Quinta edição do Festival de Luz movimentou o fim de semana em Pedro Leopoldo


A cidade de Pedro Leopoldo (MG), na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi palco para o Festival de Luz no último final de semana, que após um hiato de três anos por causa da pandemia, foi realizado de 31 março a 02 de abril, na Praça da Estação. Com o tema "Felicidade", a festa trouxe em sua quinta edição uma programação musical gratuita com, Lenine e seu filho Bruno Giorgi, Orquestra Sinfônica Cachoeira Grande e os grupos Mary Joe e The Souldiers – Elvis Presley. A iniciativa contou também com os musicais Rei Leão, Os Saltimbancos e Um Cisco - A Vida de Chico Xavier, além da entrega da Comenda Chico Xavier e o Circuito Gastronômico.

A noite de sexta-feira, 31 de março, foi iniciada com a entrega da Comenda Chico Xavier, onde o público prestigiou uma homenagem feita a Paulinho da Farmácia, Bamba e Plínio Oliveira. Em seguida, o festival continuou com o teatro musical "Um Cisco – a Vida de Chico Xavier". Durante a peça, que tem seu início após o desembarque de passageiros de um trem, houve grande surpresa aos presentes: a locomotiva cargueira que percorre a linha férrea da cidade de Pedro Leopoldo passou pela Praça da Estação bem na hora, com uma inusitada sincronia, pois a buzina cênica foi reproduzir e, logo em seguida, o som verdadeiro ecoou pelo espaço, emocionando os presentes. Por fim, fechando a primeira noite com chave de outro, a banda local Mary Joe trouxe muito pop rock para o festival.

No sábado, 01 de abril, a programação começou cedo. A Associação Cantinho de Luz foi inaugurada no bairro Teotônio Batista de Freitas, onde também houve a apresentação do teatro musical "Os Saltimbancos", fazendo a alegria da criançada da região. Na parte da tarde, retornando para a Praça da Estação, a festa seguiu com o show voz e violão de Ricardo Rodrigues, o musical "O Rei Leão" e posteriormente o show da atração mais aguardada, o cantor Lenine com seu filho Bruno Giorgi, fazendo o show da turnê Rizoma.

No domingo, 02 de abril, o último dia da quinta edição do Festival de Luz começou com gostinho de quero mais. Após a Contação de História com a Gisele do Tilkim de Tudo, a Orquestra Sinfônica Cachoeira Grande emocionou a todos os presentes com músicas brasileiras do sucesso, executadas com instrumentos eruditos. Teve até pedido de casamento no palco: a musicista Ana Carolina, que integra o grupo musical, foi surpreendida com um pedido de casamento pelo namorado, Guilherme Reis, que subiu ao palco com um buquê de flores e a resposta, claro, um sim com muita emoção. A despedida da festa ficou por conta da banda The Soldier, que fez um tributo ao rei do rock, Elvis Presley.

O Festival de Luz promoveu durante toda sua edição o Circuito Gastronômico, que teve o objetivo de fomentar a culinária da região. No total, nove restaurantes criaram receitas especiais com o ingrediente de preferência do homenageado, que nesta foi o escritor pedroleopoldoense José Issa Filho, um apreciador da costela bovina. Os pratos Risoto de Costela, Pizza de Costela, Hamburguer de Costela,  Lasanha de Costela, Croquete de Costela, O Contador de Histórias e O Girassol encantou os paladares de quem experimentou.

O presidente da Fundação Cultural Chico Xavier, Jhon Harley, comemora a quinta edição da iniciativa. "Sem dúvida alguma, o quinto Festival de Luz foi sucesso total. Programação cultural de qualidade, gastronomia de alto nível, organização e zero incidentes. Pedro Leopoldo merece! Gratidão à prefeitura, nossos parceiros Suprema, Mgs, Blink, Yogamers do Bem e todos aqueles que de alguma forma colaboraram para que este evento fosse o que foi", diz.

A prefeita de Pedro Leoopoldo, Eloisa Helena, destaca a importância do evento para a cidade. "Foi uma satisfação muito grande poder proporcionar, junto à Fundação Cultura Chico Xavier, mais um Festival de Luz em nossa cidade. Esta festa ainda incrementa a cultura, a economia, o conhecimento, o turismo e a gastronomia local. Foi tudo lindo, organizado, prestigiado e muito emocionante", destaca.

Por fim, aproveitando a realização do V Festival de Luz, o executivo municipal decretou Chico Xavier como Patrimônio Imaterial da cidade de Pedro Leopoldo. "Nosso munícipio é reconhecido mundialmente pela história de Chico. Logo, esse decreto nada mais justo para com a memória desta grande personalidade, seus admiradores e moradores da nossa cidade", conclui a prefeita Eloisa Helena.




Não contém vírus.www.avast.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos