Homenagem às mulheres das forças de segurança pública será na próxima segunda-feira (6)

Durante o evento, receberão moção de louvor mulheres que integram o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Departamento de Estradas e Rodagem, Departamento de Trânsito e Defesa Civil

Foto: Lúcio Bernardo Jr.

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realiza na próxima segunda-feira (6) sessão solene para render homenagem às mulheres que fazem parte das forças de segurança pública do DF. Por iniciativa do deputado Roosevelt Vilela (PL), a reunião tem início previsto para 14h30 no plenário e contará com transmissão pela TV Câmara Distrital no canal aberto 9.3, além do canal no YouTube.

O evento acontece na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8 de março) e será uma forma escolhida pelo parlamentar para reconhecer o papel fundamental de cada uma delas nos órgãos em que atuam, além de fomentar a presença feminina nas instituições de segurança.

O distrital, que tem como uma de suas principais bandeiras a segurança pública, destaca a importância de promover esse tipo de evento e mostrar a força da mulher em um setor que, há anos, era essencialmente masculino. “Hoje, as mulheres exercem as mais diversas especialidades dentro de suas instituições. Isso representa a democratização e modernização da estrutura dos órgãos de segurança, confirmando que as mulheres possuem capacidade para ocupar todos os cargos”, enfatizou Roosevelt Vilela.

Durante o evento, receberão moção de louvor mulheres que integram o Corpo de Bombeiros (CBMDF), Polícia Militar (PMDF), Polícia Civil (PCDF), Polícia Penal (PPDF), Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Departamento de Trânsito (Detran-DF) e Defesa Civil. Compondo a mesa da sessão solene, estarão presentes uma representante de cada força de segurança.
Histórico

Até a década de 1980, as forças de segurança eram essencialmente ocupadas por homens. Entretanto, as transformações na sociedade e novas concepções da administração pública criaram condições para que as mulheres pudessem ocupar o seu espaço.

Atualmente, não se trata mais de uma função apenas de homens. Muitas mulheres trabalham em áreas operacionais, realizando patrulhamento ostensivo e fiscalizatório, enquanto outras cumprem a missão em delegacias e unidades prisionais ou desempenham função de comando e gestão. Vale destaque para uma mulher em especial, a atual Comandante-Geral do CBMDF, coronel Mônica, que chegou ao cargo mais alto de sua corporação em fato inédito na história do país.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem