Parque Tecnológico inaugura espaço para atender demanda da indústria local

Iniciativa pretende fomentar tecnologia na cadeia produtiva e elevar a maturidade digital do setor industrial brasiliense



A indústria do Distrito Federal terá um ambiente exclusivo no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic). Trata-se do Hub da Indústria, um espaço físico e virtual que tem o objetivo de promover o desenvolvimento digital da micro e pequena empresa do setor. O lançamento do espaço coincide com o 1º Encontro do Hub da Indústria do DF, nesta quinta-feira (26), às 17h30, nas dependências do parque, na Granja do Torto. O evento é aberto a aberto a empresas interessadas, mediante inscrição prévia.
“O Hub da Indústria será um espaço que proporcionará um ambiente de colaboração entre todos os atores do ecossistema de inovação, estimulando a criação de produtos e serviços transformadores e fomentando conexões e negócios entre startups e indústrias”Gustavo Dias Henrique, presidente do Biotic

As inscrições são limitadas e devem ser feitas por meio deste link. O primeiro encontro será sobre automação em gestão empresarial. O tema foi escolhido com base em diagnóstico realizado com a indústria local. Segundo levantamento, empresas do DF têm tido dificuldades na gestão de estoques e no acompanhamento de resultados financeiros, baixa capacitação de funcionários e indisponibilidade de tempo dos gestores.

Na oportunidade, haverá capacitações sobre o tema, apresentação de case de sucesso e exposição de startups locais que oferecem soluções na área. Os presentes poderão, ainda, visitar o espaço do Hub da Indústria no Biotic, onde ocorrerão capacitações setoriais, mentorias e atendimento individuais. O evento é voltado a micro e pequenas indústrias locais, mesmo que não sejam atendidas pelo projeto.

Segundo o presidente do Biotic, Gustavo Dias Henrique, as empresas do Distrito Federal estão desenvolvendo cada vez mais ações com foco no processo de transformação digital. “O Hub da Indústria, inaugurado no Parque Tecnológico de Brasília, será um espaço que proporcionará um ambiente de colaboração entre todos os atores do ecossistema de inovação, estimulando a criação de produtos e serviços transformadores e fomentando conexões e negócios entre startups e indústrias”, antecipa.Nesta quinta-feira (26), Biotic inaugura o Hub da Indústria, um espaço físico e virtual que tem o objetivo de promover o desenvolvimento digital da micro e pequena empresa do setor | Foto: Daniel Santos/Ascom Terracap

Ainda neste trimestre estão programadas capacitações em marketing (ferramentas e serviços para inserção na internet), em acompanhamento de métricas de mídias sociais e sites e em gestão de estoques.

Lançamento do projeto
Em 2022, o projeto do Hub da Indústria foi aprovado em edital da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), inscrito pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), pelo Biotic S.A. — empresa gestora do Parque Tecnológico de Brasília —, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF, pela Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) e pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da Universidade de Brasília.

Ainda no ano passado, o projeto começou a caminhar com pesquisas e workshops para diagnóstico da maturidade digital, a fim de identificar as principais necessidades de empresas do setor. Houve workshops com os segmentos de vestuário, de alimentos, de construção e de mármore, granito, artefatos, cimento e concreto. As empresas dessas áreas que aderirem ao projeto serão acompanhadas gratuitamente em atividades de apoio à transformação digital. Os temas centrais são voltados ao aumento de receita, à visibilidade e à competitividade do negócio.

Após a fase de capacitações, serão executados os outros dois eixos do projeto: solução e transformação, com curadoria, aconselhamento e acesso dos participantes a ferramentas digitais aplicáveis à solução de seus maiores desafios; e conexão e interação, com integração e incentivo à inovação aberta em transformação digital, por meio de ações entre empresas, startups, governo, academia e outros agentes que compõem o ecossistema de inovação.

Interessados em participar do Hub da Indústria (segmentos de vestuário, de alimentos, de construção e de mármore, granito, artefatos, cimento e concreto) podem entrar em contato com a Gerência de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Fibra pelo telefone (61) 3362-6017, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, ou pelo e-mail diretoria.inovacaotecnologica@sistemafibra.org.br.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos