova composição de administradores. Das 33 administrações regionais, 18 manterão os mesmos gestores e 15 serão comandadas por novos nomes.

Os administradores representam o Governo do Distrito Federal no âmbito das regiões. Cabe aos gestores das cidades a articulação com a população, a atuação perante a comunidade, além da execução de serviços públicos nas localidades.

Por enquanto, os administradores das duas novas regiões, Arapoanga e Água Quente, ainda não foram designados.

Administração Regional do Plano Piloto – Ilka Teodoro
Foto: Emanuelle Sena / Divulgação

Nascida e criada em Brasília, é advogada e cursa mestrado em Direitos Humanos. Presidiu a Comissão de Seleção e a Comissão da Mulher Advogada da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil. Está à frente da administração desde janeiro de 2019.

Administração Regional do Gama – Joseane Araújo

Foto: Divulgação

Nascida em Picos, no Piauí, se mudou para o Gama em 1997, onde reside até hoje na Ponte Alta Norte. É bacharel em Direito. Exerceu cargos em várias secretarias e administrações do DF. Está como administradora do Gama desde maio de 2020.

Administração Regional de Taguatinga – Renato Andrade dos Santos

Foto: Divulgação

Nasceu em Patos de Minas, mas cresceu em Taguatinga. É pastor e advogado. Já foi administrador do Riacho Fundo II e de Taguatinga, onde atuou entre setembro de 2020 e abril de 2022. Também chefiou as secretarias da Região Metropolitana, de Trabalho e de Assuntos Parlamentares.

Administração Regional de Brazlândia – Marcelo Gonçalves da Cunha

Foto: Divulgação

Assumiu o cargo de administrador regional em março de 2022. É empresário e tem formação em contabilidade. É nascido e criado em Brazlândia, onde vive há mais de 40 anos.

Administração Regional de Sobradinho – Gutemberg Tosatte Gomes

Foto: Arquivo pessoal

É auditor fiscal de obras e servidor de carreira da DF Legal. Foi secretário de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal) entre dezembro de 2019 e julho de 2020.

Administração Regional de Sobradinho II – Diego Rodrigues Rafael Matos

Foto: Arquivo Pessoal

Morou na Fercal por 25 anos. É formado em História e Pedagogia. Foi professor temporário na Secretaria de Educação e assessor parlamentar na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Também atuou como professor em cursinhos.

Administração Regional de Planaltina – Wesley Fonseca Fraga

Foto: Arquivo Pessoal

Formado em Educação Física, é especialista em assistência social. Foi eleito conselheiro tutelar em Planaltina. Também coordenou a encenação da via-sacra no Morro da Capelinha.

Administração Regional do Paranoá – Wellington Cardoso de Santana

Foto: Divulgação

É bacharel em Direito. Atuou na Polícia Militar e na Polícia Civil. Foi coordenador de Semiliberdade da Secretaria da Criança. Na Administração Regional de Sobradinho, já foi ouvidor e chefe de Gabinete.

Administração Regional do Núcleo Bandeirante – Cláudio Márcio de Oliveira

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Nasceu e sempre morou no Núcleo Bandeirante. Tem graduação em Direito e pós-graduação em Direito do Trabalho. É filho do pioneiro e ex-administrador Lino Neto. Foi nomeado administrador da região administrativa em abril de 2022.

Administração Regional de Ceilândia – Dilson Resende de Almeida

Foto: Vinicius de Melo/Agência Brasília

Formado em Zootecnia, foi presidente da Emater. Foi secretário de Agricultura de 2019 a 2020. Em 2021, assumiu o cargo de Chefe da Unidade de Coordenação Regional da Área Oeste, da Secretaria Executiva das Cidades. Foi nomeado administrador de Ceilândia em dezembro de 2022.

Administração Regional do Guará – Artur Nogueira

Foto: Arquivo Pessoal

É formado em Gestão Pública e pós-graduado em Gestão Política e Ciências Políticas. Foi administrador regional do Paranoá e do Riacho Fundo. Também foi chefe de gabinete na Câmara Legislativa do DF e assessor de Relações Institucionais na Câmara dos Deputados.

Administração Regional do Cruzeiro – Gustavo de Almeida Aires

Foto: Arquivo Agência Brasília

Tem formação em Direito e pós-graduação em Planejamento e Orçamento Público. Foi secretário Executivo das Cidades. Esteve à frente da Administração Regional de Samambaia de janeiro de 2020 a março de 2022.

Administração Regional de Samambaia – Marcos Leite de Araújo

Foto: Divulgação

Nascido em Coremas (PB), é morador de Brasília há 45 anos. Policial militar aposentado, trabalhou no Gabinete Institucional da Presidência da República e na Secretaria de Segurança Pública. Foi administrador da Estrutural em outro governo.

Administração Regional de Santa Maria – Marileide Alves da Silva Romão

Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Natural de Santa Rita de Cássia (BA), veio para Brasília ainda jovem para morar em Santa Maria. É graduada em Serviço Social, cursa Psicologia e faz pós em Gestão Pública. Atuou na administração regional como secretária em 1993. Foi nomeada administradora em abril de 2020.

Administração Regional de São Sebastião – Roberto Medeiros Santos

Foto: Divulgação

Natural de São João do Sabugi (RN), é formado em Ciências Contábeis. Foi servidor público exercendo cargos de chefe de Contabilidade e Orçamento e diretor Administrativo e Financeiro. É morador de São Sebastião desde 1992.

Administração Regional do Recanto das Emas – Carlos Dalvan Soares de Oliveira

Foto: Arquivo pessoal

Natural de Brasília, é empreendedor do segmento de restaurantes e ativista social. Foi administrador do Recanto das Emas entre 2019 e 2022. Foi candidato ao cargo de deputado distrital nas eleições de 2022.

Administração Regional do Lago Sul – Rubens Santoro Neto

Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Nascido em Manaus, mudou-se para Brasília em 1972 e há 40 anos é morador do Lago Sul. É formado em Direito. Integrou a Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF). É administrador da região desde janeiro de 2019.

Administração Regional do Riacho Fundo – Fernando Siqueira Guimarães

Foto: Divulgação

Mais conhecido como Major Siqueira, é oficial da Polícia Militar do DF. É bacharel em Direito e em Segurança Pública pela PM. Tem pós-graduação em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública. Esteve à frente do comando do 4º e 25º Batalhões da corporação.

Administração Regional do Riacho Fundo II – Ana Maria da Silva

Foto: Lúcio Bernardo Jr/ Agência Brasília

Cearense, mora no Riacho Fundo II desde 1997. É formada em Pedagogia e pós-graduada em Gestão Pública. Foi eleita três vezes conselheira tutelar no Riacho Fundo II. Exerce o cargo de administradora da cidade desde 2019.

Administração Regional do Lago Norte – Marcelo Ferreira da Silva

Foto: Arquivo Agência Brasília

Nasceu em Taguatinga, mas mora desde que se casou no Lago Norte, no bairro Taquari. Reassumiu em dezembro de 2022 a administração regional, onde estava desde 2019 e deixou a função para se candidatar ao cargo de deputado distrital.

Administração Regional de Águas Claras – Mário Henrique Furtado Rocha de Sousa

Foto: Arquivo pessoal

É tenente-coronel do Corpo de Bombeiros. É formado em Engenharia Civil e Engenharia de Segurança e Pânico e pós-graduado em Gestão Pública. Esteve nos últimos dois anos como subsecretário de Infraestrutura da Secretaria de Saúde.


Administração Regional da Candangolândia – Pablo de Sousa Valente Lima

Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

Foi diretor de Cultura, Esporte e Lazer da administração, até assumir o comando em janeiro de 2022. Foi coordenador do Programa ID Jovem no Brasil, parceria entre a Unesco e a Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República.

Administração Regional do Sudoeste/Octogonal – Alcidino Vieira Júnior

Foto: Tony Oliveira / Agência Brasília

É servidor público do Distrito Federal, pós-graduado e mestrando em Direito Constitucional. Também é professor de Direito Constitucional. Exerce o cargo de administrador desde abril de 2022.

Administração Regional do Varjão – Daniel Damasceno Crepaldi

Foto: Divulgação

Nascido em São Paulo, está há mais duas décadas em Brasília. É sociólogo e professor. Já foi subsecretário de Educação Básica na Secretaria de Educação e administrador do Sudoeste. Desde 2020, ocupa o cargo máximo na administração do Varjão.

Administração Regional do Park Way – Deusdete Soares Benevides

Foto: Arquivo pessoal

Natural de Brasília, atua como empresário. Já foi candidato a deputado distrital. Em Goiás, concorreu como vereador e prefeito de Águas Lindas.

Administração Regional do SCIA e Estrutural – Alceu Prestes de Mattos

Foto: Divulgação

Nascido em Santiago (RS), ingressou no serviço público como perito papiloscopista da Polícia Civil, onde ocupou várias funções de chefia. Foi administrador da cidade em outro governo e voltou ao cargo em abril de 2022.

Administração Regional do Jardim Botânico – Aderivaldo Martins Cardoso

Foto: Arquivo pessoal

Natural de Dianópolis (TO), é policial militar. Foi assessor especial de Gabinete na Secretaria de Segurança Pública e da Paz. Nas eleições de 2022 foi candidato ao cargo de deputado federal.

Administração Regional do Itapoã – Raimundo Risonaldo Paz

Foto: Tony Oliveira / Agência Brasília

Foi assessor especial das secretarias de Governo, Desenvolvimento Social e Entorno e ocupou o cargo de chefia de Gabinete das Administrações do Paranoá e Itapoã. Assumiu a administração em agosto de 2022.

Administração Regional do Setor de Indústria e Abastecimento – Raphael Eugênio Marques Honorato Assunção

Foto: Arquivo pessoal

É morador de Vicente Pires e cursa Psicologia. Foi assessor parlamentar na Câmara Legislativa de 2018 a 2022. Também já exerceu a função de corretor de imóveis e apresentador de TV.

Administração Regional de Vicente Pires – Gilvando Galdino Fernandes

Foto: Arquivo pessoal

É pastor. Foi administrador de Taguatinga em gestões anteriores. Agora, assume a administração de Vicente Pires.

Administração Regional da Fercal – Fernando Gustavo Lima da Silva

Foto: Divulgação

É formado em Administração, pós-graduado em Direito Público, Gestão Pública e Direito Administrativo. Tem 20 anos de atuação no serviço público, com passagens pela Câmara Legislativa e Instituto de Previdência. Está à frente da administração da Fercal desde 2019.

Administração Regional de Arniqueira – Telma Rufino

Foto: Divulgação

Foi a primeira gerente do Setor Habitacional Arniqueira. No fim de 2019, retornou para ser a primeira administradora da região administrativa, e ficou à frente da gestão da cidade até 1º de abril de 2022. Retornou ao cargo em dezembro de 2022.

Administração Regional do Sol Nascente/Pôr do Sol – Cláudio Ferreira Domingues

Foto: Divulgação

Advogado, foi nomeado em 2019 como chefe de Gabinete da Administração de Ceilândia. Em 2020, se tornou administrador do Sol Nascente/Pôr do Sol. Deixou o cargo em 2022 para assumir a administração de Ceilândia. Em dezembro do mesmo ano, retornou ao cargo anterior.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos