Santa Helena Alimentos lança nova campanha de Festa Junina com linguagem de Cordel

 

  • Criada pela agência MKT Virtual e pela Mokotó Filmes, campanha para a marca Santa Helena terá filme com narrativa criada pelo poeta e repentista Bráulio Bessa para conectar diferentes regiões do Brasil por meio do Cordel;
  • Marca Paçoquita ganha loja itinerante e mostra irreverência e diversão nas redes sociais com o “Xaveco Elegante”, com a atriz Julia Rabello; Marcas terão ações no Spotify e nos pontos de venda, e estarão nos maiores eventos juninos do país.

Ribeirão Preto (SP), maio de 2023 – Com o conceito “Toda Festa Junina Tem”, a nova campanha da Santa Helena Alimentos, líder do segmento de doces e confeitos à base de amendoim, quer despertar no consumidor a conexão com a história, as festas populares e os costumes, por meio de memórias e momentos compartilhados entre diferentes gerações, e em várias regiões do país. E para embalar os festejos juninos deste ano, o fio condutor da campanha é o Cordel, manifestação da cultura popular brasileira originada no Nordeste e que utiliza poemas escritos em linguagem popular, com humor e o uso de rimas e métricas.

O Cordel estará presente em todas as ações de comunicação e identidade visual da marca Santa Helena. Criada pela agência MKT Virtual e pela Mokotó Filmes, a campanha é focada na diversidade e tem como ponto central mostrar as semelhanças e as diferenças das festividades em cada região do Brasil. Além da criação do filme publicitário, as ações serão concentradas também no e-commerce e nos pontos de venda, além das redes sociais e eventos. Paralelamente, também entrará no ar a campanha de Paçoquita, com conteúdos interativos pautados em ações lúdicas e divertidas nos pontos de venda e nas redes sociais, como o uso do doce nas brincadeiras de correio elegante.

O filme e o roteiro para a marca Santa Helena foram criados para transmitir a importância das conexões afetivas e das lembranças proporcionadas pelas festas e pela culinária típica dos festejos juninos em diversas regiões do país. De autoria de Bráulio Bessa, poeta, violeiro e repentista cearense, e um especialista na arte do Cordel, a narrativa exalta a alegria, a tradição, as cenas festivas, as iguarias juninas e a diversão de cada região do país, em rimas e métricas que transmitem humor, aconchego e emoção.

“A campanha desenvolvida pela MKT Virtual e pela Mokotó Filmes para a marca Santa Helena foi desenhada para despertar o encantamento e as melhores lembranças da época junina em nossos consumidores, nos vários cantos do país. É uma homenagem da Santa Helena às tradições de cada localidade e a certeza de que a marca se aproxima dos consumidores brasileiros de forma agradável e natural, demonstrando empatia e oferecendo qualidade em seus produtos e conteúdos de comunicação”, afirma Breno Carvalho, gerente executivo de marketing e merchandising, da Santa Helena Indústria de Alimentos.

Nas redes sociais, a ativação da campanha de Santa Helena utilizará posts animados e com trilha sonora, com conteúdos criativos e direcionados para a cultura de cada região do país (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste, Centro). Influenciadores digitais também participam, contando como gostam de comemorar as festas juninas nas regiões onde moram e produzindo elementos para as festas juninas, como lembrancinhas, receitas, decoração, música e brincadeiras, com sorteios de kits de prendas (brindes) para os fãs.

As marcas também garantem presença no Spotify. Para incentivar a troca de memórias entre gerações, a plataforma musical disponibilizará playlists juninas para atender o gosto musical das gerações X, Y, Millenials e Z.

A lembrança das brincadeiras e as delícias juninas também estarão presentes nos pontos de venda das marcas Santa Helena e Paçoquita, com destaque para as barracas decoradas com as cores das marcas e em tamanhos e estilos diferentes, para atender a diferentes espaços e conceitos e proporcionar diversão para os consumidores.

Sobre a criação da campanha 


Com foco na diversidade, a MKT Virtual teve como desafio desenvolver um conceito que pudesse identificar e unir a cultura brasileira a partir das regionalidades. “A estética do Cordel tem forte presença na cultura nordestina, mas é reconhecida em todo o Brasil e consegue transmitir toda a diversidade presente nas diferentes comemorações no país”, afirma Vinícius Jean Basso, gerente de Projeto da MKT Virtual.  “O roteiro geral também foi desenvolvido com a mesma temática, criando uma narrativa que mostra as características peculiares das festas e que serão traduzidas por meio dos vídeos com Bráulio Bessa, Julia Rabello e influenciadores de todas as regiões”, completa.

A métrica do Cordel deu o tom para o filme e para a identidade visual da campanha de Santa Helena. “O texto criado seguiu a métrica do Cordel. Visualmente, exploramos a ideia da diversidade das festas juninas brasileiras e montamos uma mesa para cada região do país, retratando comidas, objetos e cores regionais, além de animações em Cordel aplicadas às cenas reais, ilustrando a narrativa criada no texto. O poeta Bráulio Bessa produziu um Cordel específico para a campanha, e em cima dele trabalhamos as ilustrações para dar vida ao texto que ele criou”, explica Kauê Nunes, diretor da Mokotó Filmes.

Com duração de dois meses e meio, além do filme, a campanha conta ainda com ativação em lojas, redes sociais e participação em eventos, criando ligação da marca com as várias formas de comemoração das festas.

Paçoquita celebra a tradição e a diversão 

A campanha para a marca Paçoquita terá como destaque a irreverência, o humor e a diversão, ingredientes já associados à marca. Nas redes sociais, a brincadeira batizada como Xaveco Elegante de Paçoquita será liderada pela atriz e comediante Júlia Rabello que, vestida de Cupido, fará ativações no instagram (stories e reels) e no Tik Tok. Durante a ação, os seguidores poderão interagir e participar das brincadeiras onde serão escolhidas as melhores cantadas.

Irreverente, a marca Paçoquita ganha ainda uma loja itinerante com os produtos da marca, e que vai percorrer quatro localidades do estado de São Paulo a partir de maio. Em maio, a loja itinerante estará no Shopping Center Aricanduva, na Zona Leste de São Paulo. Logo depois, segue para o Ribeirão Shopping, em Ribeirão Preto (SP), onde ficará estacionada nos meses de junho e julho. A loja itinerante continuará levando a marca Paçoquita para outras localidades até o final do ano. Em agosto e setembro, retorna à cidade de São Paulo, desta vez para o Shopping Center Norte, na Zona Norte de São Paulo. Em outubro e novembro é a vez do Shopping União Osasco, também em São Paulo, receber a loja itinerante.

Santa Helena e Paçoquita nos principais eventos juninos do Brasil 

Além das ações de ativação nos pontos de venda e nas redes sociais, as marcas Santa Helena e Paçoquita também estarão presentes em grandes eventos de comemoração das Festas Juninas, como a Festa Junina do Clube Pinheiros, em São Paulo, a Cidade Junina, em Belo Horizonte, e na Festa Junina da Estação Ferroviária, em Caruaru, Pernambuco.

Com destaque para a programação musical, a Festa Junina do Pinheiros é um dos maiores eventos da cidade de São Paulo, com a presença de mais de 70 mil pessoas. Além de comidas típicas, brincadeiras e quadrilhas, os quatro dias do evento costumam reunir nomes consagrados da música brasileira.

Evento que recebe mais de 50 mil pessoas, a Cidade Junina, em Belo Horizonte, terá uma cidade cenográfica gigante para simular um lugarejo de interior. O evento receberá shows de grande porte, quadrilhas, brincadeiras típicas, “contação” de histórias, além de vários personagens moradores da cidade, oficinas para as crianças, intervenções artísticas, barraca do beijo, correio elegante, casamento da roça e barracas tradicionais.

As marcas Santa Helena e Paçoquita também estarão em uma das maiores festas de São João do mundo, o São João do Reencontro, em Caruaru, Pernambuco, que acontecerá em um dos pontos turísticos mais antigos da cidade, a Estação Ferroviária.

Em Ribeirão Preto, cidade natal das marcas Santa Helena e Paçoquita, a festa acontece no Parque Gloob Super Jump. A ativação da campanha acontecerá com a montagem de barracas decoradas para o Arraiá do Quito, mascote de Paçoquita. As barracas serão montadas para oferecer brincadeiras como: boca do palhaço; prisão; argolas; beijo.

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