A casa como uma extensão de quem mora: esse é o conceito da CASACOR Brasília 2023

CASACOR Brasília 2023: Edição de 31 anos acontece de 1º de setembro a 5 de novembro, na Arena BRB Mané Garrincha, e apresenta 49 ambientes inspirados no tema "Corpo & Morada"

Foto: Divulgação.

A casa como uma extensão de quem mora. Esse é o conceito da CASACOR Brasília 2023. Sob o tema nacional, Corpo & Morada, a mostra ocupa novamente, de 1º de setembro a 5 de novembro, a Arena BRB Mané Garrincha, mesmo local do ano passado, e que para esta 31ª edição foi reconfigurada para receber os 49 ambientes assinados por 82 profissionais, entre arquitetos, designers de interiores e paisagistas. O novo masterplan permite ao visitante um acesso inédito, promove um tour totalmente diferente pelos dois andares da exposição e revela uma vista para alguns dos mais belos cartões-postais da capital País: o Eixo Monumental e a Torre de TV, localizados no coração do Plano Piloto.

A 31ª edição reserva experiências únicas. No piso térreo, onze espaços estão abertos ao público. São lojas, brinquedoteca e um bar tendo o campo de futebol da arena como cenário. Um drinque com vista para o gramado do estádio que recebeu jogos de Copa do Mundo e das Olimpíadas.

No segundo pavimento, entre as duzentas e oitenta e nove colunas de 36 metros de altura que circundam o estádio, encontram-se a praça e uma área gourmet: o restaurante New, com menu assinado pelo renomado chef Dudu Camargo, a Boulangerie, de Guillaume Petitgas, a doceria Mandiê e a gelateria Happy Harry. O espaço receberá às sextas-feiras apresentações musicais de artistas locais. Uma programação com oficinas de cerâmica, tufting, crochê e pintura na porcelana esperam o público durante os mais de dois meses de realização da mostra.

"Mais que uma mostra, a CASACOR transcende o universo de morar em um ambiente de conexão de pessoas e celebração do bem-viver. Proporcionamos uma plataforma única de experiência ao visitante que busca inspirações para projetos arquitetônicos e de design que dialoguem com o momento atual em que se pede regeneração após anos pandêmicos", afirmam as organizadoras da mostra, Eliane Martins, Sheila Podestá e Moema Leão.

Elenco e tendências da 31ª edição
Distribuídos em estrutura montada em 6 mil m², os espaços da CASACOR Brasília 2023 refletem através do tema "Corpo & Morada" a importância de habitar uma área harmônica, equilibrada, acolhedora, afetiva, ancestral e regenerativa. É a casa como uma extensão do nosso corpo, o lar como ambiente fundamental para a saúde integral.

Os ambientes revelam tendências e a identidade do morador, a partir do olhar do profissional. Entre as grandes novidades desta edição estão a estética minimalista; a presença da base vinílica em pisos, paredes e tetos; o uso de materiais naturais como pedras e madeiras; a aposta em estruturas pré-moldadas; e o design biofílico.

O elenco conta, mais uma vez, com os renomados arquitetos e urbanistas Walléria Teixeira e Ney Lima, com 26 anos de mostra, e o escritório Alf Arquitetura, composto por André Alf e Marina Lage, que acumula 28 edições. Entre os nomes consagrados, também, Hélio Albuquerque e Miguel Gustavo, com 20 participações.

Cleber Depieri, agora com o filho Arthur Depieri, é também assíduo da CASACOR Brasília, onde iniciou as participações em 2000. Leo Romano, Larissa Dias, Cybele Barbosa acumulam mais de 10 participações. Enquanto André Brandão, Gabi Bello e Márcia Varizo, da Plano Studio, e Karla Amaral vão para a décima.

Depois de um hiato de 13 anos, Matheus Seco, Henrique Coutinho e Daniel Mangabeira, da Bloco Arquitetos, escritório que tem um forte trabalho de preservação da arquitetura da capital do país, retornam à CASACOR Brasília.  A edição deste ano traz, também, o retorno de Giovanini Lettieri e Dora Lettieri, agora com o reforço de Daniela Bessa e Enrico Lettieri.

Renata Ciccarini; Daniele Franco; Flávia Nasr; Amanda Saback e Ana Luiza Veloso (Traama Arquitetura); a dupla Isabella Souza e Carla Monza (Orla Arquitetura); Monica Pinto, Arnaldo Pinho e Isabel Veiga (Maai Arquitetura Integrada); Gabriella Chiarelli e Mariana Bastos (Lez Arquitetura); Studio Tivi; Vivian Maia; Cali Arquitetura (Olivia Campos e Caroline Nogueira); Olzi Arquitetura (Ana Zinato e Juliana Oliveira); Joyce França e Marcelo Motta; Julyanne Alves; Luciana Câmara e Adriana Melo; e Renata Vieira, Laísa Figueiredo e Juliana Velloso (Studio Arch+) voltam em 2023. Pela terceira vez consecutiva estão Maria Araujo/ Angela Feitoza; Orestes Blanco, Rosa Maranini; e Matheus Silva Alves.

A mostra ainda vai revelar o talento do trio Tharla Stambassi, Plínio Barros e Sophia Rabelo (Babel Arquitetura); de Camila Jordão; de Mariana Zuhause; da dupla Luciano Macedo e Vinicius Resende (Três Arquitetura); de Flávia Cristina; de Daiana Pontes; do duo Ricardo Secunho e Yasodhara Chaibub; de Lucas Oliveira; de Thaís Caixeta; de Jota Pacini; da dupla Victor Grimaldi e Marina Chaves; de Stefanie Martins e Débora Bardales (Patropi); e de Carolina Mesquita e Maria Paula Leite (Studio Vírgula).

Sustentabilidade
A CASACOR Brasília apresenta uma inovadora política de sustentabilidade valorizando as boas práticas de gestão de resíduos sólidos. O objetivo é reaproveitar o máximo possível de materiais, beneficiar a cadeia produtiva e implementar a educação ambiental para os profissionais envolvidos na mostra e para o público.

Plástico, papel, papelão e quaisquer itens recicláveis gerados durante o evento - desde a montagem dos 49 ambientes, realização do evento e desmobilização dos espaços - serão separados e encaminhados para cooperativas de catadores do Distrito Federal. A madeira utilizada no evento também será enviada para reciclagem no processo em que é transformada em biomassa. Todo o valor arrecadado na venda direta será doado a uma creche local.

Já os resíduos da construção civil seguem o Programa de Gerenciamento de Resíduos de Construção e Demolição (PGRCD), tendo a garantia da destinação correta, com rastreamento de caçamba feito por empresas vinculadas ao Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (SINIR), do Ministério do Meio Ambiente.

Além disso, os próprios profissionais apostam em materiais sustentáveis e recicláveis nos projetos. A proposta de sustentabilidade da CASACOR ainda conta com utilização de lâmpadas de LED, equipamentos elétricos e hidráulicos eficientes, materiais modulados e construções secas.
 
SERVIÇO
31ª CASACOR Brasília
Quando: de 1º de setembro a 5 de novembro de 2023
Special Sale: 4 e 5 de novembro
Onde: Arena BRB Mané Garrincha - Piso 2. Acesso pelo portão J/7
Visitação: de terça a sexta-feira, das 15h às 22h. Sábados e feriados, das 12h às 22h. Domingo, das 12h às 21h.
Patrocínio master: Deca
Tinta oficial: Coral
Carro oficial: Audi
Banco oficial: BRB

Patrocínio: Claro
Apoio local: Intter Incorporadora - Sebrae no DF - Sesc
Ingressos: R$ 90,00 (inteira) e R$ 45,00 (meia para estudante, professor, PCD, pessoas com autismo e com 60 anos ou mais mediante documento).Crianças até 12 anos não pagam. Obrigatória a apresentação da carteirinha/comprovação/documento de identidade.
Classificação: livre
Acessibilidade: a mostra é acessível em toda a sua extensão
Informações: A CASACOR Brasília 2022 não é um evento PETFRIENDLY. Exceção para cães-guia. Nossa equipe estará emtoda a mostra para te auxiliar. Não é autorizado o uso de equipamentos profissionais como, tripé, luz e acessórios para captação de imagem/foto/vídeo durante a visitação do público.
Organização: A CASACOR Brasília é organizada pela EMS Eventos (Eliane Martins, Moema Leão e Sheila de Podestá) franqueada da CASACOR Promoções e Eventos, uma empresa do Grupo Abril
Mais informações:
www.casacor.com.br/mostras/brasilia
@casacor_brasília

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos