BRB

Sensibilidade dentária: odontopediatra alerta para o problema em crianças


O desconforto é bastante comum, mas pode ser evitado 


A sensibilidade nos dentes é um problema comum que causa dor ao consumir algo quente, gelado, ácido, muito doce e até mesmo com o ar que sai da seringa do equipamento do dentista. No entanto, o que muita gente não sabe é que as crianças também podem sofrer com o desconforto. Dependendo do caso, pode ser grave e a ocorrência nos pequenos requer atenção especial, além de cuidados adequados.   


De acordo com Ilana Marques, odontopediatra da IGM Odontopediatria, a sensibilidade nos dentes das crianças pode ser causada por diversos fatores. “O problema pode acontecer em decorrência da escovação incorreta, alimentação cariogênica com  consumo excessivo de bebidas ácidas, como refrigerantes, bruxismo, erosão do esmalte, dentes que nascem com má formação, doença cárie e doenças na gengiva”, explica a especialista. 


Segundo Ilana, identificar a sensibilidade dentária em crianças pode ser um desafio, já que nem sempre elas conseguem expressar adequadamente o desconforto. 


No entanto, a odontopediatra lista alguns sintomas podem ser observados: 


  • Dor ao Consumir Alimentos e Bebidas: A criança pode reclamar de dor ou desconforto ao comer ou beber algo quente, frio, doce ou ácido.

  • Sensação de Choque Elétrico: Alguns pequenos podem descrever a sensação de um choque elétrico nos dentes ao entrar em contato com alimentos ou líquidos sensíveis.

  • Desconforto ao Escovar os Dentes: A criança pode evitar a escovação ou demonstrar desconforto ao usar uma escova com cerdas duras.

  • Sensibilidade ao Ar Frio: A exposição ao ar frio, especialmente em dias gelados, pode causar desconforto nos dentes sensíveis.


A especialista ressalta que o cuidado adequado é essencial para aliviar a sensibilidade nos dentes das crianças e proteger sua saúde bucal. “Para um diagnóstico correto é importante agendar consultas regulares com um especialista para avaliar a condição dos dentes da criança e receber orientações apropriadas. Além disso, é essencial a escovação correta. Outro ponto, é uma dieta equilibrada. Reduzir o consumo de alimentos ácidos e açucarados, favorecendo uma dieta balanceada rica em nutrientes que fortalecem os dentes”, afirma a odontopediatra. Ilana afirma que odontopediatra está apto a prescrever o uso de pastas de dentes específicas para cada caso de sensibilidade, além de enxaguatórios bucais, procedimentos preventivos no consultório, como selantes, por exemplo. 


A sensibilidade nos dentes das crianças é uma questão comum, mas que merece atenção e cuidados adequados. “Identificar os sintomas e tomar as medidas preventivas e terapêuticas apropriadas podem ajudar a garantir que os pequenos desfrutem de um sorriso saudável e livre de desconfortos. Lembrando que a prevenção sempre é a melhor solução, pois evita problemas maiores, evita desconforto e possibilita um tratamento menos oneroso. Pais e responsáveis têm um papel crucial em incentivar bons hábitos de higiene bucal e promover uma dieta equilibrada para manter os dentes dos seus filhos protegidos e saudáveis”, destaca Ilana Marques.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos