Opinião: precisamos fazer um condomínio sustentável

A sustentabilidade é um tema cada vez mais presente na sociedade e, consequentemente, também nos condomínios. Com a crescente preocupação com o meio ambiente, muitos condomínios têm adotado práticas sustentáveis em suas rotinas, visando reduzir o impacto ambiental e promover a conscientização dos moradores

por Paulo Melo

Uma das principais medidas adotadas pelos condomínios é a coleta seletiva de lixo. Separar os resíduos orgânicos dos recicláveis é uma prática simples, mas que pode fazer grande diferença no meio ambiente. Além disso, muitos condomínios têm implantado sistemas de compostagem, que transformam o lixo orgânico em adubo, reduzindo ainda mais o volume de lixo produzido.

Outra medida adotada é a economia de água. Os condomínios têm incentivado os moradores a reduzirem o consumo de água, seja através de campanhas de conscientização, seja através da implantação de sistemas de captação de água da chuva, que podem ser utilizados para regar jardins e limpeza das áreas comuns.

A energia também é um tema importante na sustentabilidade em condomínios. Muitos condomínios têm investido em sistemas de energia solar, que além de reduzir a conta de energia, ajudam a diminuir a emissão de gases poluentes.

Além disso, algumas práticas simples também são adotadas pelos condomínios, como a troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED, que são mais econômicas e duráveis, a utilização de produtos de limpeza ecológicos e a promoção do uso de bicicletas e transporte coletivo.

A sustentabilidade em condomínios não é apenas uma questão de preservação do meio ambiente, mas também pode trazer benefícios econômicos. A redução no consumo de água e energia, por exemplo, pode significar uma redução significativa nas contas mensais do condomínio.

É importante ressaltar que a adoção de práticas sustentáveis em condomínios depende da participação de todos os moradores. É necessário que haja engajamento e conscientização, para que as medidas adotadas tenham efetividade e sejam mantidas a longo prazo.

Em resumo, a sustentabilidade em condomínios é um tema importante e cada vez mais presente na sociedade. A adoção de medidas simples pode fazer grande diferença no meio ambiente e na qualidade de vida dos moradores. É fundamental que haja engajamento de todos os envolvidos para que a sustentabilidade seja uma realidade em todos os condomínios.

*Paulo Melo é presidente do Instituto Nacional de Condomínios e Apoio aos Condôminos - INCC.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos