BRB

Uberlândia sedia pela primeira vez o Fórum da Internet no Brasil

 

Evento realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil promoverá três dias de imersão com dezenas de renomados especialistas em suas áreas de atuação  


Uberlândia receberá entre os dias 30 de maio a 2 de junho de 2023, no Center Convention, a 13ª edição do Fórum da Internet no Brasil (FIB13), promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). O evento, realizado pela primeira vez em Uberlândia, é voltado aos interessados em debater temas relativos ao universo da governança da Internet, entre membros dos setores governamental, empresarial, científico, tecnológico e terceiro setor de qualquer parte do país. A expectativa da organização é receber cerca de 400 participantes nos três dias de evento. 

O FIB13 proporcionará conteúdo qualificado que, além de ser preparatório para o Fórum de Governança da Internet (IGF), tem o objetivo de incentivar representantes dos diversos setores a acompanharem, opinarem e debaterem sobre as questões fundamentais para a consolidação e expansão de uma Internet no Brasil cada vez mais diversa, universal e inovadora.  

Programação
No dia 30 de maio, o FIB promoverá o “Dia Zero”, em que entidades utilizam o espaço do FIB para realizar discussões temáticas, encontros de grupos e divulgação de projetos, entre outras atividades pertinentes. Nesta mesma data, a partir das 18h30, haverá a sessão solene de abertura com a participação de autoridades nacionais e regionais. 

Já de 31 de maio a 2 de junho, a programação contará com 27 workshops que discutirão assuntos relativos aos temas:  

  • Regulação de plataformas e moderação de conteúdo 
  • Crianças e adolescentes na Internet 
  • IA, cibersegurança, privacidade e proteção da dados 
  • Inclusão digital, gênero e diversidade 
  • Fragmentação da Internet e neutralidade da rede 
  • Redes comunitárias 
  • Internet, medicina e meio ambiente 

O evento também contará com três palestras principais que abordarão: a consulta do CGI.br sobre regulação de plataformas digitais; o Global Digital Compact, processo organizado pela ONU que deve estabelecer um conjunto de princípios para um futuro digital aberto, livre e seguro para todos; e “soberania digital e educação” que será debatido no âmbito do contexto da ampla adoção de plataformas na educação pública brasileira e seus desdobramentos sobre a proteção dos direitos de crianças e adolescentes no que diz respeito ao impacto do uso dessas plataformas. Tem-se em vista o direito à educação de qualidade e também a discussão sobre dependência e autonomia em relação a essas tecnologias.   

O FIB13 será palco, ainda, do anúncio dos homenageados na 2ª edição do "Prêmio Destaques em Governança da Internet", que reconhece personalidades ou organizações que contribuíram para o desenvolvimento da Internet no Brasil: https://premiodestaques.cgi.br 

Professor da Universidade Federal de Uberlândia, e coordenador local do FIB13, Rodrigo Vitorino reforça que o Fórum contempla um amplo espaço de discussões entre representantes do Governo, empresários, acadêmicos, membros de organizações da sociedade civil, técnicos, estudantes e demais usuários da Internet no Brasil. “Uberlândia recebe esse evento tão importante do CGI.br que traz os mais diferentes temas relacionados à Internet. Será uma grande oportunidade de dialogar, oportunizar reflexões, interações e promover networking entre atores de diversos setores”, afirma.  

Compensação de carbono 

Visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, a emissão de dióxido de carbono (CO2) decorrente da 13ª edição do Fórum da Internet no Brasil será compensada mediante plantio de árvores, por meio de parceria com o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (IDESAM) e seu Programa de Neutralização de Carbono. 

Certificado de participação 

O certificado de participação será concedido aos que se inscreverem e acompanharem o evento.  

Mais informações e inscrições gratuitas: https://forumdainternet.cgi.br/. 

 

Sobre o Fórum da Internet no Brasil 

O FIB, que em 2023 chega à sua 13ª edição, consiste em atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF) e busca incentivar debates sobre as questões mais proeminentes para a consolidação e expansão de uma Internet no Brasil cada vez mais diversa, universal e inovadora. Visa, ainda, evidenciar os princípios da liberdade, dos direitos humanos e da privacidade, de acordo com o decálogo de Princípios para a Governança e Uso da Internet do CGI.br.  


Anote na Agenda
 

13º Fórum da Internet no Brasil – FIB13 

Data: 30 de maio a 2 de junho de 2023 

Local: Center Convention - Av. João Naves de Ávila, 1331, Anexo ao Center Shopping - Piso 4 (L4), Uberlândia/MG 

Inscrições gratuitashttps://forumdainternet.cgi.br/fib13/ 

Evento gratuito / Vagas limitadas 

Endereço da transmissão online: https://youtube.com/NICbrvideos 

Contatos para a Imprensa: 

Serifa Comunicação
Analú Guimarães/ Aliteia Milagre
34 99124-8262 / 34 99769-5744
assessoria@serifacomunicacao.com.br 

 

Assessoria de Comunicação – NIC.br 

Carolina Carvalho - Gerente de Comunicação - carolcarvalho@nic.br 

Soraia Marino - Coordenadora de Comunicação - soraia@nic.br 

 

Flickr: https://flickr.com/NICbr/
Twitter:
 
https://twitter.com/comuNICbr/
YouTube:
 
https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook:
 
https://facebook.com/nic.br
Telegram:
 
https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://instagram.com/nicbr/ 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos