Sicoob está entre as três melhores instituições financeiras do país

 

O Sicoob está entre as três melhores instituições financeiras do país, segundo ranking anual dos melhores bancos do mundo, levantamento feito pela Forbes juntamente com a empresa de pesquisa de mercado Statista. No Brasil, o banco que lidera a lista é o Sofisa, depois o Nubank e o Sicoob, que é a única instituição financeira cooperativa a figurar entre os primeiros colocados.

Na sequência, em 4º lugar no ranking dos melhores bancos, está o Banco Inter; seguido do PagBank, em 6º lugar aparece o Banrisul, depois o C6 Bank, o Banco Safra, em 9º lugar vem o Santander e fechando a lista dos 10 melhores bancos brasileiros aparece a Caixa Econômica.

O estudo foi feito em 32 países com 48 mil clientes bancários, com base nas categorias: serviços digitais, atendimento ao cliente, assessoria financeira e, o principal, confiança. “Ver o Sicoob entre as melhores instituições financeiras do Brasil, listado numa pesquisa internacional, mostra que as nossas cooperativas estão no rumo certo e se destacam cada vez mais no mercado, reforçando o nosso propósito de conectar pessoas e promover a justiça financeira e prosperidade”, ressalta Miguel de Oliveira, presidente do Conselho de Administração do Sicoob, que preside também o Sicoob Nova Central.

A presença das cooperativas financeiras é cada vez maior tanto nos grandes centros quanto no interior do país. O Sicoob ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com a maior quantidade de agências no Brasil. São 4.378 mil postos de atendimento espalhados por todos os 26 estados e Distrito Federal em mais de 2.320 cidades. As cooperativas do Sicoob são a única instituição financeira em 386 municípios. 

Cada vez mais presente com agências físicas e no digital, o Sicoob pratica as taxas de juros mais atrativas do mercado. A taxa média do crédito consignado nas cooperativas, por exemplo, é de 1,66% ao mês. O rotativo do cartão de crédito dos bancos comerciais chega a operar com taxa média de 28,95% ao mês. (476,53% a.a.), de acordo dados do Banco Central do Brasil (BC). No Sicoob, a média no rotativo do cartão de crédito é de 8,84% ao mês (176,21% a.a.).

No cheque especial, as taxas das cooperativas giram em torno de 6,73% ao mês, enquanto nos bancos podem chegar a 18%. “A diferença entre as taxas, tarifas e outros encargos da cooperativa e de bancos comerciais em serviços e produtos financeiros foi de R$ 20,9 bilhões para os associados do Sicoob, em 2022, com base nos preços médios praticados pelas instituições financeiras no ano passado”, destaca Miguel de Oliveira.

Como funciona as cooperativas financeiras

Cooperativa financeira é uma associação de pessoas, que nela ingressam e se tornam sócias. Como donos do negócio, os associados participam das decisões e dos resultados da cooperativa. Geridas democraticamente, os sócios elegem, dentre eles mesmos, os dirigentes que serão responsáveis pela gestão da cooperativa.

Sobre o Sicoob

Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 7 milhões de associados, mais de 51 mil colaboradores e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, marketplace, dentre outras soluções financeiras. O Sicoob é formado por 346 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social.

 

 

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos