Orquestra Sinfônica inicia, nesta terça (7), a temporada 2023

Com entrada gratuita e classificação indicativa livre, concertos serão apresentados às terças-feiras, sempre às 20h, até o fim deste mês


Apresentações começam com repertório de Beethoven | Foto: Hugo Lira/Secec

No mês do Carnaval, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) abre os trabalhos da temporada 2023 com três concertos. A partir desta terça (7), as já tradicionais apresentações serão no Teatro Plínio Marcos, sempre às terças-feiras, com exceção do dia 21, quando haverá pausa para a festa popular. O mês é dedicado a obras de Ludwig van Beethoven (1770-1827) e de Edvard Grieg (1843-1907).

"A temporada de 2023 será muito rica e cheia de novidades", anuncia o regente da orquestra, Claudio Cohen. "Faremos um ciclo completo das sinfonias e concertos de Beethoven, iniciando em fevereiro com as sinfonias números 1, 2 e 3. Nos meses seguintes, teremos solistas importantes, como o pianista Eduardo Monteiro e o violinista alemão Oscar Bohorquez, apresentando obras do compositor alemão."

O primeiro concerto do ano traz o Ciclo Beethoven 2023, com a Abertura Egmont Op. 84 e as sinfonias nº 1 e nº 2. As composições do autor, que é um dos mais renomados e reconhecidos do mundo, retornam aos palcos do Teatro Plínio Marcos no dia 28, com a Abertura Leonora III e a Sinfonia nº 3, sempre com a regência de Cohen.

Além disso, a partir de agora, toda sexta-feira um novo vídeo será publicado no canal do Youtube da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, revendo grandes momentos de apresentações do grupo.

Homenagens

A novidade da temporada será a série Os Compositores, na qual a sinfônica homenageará diversos autores da música de concerto, possibilitando um aprofundamento em linguagens musicais menos divulgadas. A série começa neste mês com peças do compositor norueguês Grieg e terá a pianista russa Anastasiya Evsina como solista do Concerto para Piano e Orquestra Op.16 em Lá Menor, no dia 14.

"Esta peça exprime pura emoção, escrita em momento muito feliz do compositor, associado ao seu recente casamento e ao nascimento da sua filha", conta Anastasiya Evsina. "O uso de técnicas de piano, tais como notas duplas, passagens virtuosas por todo o teclado, oitavas e cordas brilhantes, dá continuidade à tradição de [Franz] Liszt, a quem Grieg admirava muito e respeitava".

A pianista, que também é autora de livros sobre técnicas de piano, explica que o concerto de Grieg se distingue dos compositores românticos da Europa Central "por não ter os sentimentos pesados, por vezes trágicos ou inconsoláveis". Segundo ela, o autor "demonstra uma espécie de sabedoria ao lidar com a tristeza".

Concertista renomada internacionalmente, Anastasiya já  se apresentou nos mais importantes espaços culturais do mundo, como Tokyo Opera City Recital Hall e Minato Mirai Recital Hall em Yokohama (Japão), o Palácio Nacional da Cultura de Sofia (Bulgária) e o Conservatório Tchaikovsky (Moscou, Rússia). No Brasil, já marcou presença no Centro Cultural de São Paulo, na Fundação Eva Klabin (Rio de Janeiro) e em Brasília, onde promoveu masterclasses com músicos e professores da Universidade de Brasília (UnB).

Programação : OSTNC
Apresentações às terças, sempre às 20h, no Teatro Plínio Marcos – Eixo Cultural Ibero-americano. Entrada gratuita e classificação indicativa livre.

→ Dia 7
 Ciclo Beethoven 2023
Abertura Egmont Op. 84
Sinfonia nº 1 em Dó Maior Op. 21
I.Adagio molto – Allegro con brio
II.Andante cantabile con moto
III.Menuetto – Allegro molto e vivace – Trio
IV.Finale – Adagio – Allegro molto e vivace
Sinfonia º 2  em Ré Maior Op. 36
I.Adagio molto – Allegro com brio
II.Larghetto
III.Scherzo – Allegro
IV.Allegro molto

→Dia 14
 Série Os Compositores: Edvard Grieg
Holberg Suite Op. 40
I.Praeludium – Allegro vivace
II.Sarabande – Andante
III.Gavotte – Allegretto
IV.Air – Andante religioso
V.Rigaudon – Allegro con brio
Concerto para Piano e Orquestra Op.16 em Lá Menor
I.Allegro molto moderato
II.Adagio
III.Allegro moderato molto e marcato – Quasi presto – Andante Maestoso
Solista: Anastasiya Evsina
Peer Gynt Suite nº1 Op. 46
I.Morning – Allegretto pastorale
II.The death of Ase – Andante doloroso
III.Anitra's dance – Tempo di Mazurka
IV.In the hall of the mountain king – Alla marcia e molto marcato

→Dia 28
Ciclo Beethoven 2023
Abertura Leonora III Op. 72b
Sinfonia nº 3 em Mi Bemol Maior Op. 55 Eroica

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos