Um click de amor: ensaio junino na UTI Neonatal transforma rotina de pacientes

 

Fotos


dos recém-nascidos caracterizados marcam comemorações de São João do Hospital e Maternidade América

 

“Toda alegria, toda energia, toda poesia no meu coração. Meu São João”. Em clima de festa junina, a equipe do Hospital e Maternidade América promove ensaio fotográfico dos recém-nascidos internados na UTI Neonatal como forma de presentear os familiares dos internos e quebrar um pouco da tensão de quem espera por notícias melhores. Além das fotos, a decoração do ambiente e atividades lúdicas também colaboram para criar um clima mais leve dentro da unidade.

A ação é encabeçada por um ato de amor das enfermeiras do hospital que, em períodos temáticos e datas comemorativas, costumam decorar o ambiente e preparar os recém-nascidos para fazer um registro cheio de sensibilidade. Por ocasião da festa de São João, bandeirinhas, estampas e chapéus de palha foram os apetrechos escolhidos para compor o ensaio.

“O Serviço Social e a equipe assistencial do Hospital e Maternidade tentam, com essas ações, trazer mais conforto emocional aos pacientes, seus familiares e acompanhantes, reduzindo o impacto da internação”, ressalta o diretor médico-diretor, Wesley Medeiros. “Proporcionar esses momentos de descontração é muito gratificante, pois acredito que ver os bebês caracterizados de uma maneira diferente traz conforto tanto para os pais como para a equipe hospitalar”, completa.

A idealizadora do projeto e chefe da equipe de enfermagem, Priscila Matos, ressalta que as ações de humanização são realizadas com o objetivo de melhorar a qualidade do tempo das mães e famílias que aguardam a alta dos seus filhos. E lembra, ainda, que todos os objetos, materiais e apetrechos utilizados na decoração foram devidamente esterilizados. “Celebrar datas festivas de forma lúdica já é uma tradição há anos. Assim como no Carnaval, na Páscoa e no Natal, as equipes de enfermagem e de assistência social se dedicam às caracterizações temáticas. Esse ano, fomos além da decoração: preparamos um belíssimo ensaio com os pequenos e as fotos foram entregues aos pais e familiares, que aprovaram o presente”, relata Priscila Matos.

A assistente social destaca ainda que a iniciativa aproxima ainda mais os pais dos filhos e permite que comemorem as festas juntos, apesar de estarem em um hospital. “É natural que a família registre momentos como este, o que não seria possível em caso de internação. A iniciativa, então, tende a amenizar a dor e permite a participação ativa da família, que terá registrado em fotografias esse momento. Até porque, para muitos, esta será a primeira festinha caipira em família”, completa.

A ação foi elogiada e aprovada pela auxiliar de produção, Maria Adriana Bezerra Lima, 33 anos, mãe da pequena Ana Luísa, que nasceu com 27 semanas e cinco dias. Em decorrência da prematuridade, a filha ficou 46 dias na UTI neonatal.

“Acho muito legal a iniciativa do hospital em mudar o ambiente nessas datas comemorativas. Foi maravilhoso ver minha filha caracterizada no clima de festa junina. Ela estava ainda mais linda. Foi muito bom! Estar com ela naquele ambiente melhorou até a energia dos meus pensamentos, diminuiu a preocupação. A situação fica um pouco mais leve”, relatou Adriana.

Paulo Melo

Sinceramente, não sei lá bem quem sou! Um fogo-fátuo, uma miragem... Sou um reflexo...um canto de paisagem. Ou apenas cenário! Um vaivém. Com sorte: hoje aqui, depois além! Sou a roupagem de um doido que partiu numa romagem e nunca mais voltou! Às vezes acho que sou um verme que um dia quis ser astro... Uma estátua truncada de alabastro... Uma chaga sangrenta do Senhor... Sei lá quem sou! Só sei que estou cumprindo os fados num mundo de maldades e pecados. Sou mais um mau, sou apenas mais um pecador... Mas não sei que sempre precisei de um pouco de atenção. Acho que não sei quem sou, só sei do que não gosto!!! Vivo a minha maneira! Ao invés de procurar respostas, ocupo meu tempo fazendo o que tenho vontade e vivendo a vida com o há de melhor.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos